Prefeitura contrata artistas-educadores para estúdios criativos da Rede Daora

Programa do Plano de Metas terá início ainda em 2022, com oficinas de som, imagem e audiovisual

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre inscrições para artistas-educadores para os estúdios da Rede Daora, com conhecimentos na prática de audiovisual, som e/ou imagem. O projeto, parte do Plano de Metas 2021-2024, irá implementar quatro estúdios criativos nas periferias, como forma de fortalecer a juventude e prepará-la para o mercado de trabalho.

As inscrições para os professores da unidade Flávio Império estão abertas entre os dias 3 e 7 de outubro, no site https://rededaora.icult.org.br/. Em outubro, abrem as inscrições para os alunos interessados nas oficinas que acontecem a partir de novembro. Em breve, a SMC irá anunciar as vagas para os outros estúdios da Rede.

“Os estúdios da Rede Daora vêm para potencializar a criatividade dos jovens, dando técnica e direcionamento, por meio de um método de ensino prático, não tradicional”, afirma a secretária Aline Torres. “É uma proposta inovadora que prepara eles direto para o mercado de trabalho e, por isso, buscamos professores que atuem nas regiões, que conheçam a realidade desses jovens, e que sejam um reflexo dos alunos, para que o jovem possa se ver no professor.”

O programa Rede Daora oferta, a partir de 2023, cursos de formação teórica e prática com duração de cinco meses. A projeção é ofertar 1080 vagas para jovens por ano em cada Estúdio Criativo da Juventude, um total de 4320 vagas por ano em toda Rede Daora. Assim, se pretende atender a, pelo menos, nove linguagens dentro dos eixos: Som, Imagem e Audiovisual. Cada estúdio tem aproximadamente 60m² e equipamentos de última geração.