Programação de Abril - Centros Culturais

Confira a programação completa

Centro Cultural da Diversidade

 

Traved

Transmídia: palestra performance presencial e com realidade virtual

01 a 03/04

6 apresentações por dia, em RV + presencial

+14 anos

30 minutos cada

18 x 30' – Palestra-performance em RV que volta ao CCD, interrogando cenicamente o estatuto das biotecnologias da cena teatral atual. Apresentada pela performer e professora de artes cênicas Dodi Leal, acadêmica trans que acumula um vasto repertório de trabalho artístico e de pesquisa em RV. O procedimento da realidade virtual adotado neste trabalho se articula como uma provocação de multi-disposição da atuadora em diversos pontos do espaço. A interatividade com o público se dará por meio do uso de óculos próprios desta tecnologia. As/os espectadores/as, que já se inscreveram anteriormente, ocuparão o palco em cadeiras giratórias que permitem a navegação na palestra-performance.

 

Rebanho

Espetáculo da Cia Sansacroma

Dança

09/04

20h

A Cia. Sansacroma, criada em 2002 pela atriz, dançarina e coreógrafa Gal Martins, apresenta Rebanho, tendo como ponto de partida as poéticas e políticas do corpo negro. Rebanho se compõe de seis solos que pressupõem uma recusa à submissão, uma insistência em ser, em afirmar a existência. Resistir é o próprio ato de criar. Criar o possível para si próprio e para o mundo.

 

Bemti

Logo Ali, voz e viola

Música

10/04

18h

Cantor, compositor e violeiro mineiro, mora em São Paulo desde 2008 e aposta em um som indie folk pautado pelo toque da viola caipira de 10 cordas. O artista é egresso da banda Falso Coral.

 

Frutas e Transgressões - residência e apresentação

Teatro

15 e 16/04 às 20h | 17/04 às 19h

Primeira parte da trilogia de transdramaturgias escritas por Manfrin em parceria com a Coletiva Profanas e a Cia. de Teatro Os Satyros

 

Carnavais infantis

Contação de histórias

19 e 20/04

11h

Livre

50 minutos

Na véspera do Carnaval fora de época e desfile das escolas de samba, o contador de histórias Ailton narra contos infantis passados no Carnaval para crianças das escolas do entorno.

 

Residências CCD

Por Anos - residência e exposição

Artes visuais e performance

Apresentação às 20h de 30/4 do material produzido durante a residência

05 a 30/04

O ator e performer André Medeiros Martins produz há mais de uma década intentos referentes à sexualidade, unindo um acervo de mais de 900 ensaios fotográficos, 2 longas-metragens auto ficcionais e a publicação de 2 livros, entre muitas outras ações no teatro e na performance. Em 2021 iniciou o projeto artístico Por Anos, que tem como objetivo passar por diferentes plataformas e formatos, utilizando-se desses meios para expandir o conceito de expressão por meio de corporalidades. É composto por pessoas LGBTQIAP+, comunidade que costuma ser representada de maneiras equivocadas, distorcidas, ou que reiteram apenas aspectos dramáticos e violentos de suas existências. A partir dessa constatação, o projeto tem como finalidade criar narrativas afirmativas ou que problematizam o restante dessas dramaturgias criadas, a partir de sinopses de filmes que não existem. Pessoas envolvidas com a produção poética, com palavras, observando cada ensaio feito, criarão essas sinopses, e uma equipe de designers gráficos desenvolverão os cartazes desses filmes. Resultando em pôsteres de filmes que gostaríamos de ver, dessa forma especulativa e indicando possibilidades de futuros.

 

Cineclube Depois do Fim da Arte

Exibição de filme seguida de debate

27/04

19h30

+18 anos

90 minutos

Turma de alunos de Dora Longo Bahia (ECA - USP/Artes Visuais) e interessados assistem um filme ligado ao tema Cinema & Guerrilha e debatem o tema após a exibição.

 

No Porn

Música

22/04

20h

+14 anos

60 minutos

Show do duo Liana Padilha e Lucas Freire com sucessos como Baile de Peruas, Cavalo, Sol de Plumas e músicas do novo álbum. Abertura: DJ Cassius

 

Mês do Hip Hop | Gafitti show

23/04

12h às 21h

Livre

Programação especial com intervenções de grafitti, DJs e MCs na área externa e no teatro Décio de Almeida Prado.

 

House of Zion

Performance ball room

29/04

20h

Enegrecer e pluralizar na luta contra racismo, LGBTfobia, machismo e misoginia através do artvismo.

 

 

Centro Cultural Grajaú

 

T.F.Style Cia de Dança – Espetáculo “ELO”

Dança

23/04

18h

Presencial no Teatro do Centro Cultural Grajaú e live pelo Facebook

Livre

60 minutos

Eu que somado ao outro crio o entendimento de nós: desatados, desacorrentados, mas unidos pelo brincar, pelo mover, pelo afeto. ELO configura-se como uma proposição poética para espaços alternativos que dialoga corpo, arquitetura e público em busca de outro olhar para a cidade, habitando o invisível. Qual a urgência deste corpo hoje? Contra a pulsão de morte só o atrito que gera empatia e alteridade. Um exercício para tornar visível uma perspectiva da cidade pelo encontro com o outro. Corpos em desvios poéticos que buscam a anarquia dos afetos. Um pulsar pela empatia. É o sorriso como convite e o corpo como morada do outro. O que sensibiliza? Como você exercita a empatia? Tocar foi, ainda é, e para sempre será, a verdadeira revolução. Nem ele, nem ela. ELO. Prêmio APCA de Melhor Estreia 2019.

 

 

Centro de Culturas Negras

 

Quinta de Música com cantor Bombonzinho

Música

07/04

19h

Livre

90 minutos

Realização da temporada 2022 do projeto Dia de Música no CCNegras, que consiste na apresentação de shows semanais de artistas consagrados da música popular brasileira. As apresentações serão realizadas entre os meses de fevereiro e dezembro, sempre com um grupo ou artista às quintas-feiras. Aqui, Bombonzinho.

 

Quinta de Música com Lá Mulata

Homenagem a Emílio Santiago

Música

14/04

19h

Livre

90 minutos

Realização da temporada em 2022 do projeto Dia de Música no CCNegras, que consiste na apresentação de shows semanais de artistas consagrados da música popular brasileira. As apresentações serão realizadas entre os meses de fevereiro e dezembro de 2022, sempre com um grupo ou artista às quintas-feiras. Aqui, Lá Mulata.

 

Baile do Nando Sagatiba

Dança

15/04

19h

Livre

180 minutos

Baile do Sagatiba é um baile comemorativo que traz a vivência do samba rock e da black music de São Paulo, mas com pitadas de samba, R&B, charme, flashback e rap.

 

Histórias Pretas

Teatro

27/04

10h às 15h

Livre

60 minutos por apresentação

Histórias dramatizadas e musicadas para crianças apresentando o rico universo folclórico, literário e artístico do povo africano. As crianças são apresentadas ao folclore, às histórias, contos e lendas do rico continente africano. Além do viés da escravidão, a riqueza cultural desse povo e sua incomensurável contribuição à música, artes, dança, ciência, conhecimento e literatura nacional.

 

Quinta de Música com Kako Cocolata

Música

28/04

19h

Livre

90 minutos

Realização da temporada 2022 do projeto Dia de Música no CCNegras, que consiste na apresentação de shows semanais de artistas consagrados da música popular brasileira. As apresentações serão realizadas entre os meses de fevereiro e dezembro, sempre com um grupo ou artista às quintas-feiras. Aqui, Kako Cocolata.

 

Centro Cultural Olido

 

LABAQ

Música

08/04

19h

Presencial na Galeria do Dj

90 min

LivreLABAQ, laboratorio de batuque surgido da ideologia de misturar vários ritmos nacionais e internacionais, de forma para unir artistas de diferentes segmentos e fazer uma fusão de elementos da música negra popular, como pagode baiano, música afro, reggae e a mistura com os elementos eletrônicos do rap, MPB e axé.

 

DJ Dani Castor

Música

19/04

19h

Livre

90 minutos

Presencial na Galeria do DJ

A DJ e pesquisadora de forró Daniela Castor traz sua pesquisa no vinil do estilo para o Centro Cultural Olido com música.

 

Venga, Venga

Música

20/04

19h

Livre

60 min

Presencial na Galeria do DJ

A dupla apresenta em 2022 seu novo show EXTRAVIADOS que convida o público a partilhar o seu universo extravagante, colorido e sensorial. Mesclando ritmos brasileiros com beats eletrônicos e discursos poéticos, afloram temas como o folclore brasileiro, o movimento antropofágico, a cultura LGBTQIA+ e o combate à intolerância. Uma experiência imersiva, que estimula os sentidos através da música e da performance, questionando e interagindo com o público.

 

CHAKA Show

Música

22/04

19h

Livre

50 minutos

Presencial na Galeria do DJ

A Chaka Hotnights não tem preconceito na pista. Ali qualquer ritmo é válido. Punk, funk, afrobeat, samba, jazz se misturam com a ordem de fazer os presentes dançarem.

 

Modulação Preta com Nao Venha sem Rosto

Música

26/04

16h

Livre

90 minutos

Presencial na Galeria do DJ

Modulação Preta é uma websérie constituída de live sets e entrevistas focadas nas pesquisas de artistas pretas e pretos em diálogo com as linguagens eletrônicas voltadas para a produção musical. O projeto pretende mapear, revisar, resgatar e criar novos parâmetros para a história da música contemporânea produzida em território nacional. Nestes episódios, o programa recebe Sodomita e Não Venha sem Rosto.

 

Bebé Salvego

Música

28/04

19h

Livre

50 minutos

Sala Paissandu

Bebé Salvego e banda apresentam músicas de seu disco autoral de lançamento. Nascida em uma família de músicos e artistas, Bebé (18 anos) vem se destacando precocemente no cenário nacional pelo timbre de voz diferenciado. Se apresentou em 2019 no Bourbon Festival Paraty, na Sala São Paulo com a Brasil Jazz Sinfônica, pela qual foi eleita revelação de novos talentos e, ainda com a Brasil Jazz Sinfônica em 2020, participou do show em homenagem às mulheres (Especial 8 de março) ao lado de Roberta Sá, Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Luiza Possi, Ana e Vitória, Elba Ramalho e outras grandes artistas.

A convite de Sérgio Machado Plim para integrar o Selo Bastet, Bebé se viu em um ambiente para experimentar e compor, valorizando seus processos sonoros. Assim estreando o seu primeiro álbum autoral, 'Bebé' - lançado em 2021 por Bastet e Ori Records.

 

EOS

Música

28/04

20h

Livre

50 minutos

Presencial na Sala Olido

Em seu primeiro trabalho solo, intitulado E.O.S (2021, Bastet/YBMusic), o músico e produtor Everton Santos nos convida para uma imersão em seu cotidiano. Com o seu olhar atento para a fragmentação urbana, situações vividas, sentidas e imaginadas tomam forma com o auxílio de sintetizadores, sampler, baixo e recortes sonoros, convergindo em uma atmosfera eletrônica e experimental.

 

Rádio Diáspora

Música

30/04

19h

Livre

90 minutos

Presencial na Galeria do DJ

O duo Radio Diaspora, formado por Wagner Ramos na bateria e eletrônicos e Rômulo Alexis no trompete, flautas, voz e efeitos, convida a cantora Paola Ribeiro.

 

 

Centro Cultural Penha

 

Sexta do Riso com Marcos Ribeiro e Richard Sakamoto

Teatro/Humor

01/04

20h

Livre

60 minutos

Presencial no Teatro Martins Penna

Marcos Ribeiro e Richard Sakamoto trazem em seu show de stand-up comedy suas maiores e mais divertidas desventuras de vida. Histórias únicas entre seus maiores fracassos e suas nem tão grandes assim vitórias. Uma montanha russa de altos e baixos ao mostrar que, por mais azarada que uma situação possa ser, ela pode ser superada através do bom humor e do ponto de vista único que cada um tem.

 

Circuito Municipal de Cultura | Marcelinho Freitas

Música

02/04

18h

Livre

Presencial na praça do CCP

O show é uma narrativa da experiência musical vivida nos mais de 30 anos de carreira de Marcelinho Freitas. Passa por todos os seus grandes sucessos em paralelo com sucessos de grandes artistas que influenciaram sua carreira.

 

Barbara Blasques

Música

02/04

20h

Livre

60 minutos

Presencial na praça do CCP

Barbara Blasques, musicista/cantora, convida a plateia para uma viagem fantástica por intermédio da música. Arranjos elaborados e quase cósmicos permitem com que o espectador vislumbre novos horizontes numa sonoridade próxima a Enya, Bjork e Fortuna.

 

Circuito Municipal de Cultura | Portô Porter e Varizes do Samba

Circo

03/04

16h

Livre

60 minutos

Presencial na frente do CCP

Números clássicos do circo neste espetáculo, como trapézio, malabarismo, parada de mãos, força máxima, acrobacias na barra fixa e solo. Além disso, habilidades acrobáticas são realizadas num aparelho circense desenvolvido pela própria companhia de circo. Este aparelho é composto por traves modulares que, ao se unirem, propiciam barras para executar os mais virtuosos movimentos.

 

Sexta do Riso com Silvety Montyla

Teatro/Humor

08/04

20h

Livre

60 minutos

Presencial no Teatro Martins Penna

Rainha das comédias em boates gays de São Paulo desde os anos 90, Silvety Montyla traz suas piadas para o palco do Teatro Martins Penna.

 

Grupo Dyroá Bayá

Abertura da exposição + vivência de cantos sagrados e de festa

Arte indígena

09/04

15h

Livre

90 minutos

Presencial no Espaço Mário Zan

Abertura da exposição de arte indígena com o Grupo Dyroá Bayá. Através de objetos produzidos por eles contarão um pouco sobre a cultura de seu povo. Na sequência farão uma vivência de cantos sagrados e de festa.

 

Arte indígena | Grupo Dyroá Bayá

Exposição

9/04 a 8/05

Terça a domingo das 10h às 20h

Livre

Presencial no Hall do Teatro Martins Penna

No decorrer de sua trajetória, o grupo de artes veio adquirindo e produzindo objetos e artes manuais das etnias tukano e tariano, ambos do Rio Negro- Amazonas, duas etnias que têm relações matrimoniais aonde dividem suas artes ancestrais como partilha de conhecimento e de materiais.

 

Circuito Municipal de Cultura | Inovasamba

Música

09/04

19h

Livre

60 minutos

Presencial na praça do CCP

Inovasamba ficou mais conhecido com um vídeo que viralizou na internet com mais de 200 milhões de visualizações, onde cantam e emocionam a atendente da loja de um posto de conveniência. O grupo apresenta show com clássicos do samba de Jackson do Pandeiro, Wilson Moreira, João Bosco, Jorge Aragão, Almir Guineto, Nei Lopes, Serginho Meriti, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Zeca Baleiro, além de músicas autorais.

 

Wakatta - Espetáculo de mágica e Japão

Teatro

13/04

14h30

Livre

60 minutos

Presencial no Espaço Mário Zan

Wakatta significa Entendi na língua japonesa. Apesar de Amino-san não falar português, todos o entendem. Esta é a grande mágica desta apresentação. Só não entendem como ele faz seus belos números de mágica. Em um espetáculo para toda a família, a diferença de línguas, paradoxalmente, é usada de maneira criativa para mostrar que a comunicação é algo muito mais amplo. O espetáculo traz muitas referências a elementos da cultura japonesa como o mangá Naruto, o estilo Wazuma de mágica, Kabuki e Teatro Nô. O espetáculo tem também no elenco Luana Tonetti fazendo o personagem inspirado no kuroko, tradicional elemento do Kabuki.

 

Abril para Dança | Vivência de Dança Indígenas do Rio Negro

Arte Indígena

16/04

15h

Livre

60 minutos

Presencial no Espaço Mário Zan

Vivências de Dança Indígenas do Alto Rio Negro é um momento de partilha das danças tradicionais mais usadas nas principais festas dentro das aldeias ou em comunidades, onde os participantes aprendem os passos e o corpo dançante do indígena, assim entendendo a importância da união e viver em comunidade.

 

Mamasoul

Música

16/04

19h

Livre

60 minutos

Presencial na praça do CCP

Mamasoul é um trio idealizado pela cantora, instrumentista e compositora Dami Alves. A banda composta somente por mulheres traz um trabalho diferenciado e diversificado de canções autorais. Com violão e voz, ritmo e letra, a banda retrata temas importantes como a liberdade de gênero, da mulher, a intolerância à religião e a cultura afro.

 

Nasci Fulni-ô, a etnia que resiste por sua oralidade

Arte Indígena

20/04

14h

Presencial no Espaço Mário Zan

Livre

60 minutos

Os indígenas do grupo Yamititkwa Sato, da etnia Fulni-ô de Pernambuco, chegam a São Paulo para apresentar a cultura indígena, suas tradições, lutas e modo de ser. A intervenção propõe um momento de convívio por meio da apresentação da cultura indígena e suas lutas. São considerados um dos povos indígenas do nordeste com maior resistência às modificações de sua cultura, pois conseguiram preservar e transmitir às futuras gerações seu idioma materno, o Yaathe, que significa “nossa boca, nossa fala”. Nesta ocasião, apresentam seu modo de ser, suas visões de sociedade e como é o dia a dia na aldeia onde moram.

 

Abril para Dança | Corpo sobre Tela

Dança

23/04

20h

Livre

60 minutos

Presencial no espaço Mário Zan

Inspirado na vida e obra do pintor irlandês Francis Bacon, Corpo sobre Tela é um espetáculo de dança que tem a concepção, coreografia e direção de Marcos Abranches, onde o artista usa seu próprio corpo e movimentos como pincel para a criação de imagens abstratas em grande escala. A obra traz para a cena gestos singulares do dançarino que expressam dramaticidade impregnados de cores e sentimentos inquietantes.

 

Mês do Hip Hop | Street Jam Paulista Party

Vivência / hip hop

24/04

14h

Livre

60 minutos

Presencial no Espaço Mário Zan

Street Jam Paulista é um evento promovido pelo dançarino, produtor cultural e videomaker Gregori Guardia, desde julho de 2016. Teve sua origem na Avenida Paulista, fazendo sua ocupação dentro do programa Ruas Abertas da Prefeitura de São Paulo, no qual dançarinos e apreciadores das chamadas rodas de dança (jams / cyphers) se reuniam para expressar sua arte, trocar experiências e transformar as proximidades do Trianon/Masp em um baile ao ar livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Fábrica de Brinquedos

Circo

30/04

15h

Livre

60 minutos

Presencial na praça do CCP

Cia LaMala recria o ambiente de um laboratório onde um inventor maluco exibe suas traquitanas e invenções. Dentre elas, uma boneca que não funciona muito bem. O espetáculo gira em torno dos encontros e desencontros da dupla, inventor e boneca, que realiza acrobacias e reinventa esquetes clássicas do circo. Um robô pneumático feito de material reciclado e operado em cena também é destaque no espetáculo.

 

Mês do Hip Hop | B.Girl Grace

Vivência / hip hop

30/04

16h

Livre

60 minutos

Presencial no Espaço Mário Zan

B.Girl Grace fará uma vivência de Breaking para iniciantes que querem aprender um pouco sobre a dança. Ensinará conhecimentos básicos dos fundamentos do breaking que são top rock (dança executada em pé, uma forma de apresentação do estilo de cada dançarino, permitindo que demonstre sua coordenação, flexibilidade, ritmo e estilo); footwork (onde está toda a essência da dança, é nele que o dançarino insere toda a sua criatividade e habilidade desenvolvida em seus treinos) e freeze (movimento que o b.boy usa para significar o fim da dança, como se fosse uma pose para uma foto).

 

 

Centro Cultural Santo Amaro

 

Varizes do samba com a Cia Vossoroka

Teatro/circo

19/04

15h

Livre

60 minutos

Presencial no Teatro Leopoldo Fróes

Espetáculo circense com malabarismo, bailarina, músicos, acrobatas ao som de sambas clássicos.

 

Uma mala para dois palhaços

Teatro / Circo

28/04

15h

Livre

Presencial no Teatro Leopoldo Fróes

Livre

50 minutos

Amendoim é um palhaço que anda sempre carregado de uma mala e, conforme viaja, descobre que seus objetos podem se transformar e ter novos significados. Junto com o elenco, o público viaja na imaginação e consegue criar personagens.

 

Projeto Quartas Intenções

Teatro

27/04

19h

Livre

60 minutos

O projeto Quartas Intenções do Centro Cultural Santo Amaro pretende proporcionar uma noite de gargalhadas com apresentações de humoristas variados nas últimas quartas-feiras de cada mês. Bruno Ferreira e convidados

 

Vila Itororó

 

Cineclube Éden | Provos

Cinema

07/04

19h

20 minutos

Livre

Provos foi um conjunto instável de indivíduos que atuaram na contestação do status quo vigente em Amsterdam nos anos 60, o modelo dominante dos carros como circulação foi questionado e um de seus ideais era o modelo das bicicletas compartilhadas e a criação de espaços livres para lazer e cultura, o novo vídeo dos Flanantes é inspirado nos Provos e buscamos trazer esse espírito da época como conceito para 2022 na cidade de São Paulo.

Direção: Murilo Romão

Direção de arte: Sra Keiko

Trilha sonora: MNTH, Kim Terra, Kurru, Marietta

 

Palco Éden | Camila Trindade

01 e 29/04

20h

Livre

Atualmente em seu trabalho solo, a artista traz à luz sua sensibilidade e inventividade como compositora, em um show chamado Afluentes, que une doze canções autorais, solo ou em parcerias feitas majoritariamente com mulheres.

 

Trajano

08/04

20h

Livre

Trajano é cantor, compositor e produtor cultural. É morador da periferia da Zona Norte de São Paulo. Muito de sua arte é orientada pela sua vivência como homem preto, periférico, gay e afeminado, que procura disseminar sua arte entendendo esse lugar de visibilidade e resistência. O EP “É sobre isso” legitima as perspectivas das minorias para o mundo, e evidencia a importância da pluralidade nos discursos.

 

Henrique Athayde - Antropolírico

15/04

20h

Livre

Dentro da nova geração de músicos autorais e independentes, Henrique Athayde é um cantor e compositor da cena musical paulistana. Seu trabalho vem chamando atenção do público por sua musicalidade teatral e seus beats poéticos, destacando-se principalmente pela diversidade e originalidade.

 

Andarilho Chá

22/04

20h

Livre

O artista Cha Alberto, nascido em Osasco, e na trajetória das artes cênicas e musicais a mais de 10 anos, entre participações em bandas como a “Batida Nacional” da percussionista Lan Lan e do produtor Deeplick, e montagens teatrais como o musical “Hair”(Cia.Lusco Fusco). Traz aos palcos da Vila Itororó a sua “Música Preta Brasileira Teatral”.

 

BALLROOM VOGHE JAM – Kiki Casa de Mutatis

24/04

18h

Kiki Casa de Mutatis é um coletivo e família fundado em 2018 pelas mães Teena e Bonnie, travestis moradoras de zonas periféricas da cidade, e surgiu da necessidade de criar espaços para enaltecer as vozes de pessoas TLGBQIA+, pretas e periféricas. Sempre buscando contribuir com a expansão da Cultura Ballroom nas periferias da cidade, onde ainda não tem presença, acreditando que é importante estar e gerar espaços de reconhecimento, respeito e acolhimento. Desde sua criação, o coletivo procura contribuir para o crescimento da Cena Ballroom através de encontros, treinos e troca de saberes. Com este propósito a casa já realizou Balls e Workshops no Sesc Itaquera, Centro Cultural Alfredo Volpi e Centro Cultural Elza Soares. Também foi responsável por uma exposição fotográfica que passou pelo Centro Cultural Alfredo Volpi e o Instituto Polis. Além de encontros, treinos, rodas de conversa e duas sessões com debate sobre a Comunidade Ballroom.

 

JAZZ CAFÉ na Vila Itororó

Música e Gastronomia

10 e 24/04

10h

Livre

120 minutos

Combo eletroacústico formado por Geremias Tiófilo no Sax + Clarineta e Aquiles Faneco na Guitarra + Loops. O Duo interpreta clássicos do Jazz, Blues, Bossa Nova e Pop com canções de Cole Porter, Gershwin, Coltrane, Tom Jobim, Pixinguinha, Steve Wonder e Beatles com uma roupagem moderna e sofisticada, trazendo muita emoção e criatividade através da dinâmica e de uma interpretação orgânica e refinada. A apresentação acontece com a presença de uma barista, que serve ao público diversos tipos de cafés, transformando o evento em uma experiência musical e gastronômica.

 

MODERNISMO 22+100 | Saudosa Maloca

02 e 09/04

15h às 21h

A Saudosa Maloca promove encontro entre sambistas de várias gerações. O nome do projeto remete à famosa canção de Adoniran Barbosa, ícone do sambista da cidade e que traz em si o próprio espírito antropofágico modernista, unindo elementos da cultura italiana com as raízes culturais indígena e africana que marcam a história paulistana. As apresentações acontecem na Vila Itororó, reafirmando a importância do samba neste território, que teve como uso principal a moradia mas foi tornada patrimônio histórico e ressignificada para fins culturais neste século. Na celebração do Centenário Modernista 22+100, a Saudosa Maloca contará com rodas de samba abertas ao público geral.

Sábado 02/04

Abertura e intervalos: DJ Evelyn

Canto de Rei + Raquel Tobias

Marquinhos Sensação

 

Sábado 09/04

Abertura e intervalos: DJ Zeme

Toninho Geraes

Pagode dos Meninos + Adriana Moreira

Galo Cantô

 

Gastronomia Modernista

Gastronomia

02 e 09/04

11h às 14h

Cozinha Pública da Vila

180 minutos

Livre

As Oficinas de Gastronomia Modernista com foco no Aproveitamento Integral dos Alimentos visam homenagear, através da cultura gastronômica da cidade, os 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Turismo/Observatório da Gastronomia. Foi escolhido o tema Cuscuz Paulista para ser retratado por 4 chefs ligados à gastronomia social, que propiciam a inclusão social através do alimento de forma autoral. Cada um terá a liberdade de expressar sua versão deste prato tão simbólico da culinária de São Paulo. Revelando que gastronomia também é arte e está presente na formação da nossa cidade. Além da aula os participantes poderão degustar a receita. Uma oportunidade para fazer a ligação do Modernismo com a Gastronomia, “comendo cultura” e fazendo jus ao movimento Antropofágico de Oswald de Andrade.

 

Circuito Cultural Paulista | Horoyá

03/04

17h

Livre

Höröyá é um grupo de música instrumental fundado em 2015 por André Piruka, principal compositor, arranjador e percussionista, composto por 10 integrantes, entre brasileiros e senegaleses. O grupo tem como influências as culturas tradicionais de países do oeste africano como Guiné, Mali e Senegal e diversas vertentes afro-brasileiras, como o samba e toques de candomblé, o afrobeat da Nigéria e de Gana e a musicalidade afro norte-americana, como o funk e o jazz. Propondo uma nova musicalidade, ressignificando origens e influências das matrizes africanas. Höröyá é uma palavra de origem Mandeng, cultura do oeste da África, que significa “liberdade”, “autonomia”, “dignidade” e foi o termo usado durante a luta anticolonialista na Guiné, para a afirmação de seus caminhos e ideais.

 

Sarau Afrinkanse

06/04

20h

Livre

Artistas africanos reunidos com todas suas facetas artísticas e profissionais em suas poéticas através da música, dança em diversas corporeidades, da palavra falada e cantada, compõem o SARAU AFRIKANSE. Surge para fortalecer a unidade africana presente na diáspora e pretende trazer e expandir a cultura matriz através das suas manifestações artísticas. Nesta edição estarão presentes: o multiartista e também idealizador do projeto Ermi Panzo (Angola), Mari Kiese Odia (Rep. Democ. Do Congo), Safira Lazúli Nilda (Angola), Leonardo Matumona (Congo/Angola), Otis Selimane Remane (Moçambique), tudo conduzido pela mestre de cerimônia Prudence Kalambay (Rep. Democ. Congo).

 

Bad Sista convida Brisa Flow

10/04

19h30

Livre

BADSISTA convida Brisa Flow para apresentação única na Vila Itororó. No repertório BAD traz hits do álbum Gueto Elegance enquanto Brisa soma com hits de Selvagem como Vento e um toque de experimentação free style. BADSISTA é Produtora musical e DJ, BADSISTA fez seu nome assinando a direção musical de Linn da Quebrada e Jup do Bairro e ao lado do coletivo BANDIDA. Pautada num som versátil e múltiplo, catapultou seu trabalho para a gringa, tocando em países como França e Alemanha. No Brasil ela também rolezou, subindo em palcos como os festivais Rec Beat (Recife) e Coala (São Paulo). Em 2021 segue ecoando, agora com seu disco solo de estreia, Gueto Elegance, produzido por ela mesma e lançado digitalmente.

Brisa de laCordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é cantora, musicista, compositora, poeta, performer, produtora musical, ativista e um dos principais expoentes do futurismo indígena no Brasil. Nascida em Minas Gerais, filha de um casal de artistas chilenos, Brisa iniciou seu processo artístico em Belo Horizonte e hoje vem misturando a levada latina com rap, eletrônico e neo-soul.

 

SHN

13/04

20h

Através da técnica da serigrafia, o coletivo SHN vai apresentar o processo e trajetória durante uma sessão de impressão de uma tiragem pequena de gravura. Cada vivência irá produzir uma gravura em papel desenhada especialmente para a ocasião. SHN é um coletivo de arte formado por Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos e Marcelo Fazolin.Multidisciplinar. O grupo reúne artistas com atuações diversas como artes gráficas, arquitetura, vídeo e grandes pinturas. A serigrafia sempre foi um ponto de partida gráfico para a pesquisa de ícones universais, ressignificando o conceito de logotipo e marca em uma abordagem bem humorada e crítica. Apropriação e transformação de imagens, assim como a transposição para diversas mídias, atravessam a discussão proposta pelo coletivo.

 

Marcelinho Freitas

17/04

17h

Livre

O show é uma narrativa da experiência musical vivida nos seus mais de 30 anos de carreira. Passa por todos os seus grandes sucessos em paralelo com sucessos de grandes artista que influenciaram a carreira de Marcelinho.

 

Inovasamba

20/04

20h

Livre

O Inovasamba conquistou o Brasil com um vídeo que viralizou na internet com mais de 200 milhões de visualizações, onde cantam e emocionam a atendente da loja de um posto de conveniência. O grupo musical decidiu levar toda sua criatividade, irreverência e emoção para os palcos do Brasil em um show com um repertório recheado de clássicos de Wilson Moreira, João Bosco, Jorge Aragão, Almir Guineto, Nei Lopes, Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Zeca Baleiro, além de músicas autorais que compõem o show repleto de surpresas e números que envolvem o público do início ao fim da experiência.

 

Didêmanda

24/04

17h

Livre

Espetáculo de dança afro contemporânea brasileira baseado nos movimentos das heranças de matrizes africanas, juntamente com a contemporaneidade brasileira, em uma união de cultura, tradição, atualidade, ritmo, energia e muita alegria.

 

Bemti

27/04

20h

Escolhido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como um dos melhores álbuns de 2021, o disco "Logo Ali" tem diversas participações especiais como Fernanda Takai e Jaloo e foi realizado através do edital Natura Musical. O mineiro Bemti usa a viola caipira de 10 cordas como base para um som grandioso e emocional com diversas referências nacionais e internacionais como MPB, indie, queer-folk e synthpop.

 

 

Centro de Referência da Dança

 

Abril pra Dança | Di Quebrada - Coletivo Soul Dip

Dança/Vivência

08 e 09/04

18h

+14 anos

60 minutos

O grupo tem as pesquisas focadas nas matrizes políticas, sociais e corporais das danças surgidas a partir da música e cultura funk, para reforçar e repensar estes saberes no momento atual e reverberar tais reflexões através da dança, usando como linguagem principal as street dances. Vivência da escuta do corpo através do balanço das funky style. O coletivo traz como proposta uma vivência aberta sobre a pesquisa corporal e teórica que realizam há mais de seis anos, relacionada à movimentação do bounce das danças urbanas e seus desdobramentos sociais, políticos e culturais.

 

País das Maravilhas

Dança

13 a 16/04

15h

+14 anos

180 minutos

Evento híbrido feito de forma online e presencial como comemoração de 5 anos de existência da House of Avalanx. Fundado em 2017 e atualmente atuando em São Paulo, Ceará e Minas Gerais, o Grupo é voltado para o estudo da Cultura Ballroom, cultura negra e latina LGBTQIA + dos anos 60 que fala sobre moda, dança e que ganhou mais força no Brasil a partir do ano de 2015 em debates sobre raça, gênero e com a dança vogue em séries e reality show como Pose, Legendary, Strike a Pose e Paris is Burning.