Programação de Outubro - Casas de Cultura

Confira a programação completa

DeLua - Música

"A dupla DeLua fará uma apresentação eletrizante com canções autorais que contagiam a galera. Em seu repertório contará com o hit “Bumbum do Poder” que inclusive teve o clipe lançado no canal da KondZilla, e também com outras músicas incríveis, tais como: Tem Quem Queira, Habilidosa, Livre e Louca, e Quero ver você descer.
E o espetáculo delas é diferente, pois são dançarinas também. A dupla está lançando vários clipes onde a energia é expressa em vários momentos com batidas bem produzidas e letras que abordam temas do cotidiano."

| Casa de Cultura Tremembé. 01/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

As Clássicas - Circo

Carmela e Delíria são duas amigas que dormem em meio a caixas de papelão nas ruas da cidade grande e passam por diversas situações inusitadas para conseguirem manter a amizade e sobreviver. Neste espetáculo, a Cia. Circo Delas mescla sua pesquisa de criação autoral com esquetes clássicas tradicionais circenses para abordar as dificuldades de sobrevivência das pessoas em situação de rua e sua invisibilidade nos centros urbanos.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 01/10 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Nos Bastidores da Lona - Teatro Infantil

"Como será que um palhaço acorda? Como será que ele se prepara para suas apresentações? É exatamente isso que vemos na apresentação nos Bastidores da Lona. A cooperação dos palhaços em não deixar o circo falido após uma crise é a chave da brincadeira! Entre números clássicos, música, acrobacia e muito humor, a história toma forma e nos mostra que na vida não conseguimos fazer nada sozinhos!!!".

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 01/10 às 16h. Primeira infância. Grátis. 45 minutos.

 

Trio Marrom - Música

Trio Marrom, autêntico forró de raiz, conhecido também como pé de serra, nasceu da junção de 3 professores da cultura nordestina, em 1983. O nome veio da vontade de solidificar esta cultura regional e assumir em definitivo as origens do baião. O trio é conhecido no cenário musical brasileiro pela ótima harmonização, tradicional levada e também pelo fato de seus integrantes já terem tocado com grandes feras.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 01/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Futebol de Palhaças - Teatro Infantil

"A cia. Asfalto de Poesia criou uma intervenção artística lúdica que diverte e faz refletir sobre ser mulher. Convidamos as participantes a vestir nossa camisa, enfrentar as barreiras, reverter as faltas e vibrar com cada conquista! O jogo de nossos direitos é coletivo e é preciso muita garra para fazer parte deste time!".

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 01/10 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Luare & Valved Soul - Música

Luare é o projeto solo de Laura Macedo, cantora e compositora nascida em Taboão da Serra - SP, que flui nas diversas sonoridades exploradas pela artistas, desde os clássicos do dream pop e shoegaze até ritmos brasileiros. Seu mais novo trabalho, o disco "Eu sei que você sabe exatamente onde me encontrar".

A Valved Soul levará um tributo ao grupo inglês Pink Floyd em conjunto ao seu trabalho autoral. Nesta apresentação especial, reunirá todos os integrantes da formação original da banda no palco.

| Casa de Cultura Butantã. 01/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile LGBTQIA+Anitta Cover oficial - Música

Andressa Melo realiza diversos trabalhos ao lado da cantora Anitta, fez participação indireta nos últimos três clipes da cantora, sendo eles: "Jacuzzi" com a cantora colombiana Greicy Rendón, e "Não Perco Meu Tempo", "Veneno" e "Goals"; além de sua participação em vários programas de televisão como: Record, RedeTV e SBT.

| Casa de Cultura São Rafael. 01/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pés Descalços - Teatro Infanto-Juvenil

Pés Descalços é um espetáculo de teatro de animação voltado para o público infantil que fala de forma simples, da beleza do encontro, da aceitação do outro, do despojar-se de ideias preconcebidas, da força da imaginação e do ato criativo. A história narra o encontro de um menino e uma menina, e da criação de um mundo que eles são capazes de construir dentro de um simples tanque de areia.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 01/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba do Vovô - Grupo Coisa de Família - Música

O grupo iniciou há 38 anos, por intermédio de amigos, que se encontravam aos finais de semana para prestigiar o futebol da quebrada que acontecia no bairro, onde os instrumentos de percussão sempre eram levados e com muita alegria se juntavam para tocar uns sambas, que sempre contagiavam os presentes, com muita irreverência, surgindo assim o “Grupo: Coisa de Família”, com muito swing e samba no pé, em um ambiente totalmente familiar.

| Casa de Cultura Guaianases. 01/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Aliados da Sul - Música

"Aliados da Sul'' é um grupo de RAP Nacional, formado no ano 2000 no bairro do Ipiranga/Heliópolis, Zona Sul de São Paulo, inspirando inclusive o nome do coletivo. Com músicas autorais, apresentam o original Gangsta Rap, com uma roupagem atual que abrange nas letras os diversos problemas sociais relacionados ao povo mais carente da periferia, como racismo, abuso policial, corrupção política e direitos de igualdade.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 01/10 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Caras e Caretas pra espantar a caramunha - Intervenção Artística

Uma intervenção artística popular realizada pelo Cordão Sucatas Ambulantes que convida o público para brincar e se divertir nas ruas com os bonecos cabeçudos animados ao som grave do samba de bumbo.

Os personagens dialogam com a memória histórica e afetiva do bairro, com mitos do folclore nacional e personalidades emblemáticas da cultura popular, interagindo com o público de forma lúdica e trazendo personalidades que fazem parte do dia a dia do povo.

| Casa de Cultura Guaianases. 01/10 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.

 

Forró com Claudinei Trio - Música

No mês que se comemora o dia do Nordestino, em 08 de outubro, o "Claudinei Trio" preparou uma apresentação com o melhor do forró, para todo mundo dançar.

Cantor, instrumentista e compositor paulista, nascido em Osasco/SP, ainda criança se mudou para Bahia na terra natal de seus pais, local onde aprendeu os primeiros acordes na sanfona de oito baixos.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 01/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Trio Flor de Mussambê - Música

Com 20 anos de carreira no tradicional forró pé de serra, o Trio Flor de Mussambê carrega em sua essência canções, aboios e toadas dos grandes nomes da autêntica cultura popular nordestina.

O Trio se apresenta neste encontro em comemoração e para celebrar o dia do Nordestino.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 01/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quem poluiu a água do rio? - Teatro Infantil

“Bia e seu amigo Mico, percebem que algo de errado está acontecendo com o nosso mundo; muitos animais estão desaparecendo, árvores sendo derrubadas e queimadas, caça indiscriminada, poluição nos rios e sujeira nas ruas. Eles precisam deter o senhor “Porcão” que está causando todo este desequilíbrio na natureza.

Bia e Mico vão pesquisar uma fórmula para salvar a fauna e a flora, e com a colaboração das crianças, mostram a importância do reino vegetal e ensinam como plantar sementes corretamente; eles fazem em interação com as crianças as brincadeiras: “Vamos despoluir o rio?” e também “Vamos reciclar”?

Assim o senhor Porcão aprende muitas coisas como não jogar lixo no chão, cuidar de sua higiene pessoal, reciclar produtos e também cuidar da nossa natureza que está tão maltratada.”

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 02/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Nós 3 Tribulos - Cultura Popular e Tradicional

O Trio Nós 3 nasceu em 2020 e é fruto das ideias do cantor, diretor e compositor Renato Rosa, que após o término de sua dupla sertaneja Rosa e Rosinha e em meio ao caos da pandemia, precisava dar continuidade a sua carreira musical; mesmo por que sua carreira como ator, diretor e roteirista já vinha viralizando nas redes sociais com o projeto de humor “Família Zoreia”.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 02/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Clara cor de um silêncio azul - Teatro de Torneado - Teatro Infantil

“Clara cor de um silêncio azul” é o décimo primeiro espetáculo da Trupe Teatro de Torneado, que celebra Maria Clara Machado.

No mês que se comemora 71 anos da fundação do Tablado, a Trupe faz um mergulho na obra de uma das maiores autoras brasileiras do teatro infantil, fazendo dessa apresentação uma homenagem aos artistas das artes cênicas.
Com o dramaturgo e encenador William Costa Lima e sua trupe, do grupo musical “Com Cervantes”, e direção musical de Gustavo Kurlat. Um convite à reflexão de como a imaginação ainda pode nos manter vivos.

| Casa de Cultura Guaianases. 05/10 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O pequenino grão de areia com Beth Daniel e seu Baú - Contação de Histórias

Um pequenino grão de areia, chamado Sonhador, olhando para o céu viu uma linda estrela e imaginou coisas de amor. Será possível um amor existir entre um grão de areia e uma linda estrela no céu? Em cada um de nós há algo que nos move, que nos fortalece, que nos faz levantar a cabeça quando tudo parece perdido.

Esperança, coragem, força de vontade e fé no que se acredita, são elementos fundamentais na vida de qualquer pessoa, para que não se deixe de sonhar e acreditar. A luta desse pequeno grão de areia para encontrar seu grande amor será cheio de armadilhas e desafios, mas quem tem amigos não está só, não é isso mesmo?

| Casa de Cultura São Rafael. 05/10 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Eranko - Circo

"O espetáculo é inspirado pela potência humana enquanto ser animal. Nesta obra circense o instinto, a visceralidade e a simplicidade do homem contemporâneo ganham qualidade de alta tecnologia humana, ou seja, resgatam a essência da natureza selvagem em nós - por isso Eranko, que significa animal no idioma Yoruba.

O elenco do Circo de Ébanos é composto totalmente por artistas negros e periféricos. São jovens construindo um caminho artístico por meio de referências do circo clássico, contemporâneo e da cultura afro-brasileira."

| Casa de Cultura Tremembé. 05/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pés na Estrada - Circo

Usando objetos inusitados e brincadeiras para promover um jogo interessante, e instigar a imaginação do espectador, o espetáculo viaja pelo mundo da imaginação e do universo circense.

| Casa de Cultura Brasilândia. 05/10 às 15h. Primeira infância. Grátis. 40 minutos.

 

Resenha de mamulengo - Mamulengo da Folia - Teatro Infantil

Um espetáculo de mamulengo, recheado de passagens em que figuras como o valentão, a mocinha, o polícia, o coronel e tantos outros clássicos da cultura popular, parentes próximos dos tipos da “Comédia Dell’Arte”, pincelam com suas loas e brincadeiras, nessa grande festa no terreiro.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 06/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Portando os Docs: Identidade Visual com Auá Mendes - Artes Visuais

O "Portando os Docs" tem como objetivo facilitar a compreensão de artistas e produtores da periferia sobre os processos burocráticos dentro da profissão. Será um encontro palestra/roda de conversa com Auá Mendes. Nesta edição tratará da importância da identidade visual em projetos culturais e os caminhos para sua criação artística, com foco em documentações como: Porfólio, Clipping e Mídia Kit. Auá Mendes é artista e Designer Manauara/AM, Indígena Mura e diretora geral do @Lab_A.

| Casa de Cultura São Rafael. 06/10 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Resenha de mamulengo - Mamulengo da Folia

Um espetáculo de mamulengo, recheado de passagens em que figuras como o valentão, a mocinha, o polícia, o coronel e tantos outros clássicos da cultura popular, parentes próximos dos tipos da “Comédia Dell’Arte”, pincelam com suas loas e brincadeiras, nessa grande festa no terreiro.

| Casa de Cultura Guaianases. 07/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo: Seu Trombone - Vem Brincar de Circo - Circo

No espetáculo Seu trombone, o palhaço Gibiló brinca com as crianças utilizando seu instrumento para ensinar de maneira divertida as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares e interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica. Vem brincar de circo!

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 07/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casa das Frô convida DJ Preta - Cultura Popular e Tradicional

Em comemoração ao dia do povo nordestino, e em especial às mulheres do forró, a Casa das Frô traz uma intervenção dançante, cheia de dengo, xodó e chamego, com a presença mais que especial de DJ Preta, diretamente de Salvador em sua primeira turnê pelo Sudeste.

A atividade será realizada no espaço externo da Casa de Cultura do Butantã (sujeito à mudanças de acordo com o clima), estendendo o alcance à comunidade do entorno e propiciando maior conforto e segurança ao público dançante.

| Casa de Cultura Butantã. 07/10 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Periferíadas: Essa Gente Que Menstrua - Teatro Adulto

Quatro Amazonas cravam as trincheiras da luta contra o patriarcado diante dos olhos do Público. Com seus “Corpos Mulheres”, grávidas da experiência de ser o que se é: mulher no século XXI que buscam parir o caminho para um novo tempo.

| Casa de Cultura São Mateus. 07/10 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Mariana Novais - Música

"A cantora que segue a linha de MPB promete levar para todo o público um som de altíssima qualidade. O álbum particular traz canções de sua autoria, altamente realistas que prometem tocar o coração e a sensibilidade de muitos."

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 07/10 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cordel de Feira - Cultura Popular e Tradicional

Cordel de Feira é um trocadilho com “Pastel de Feira''! É uma performance poética e musical que integra música, versos e Literatura de Cordel, podendo ser realizada em ruas, praças, parques, feiras, etc. Em torno de uma barraca inspirada nas feiras populares e na literatura de cordel, três artistas munidos de instrumentos como uma pequena sanfona, pandeiro e triângulo, cantam músicas da Cultura Popular; declamam poemas em forma de cordel, trovas e outras quadras rimadas de origem popular, bem como distribuem aos transeuntes e público interessado, cordéis feitos especialmente para o evento que celebra o Dia do Nordestino, que transmitem sobre a importância do livro e da leitura.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 08/10 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Kako Chocolata - Música

A apresentação musical “Meu samba me leva” reflete a influência e trajetória do jovem artista Kako Chocolata pelas comunidades de São Paulo. Com um repertório pautado no samba, pagode e na música dançante brasileira, traz ritmos e hits que predominam nas festas em comunidade. Numa apresentação eletrizante Kako dança, canta e com seu carisma conquista os públicos jovem ou maduro, apresenta suas músicas gravadas e as autorais.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 08/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

R Lucas em Festival PCD - Faz Acontecer Hip Hop Sul - Música

"R. Lucas, cantor de R&B nacional vem trazer uma apresentação com música e entretenimento. Contando um pouco da sua experiência e como a música transformou a sua vida e o ajudou nesses 48 anos, sendo mais de 30 destinados à arte. PcD, devido a sequela de paralisia infantil, traz na sua música toda influência da Black Music Soul de todos os tempos."

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 08/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Moysés em Festival PCD - Faz Acontecer Hip Hop Sul - Música

"A apresentação contará com repertório musical 100% autoral e será realizada com o intuito de passar a retratar verbalmente sua vida paraplégica e os problemas sociais à sua volta. Trazer ao ouvinte, além de uma forma e estrutura de Rap voltada para a perspectiva de um mundo no qual se enxerga o lado positivo das coisas, a despeito de situações desfavoráveis e momentos turbulentos."

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 08/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quixote Na Surdina em Festival PCD - Faz Acontecer Hip Hop Sul - Música

"É um teletransporte para a experiência de uma apresentação de rua, trazendo a teatralidade, palhaçaria e poesias do menino Quixote. Ele e a banda “Na Surdina” tocam suas canções autorais com influência do reggae, hip hop, rock, jazz, samba e tudo mais que a alquimia sonora permitir."

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 08/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bandemanda - Música

Bandemanda composta por Tiago Miranda - vocalista, Rapha Avelino - baixista, Herick Pfeffer - baterista e Kurt Pfeffer - guitarrista. Com a apresentação tem a intenção de trazer uma mensagem sem perder a espontaneidade e a diversão; demonstrando entrosamento e energia.

A consequência são músicas de fibra e swing envolvente, possui uma linguagem social que discorre sobre temas do cotidiano, com uma visão subjetiva, trazendo elementos da expressão humana desde as mais alegres, até as mais profundas do ser de forma sutil, dançante e envolvente.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 08/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Yzalú - Música

"Yzalú'' entrega uma apresentação de muito suingue partindo do rap a uma fusão para música brasileira contemporânea. Performa o canto, a rima, em momentos o seu violão assinando a sua qualidade musical artística. No repertório, músicas de seu álbum “Minha Bossa É Treta”, perpassando o rap, samba jazz, afrobeat, bem como novas canções.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 08/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Glue Trip - Música

"Três anos se passaram desde o lançamento do primeiro disco dos pessoenses do Glue Trip. Se no álbum de estreia, homônimo, o violão dava o tom das canções com a típica brisa diurna praieira, agora o grupo propõe um mergulho no mar à noite, com direito a muito synths e dark pop em Sea At Night (2018).

O novo disco traz uma sonoridade mais eletrônica para o grupo, que foi destaque na cena musical com seu primeiro disco, sem deixar de lado a psicodelia característica marcante no som da banda. Hoje em dia a banda está mais focada nos projetos e com uma clareza muito grande no horizonte que querem para o futuro da Glue Trip.”

| Casa de Cultura Tremembé. 08/10 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Nahin - Música

"Nahim Jorge Elias Júnior é um cantor brasileiro que nasceu no interior de São Paulo em Miguelópolis. Em 1978, o cantor foi descoberto pelo presidente da Copacabana Discos, e assim Nahim gravou dois compactos em inglês e, em 1981, gravou o seu primeiro álbum em português.

Os maiores sucessos de sua carreira foram: “Dá Coração”, “Cala essa Boca”, “Taka Taka”, “Olhas Abertos” e “Docinho docinho”, o cantor gravou 14 álbuns e 86 músicas.”

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 08/10 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Clara cor de um silêncio azul - Teatro de Torneado - Teatro Infantil

“Clara cor de um silêncio azul” é o décimo primeiro espetáculo da Trupe Teatro de Torneado, que celebra Maria Clara Machado.

No mês que se comemora 71 anos da fundação do Tablado, a Trupe faz um mergulho na obra de uma das maiores autoras brasileiras do teatro infantil, fazendo dessa apresentação uma homenagem aos artistas das artes cênicas. Com o dramaturgo e encenador William Costa Lima e sua trupe, do grupo musical “Com Cervantes”, e direção musical de Gustavo Kurlat. Um convite à reflexão de como a imaginação ainda pode nos manter vivos.

| Casa de Cultura São Mateus. 08/10 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cordel de Feira 

Cordel de Feira é um trocadilho com “Pastel de Feira''! É uma performance poética e musical que integra música, versos e Literatura de Cordel, podendo ser realizada em ruas, praças, parques, feiras, etc. Em torno de uma barraca inspirada nas feiras populares e na literatura de cordel, três artistas munidos de instrumentos como uma pequena sanfona, pandeiro e triângulo, cantam músicas da Cultura Popular; declamam poemas em forma de cordel, trovas e outras quadras rimadas de origem popular, bem como distribuem aos transeuntes e público interessado, cordéis feitos especialmente para o evento que celebra o Dia do Nordestino, que transmitem sobre a importância do livro e da leitura.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 08/10 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Dandara - Impacto Agasias Grupo de Teatro - Teatro Adulto

Dandara não quer casar com ninguém, mas seu pai Valduir quer que ela se case a qualquer custo e não vê a hora de ser avô, além de precisar de um sucessor para sua delegacia. É aí que Sebastião vê a oportunidade de se dar bem na história; decidido a tomar o lugar de Valduir na delegacia, ele aceita casar-se com Dandara, mas não é o único.

Frederico que é muito esperto também está de olho no casório, ou melhor, no dote de Dandara, já que assim ele poderia salvar a sua falida fazendinha - única herança que recebeu do pai.

Mas Dandara descobre tudo e bate o pé que não casará nem com Frederico nem com Sebastião; o que ela não sabe é que seu destino, na verdade, está na mão de outra pessoa, ou melhor, de outras pessoas.

| Casa de Cultura São Miguel. 08/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

ZL Trap Festival - Cariocaan - Música

Gustavo Yuri, mais conhecido como Cariocaan, traz suas músicas já lançadas em seu canal no YouTube e outras inéditas, mas já gravadas, com o apoio de Dragon, Gabriel, que inclusive participa de alguns sons, entre outros cantores de sua região.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 08/10 às 15h30. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

ZL Trap Festival - Derick Riadla - Música

Lançamento do novo álbum de "Derick Riadla", intitulado "Lenda", que contará com 12 faixas produzidas independente.
Novo trabalho do artista na cena rap nacional que conta histórias de superações, vitórias, vivências, desafios e referências; além de trazer uma diversidade musical, misturando os gêneros como: funk, trap, boom bap clássico entre outros.
A apresentação dará início a turnê de lançamento do disco, buscando mostrar todo o conteúdo que o artista trabalhou ao longo de 3 anos.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 08/10 às 16h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

ZL Trap Festival - Sant’ Ana - Música

Sant’ Ana lança seu primeiro EP, com 6 faixas e conteúdo audiovisual diverso produzido pela Frutuoso Filmes. O artista vem trabalhando neste EP há cerca de 2 anos e se apresenta no Festival ZL Trap.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 08/10 às 16h30. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

ZL Trap Festival Capone Mob - Música

Capone Mob performa singles lançados e outras guias inéditas. Seu primeiro single foi lançado no ano de 2022 em outubro, vindo a lançar outras músicas em 2021.

Em julho de 2021 Capone lançou “balaclava”, que atualmente conta com mais de 3000 mil viws, lançando em seguida “Água Cristalina” do gênero “rage portal”, com uma estética diferente.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 08/10 às 17h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Vogue For Life convida Casa de Candaces - Intervenção Artística

Cultura Ballroom é uma subcultura norte-americana existente dentro da Comunidade LGBTQIA+ voltada para pessoas negras. Trata-se de um movimento que une moda, beleza, dança e competição. Chegou ao Brasil com força total em 2015 através de grupos e eventos, e vem desde 2020 ganhando mais e mais adeptos devido a explosão das séries Pose e Legendary.

“VFL Convida” será uma imersão a Cultura Ballroom com vivências, bate papo e uma Vogue Jam. Nessa primeira edição será convidada a Casa de Candaces, grupo voltado a Cultura Ballroom focado no recorte de pessoas trans que tem como frente a Legendary Mother Zaila Candaces.

| Casa de Cultura Brasilândia. 08/10 às 17h. Livre. Grátis. 360 minutos.

 

Forró com Claudinei Trio - Claudinei Trio - Música

No mês que se comemora o dia do Nordestino, em 08 de outubro, o "Claudinei Trio" preparou uma apresentação com o melhor do forró, para todo mundo dançar.

Cantor, instrumentista e compositor paulista, nascido em Osasco/SP, ainda criança, se mudou para Bahia na terra natal de seus pais, local onde aprendeu os primeiros acordes na sanfona de oito baixos.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 08/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró com Trio Flor de Mussambê Trio Flor de Mussambê Música

Com 20 anos de carreira no tradicional forró pé de serra, o Trio Flor de Mussambê carrega em sua essência, canções, aboios e toadas dos grandes nomes da autêntica cultura popular nordestina.

O Trio se apresenta neste encontro em comemoração e para celebrar o dia do Nordestino.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 08/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Periferíadas: roda de conversa com Priscila Machado - Priscila Machado - Debate

O Festival de Teatro Periferíadas tem por intuito fomentar e discutir o teatro produzido na região de São Mateus. Priscila Machado é artista oriunda do teatro com longo histórico de trabalho pela arte e cultura na região, sendo assim, irá fazer uma fala de abertura para o festival e refletir sobre as dificuldades e potencialidades de se fazer teatro no Bairro de São Mateus.

| Casa de Cultura São Mateus. 08/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

ZL Trap Festival - Tonyyymon - Música

CACOS é um projeto musical de autoria do multiartista Tonyyymon e seu produtor musical Eddu Chaves, ambos residentes da Zona Leste de São Paulo. Com as cinco faixas existentes na obra, os artistas pontuam interna e externamente todas suas visões de mundo, sempre traçando a dualidade em que é condicionado: o positivo e o negativo.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 08/10 às 19h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Mulheres no rock - As Prepotentes - Música

Uma banda formada por mulheres artistas, veteranas no meio musical, com influências no Pop, MPB, Samba, Sertanejo, Funk, Rap, entre outros gêneros musicais como: Rock, Blues e Punk.

| Casa de Cultura Guaianases. 09/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

ZL Trap Festival Massaru - Música

Massaru é artista da Zona Norte, com 23 anos é uma das apostas da cena do trap paulista. Junto com a Gang Black Uzi, traz uma apresentação de 45 minutos, com um set que mescla trap, funk e drill. Seu repertório conta com singles como: "Moda", que já soma 22 milhões de plays, música que viralizou no Tik Tok e que cita locais onde tem fluxos conhecidos da Zona Norte de SP, como Ruinha e Marcone. Além dos sons do EP “M”, lançado em novembro de 2021, trabalho que já soma mais de 1 milhão de plays e mescla o estilo mais agressivo e underground com sons mais leves, com os feats de Igão (Podpah) e Yunk Vino.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 08/10 às 18h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

ZL Trap Festival Tittão Mc - Música

Tittão Mc traz em sua apresentação ''Abduzido'' suas vivências, repertório e experiências que marcaram sua carreira, com várias referências e participações de outros artistas, presente na Cena Hip Hop.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 08/10 às 15h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

ZL Trap Festival QCS - Quente como o Sol - Música

No espetáculo "Girassóis ao Campo", Marcellius (Membro e fundador do QCS) traz um espetáculo musical com uma versatilidade entre as músicas, que vai do R&B, Ragga, Funk, Trap, BoomBap, Drill entre outros. O espetáculo conta com dois Mcs, uma DJ/backvocing, uma cantora e dançarina.

A proposta traz uma experiência visual a partir do cenário, para fazer com que o público tenha a sensação de estar em um campo de girassóis. O grupo traz uma apresentação diferenciada na cena rap nacional.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/10 às 16h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

ZL Trap Festival Messiasd7 - Música

Após o lançamento do EP: "Love Trap" MessiasD7 apresenta um trabalho realizado e idealizado pela D7 Records, com algumas vertentes do Hip Hop, Trap, Drill e Funk e mais algumas participações do seu EP.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/10 às 14h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

ZL Trap Festival - Toddy Flow - Música

Lançamento do primeiro EP de "Toddy Flow, intitulado como: “IMTF”. Produzido e mixado por Felipe Souza De Melo (DogMan). Um trabalho cem por cento autoral com parcerias de Saymon Moon, Caluz & Sandiego.

Nascido em São Paulo, Toddy Flow é artista independente LGBTQIA+ na cena do RAP/TRAP nacional. Iniciou em julho de 2021 com a música “Duendes” em parceria de Boy Marinho, vindo a lançar sua primeira música solo intitulada Meu Flow" em setembro de 2021.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/10 às 17h. Livre. Grátis. 45 minutos

 

ZL Trap Festival - Torya - Música

Das quebradas do Jaçanã, Zona Norte de São Paulo, para o mundo, Jennifer Victória, nascida em novembro de 1999 deu início à sua carreira musical aos 15 anos de idade, fazendo covers dos seus ídolos pelas Secretarias da Educação do Estado de São Paulo.

Aos 18 anos teve contato com sua primeira produtora da carreira, a UZZN REC, onde realizou o sonho de escrever e gravar suas próprias composições.

Atualmente já realizou diversas apresentações como: Festival Sons da Rua, onde dividiu palco com grandes artistas como: Rincon Sapiencia, Criolo, Djonga entre outros. A artista possui 3 álbuns autorais, com diversos singles, e em torno de 20 participações com grandes nomes da cena, como: Derek, Coruja BC1, DaLua, Monna Brutal, Devasto produtor DJ Cia, Ecologyk entre outros.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

ZL Trap Festival Drak$ - Música

Drak$ traz apresenta Funks autorais em seu set list, escolhidos para a "Revoada do Drak$" como: "consciente", em que relata suas vivências, sonhos e dificuldades.

A grande maioria das músicas são produzidas pela Love Funk, produtora referência no funk, com diversos produtores musicais, como: Kotim, Dan Soares Nobeat, Totu e outros.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/10 às 15h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

ZL Trap Festival Leal - Música

Conhecido pela sua trajetória no grupo PrimeiraMente, com suas letras contundentes e engajamento social, agora em 2022 o Rapper Leal traz seu EP Intitulado de OWL.

A estética do trabalho é totalmente baseada na cultura UKdrill, com a essência brasileira do artista, que sempre apresenta artistas da Zona Norte de SP que estão em ascensão, somando com a cena local.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Portal Encantado - Teatro Infantil

"Um espetáculo especial que trás um enredo sensorial e lúdico para bebês de 6 meses à 6 anos. O Portal Encantado apresenta a criação do Universo a partir do átomo e suas combinações, dando origem à matéria. A viagem passa pelo surgimento das estrelas, das galáxias, dos planetas, a Terra, os continentes, as florestas e o homem."

| Casa de Cultura Butantã. 09/10 às 10h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cordel de Camões e suas histórias - Apresentação Infantil

Os caixeiros viajantes Azeitona, Macarrão e Melão trazem em seu caixote: músicas infantis, histórias, brincadeiras, versinhos e muitas bugigangas. Azeitona de João Pessoa - PB, Macarrão de São Paulo - SP e Melão de São Paulo - SP, levarão todos para um mundo lúdico de possibilidades, imaginação e ao resgate de músicas infantis e brincadeiras de várias gerações.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 09/10 às 12h30. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Circuito Rock NCC - Música

"Cabeça Pilhada é uma banda paulistana do gênero musical punk rock/hardcore formada em 2014 pelos amigos Molinari, Sheik e Laionel. Fizeram diversas apresentações e têm também um álbum disponível nas plataformas digitais, e além de um single chamado "Mendigo de Wifi".

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 09/10 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Resenha de mamulengo - Mamulengo da Folia - Teatro Infantil

Um espetáculo de mamulengo, recheado de passagens em que figuras como o valentão, a mocinha, o polícia, o coronel e tantos outros clássicos da cultura popular, parentes próximos dos tipos da “Comédia Dell`Arte”, pincelam com suas loas e brincadeiras, nessa grande festa no terreiro.

| Casa de Cultura São Miguel. 09/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Palavra do Guarda Chuva - Circo

"Em homenagem ao mês da Consciência Negra, os atores e palhaços do Coletivo Catappum - Fagner Saraiva e Chico Vinícius, convidam o público para uma viagem nas palavras africanas que fazem parte do nosso cotidiano no Brasil e muitas vezes não sabemos a origem. Os palhaços utilizam para esta intervenção a literatura, a arte teatral com elementos poéticos e sonoros, proporcionando ao público uma experiência representativa no campo da arte negra. A atração criada pelos atores e palhaços do Coletivo Catappum, visa estimular as memórias e a descoberta do significado das palavras africanas utilizadas constantemente no Brasil.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 09/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Indy Naíse - Música

Indy Naíse é uma artista jovem, negra e periférica que trabalha como artista independente e traz em seu som melodias que embalam letras que falam sobre amor, ancestralidade e suas vivências cotidianas; com um ritmo que cativa qualquer pessoa que goste de música e com uma voz suave capaz de fazer o público se sentir abraçado.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 09/10 às 17h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

2º Edição Sarau Zéfiro Norte - Sarau

A 2ª edição do Sarau do Zéfiro Norte, se inicia com uma proposta de intervenção artística na linha de pesquisas do coletivo, desde seu último trabalho para a Fábrica de Cultura da Brasilândia, “Novamente 22”, sobre o centenário da arte moderna.

O intuito deste, é compartilhar para o público as inquietações que fomentam esse coletivo, como por exemplo: fazer arte na sociedade contemporânea; o sarau terá o microfone aberto para que todos presentes possam compartilhar sua arte. Nosso sarau conta com coletivos convidados, que também são artistas independentes da zona norte, para contemplarmos seu processo criativo e nos fortalecer.

| Casa de Cultura Brasilândia. 09/10 às 17h30. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

ZL Trap Festival - QCS - Quente como o Sol - Hip Hop

"No espetáculo "Girassóis ao Campo", Marcellius (Membro e fundador do QCS) traz um espetáculo musical com uma versatilidade entre as músicas, que vai do R&B, Ragga, Funk, Trap, BoomBap, Drill entre outros. O espetáculo conta com dois Mcs, uma DJ/backvocing, cantora e dançarina.

Trazendo uma nova experiência visual a partir do Cenário/Figurino/Iluminação/Coreografia, a ideia é fazer com que o público tenha a sensação de estar em um campo de girassóis. Uma apresentação com um conteúdo completamente diferenciado do rap nacional, sempre buscando novidades e inovações.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 09/10 às 18h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Trio Nortista - Música

A principal inspiração para o retorno do Trio Nortista é a união de experiências que vem através de um vínculo surgido há muito tempo entre os herdeiros do trio. A família Andrade tem uma história de longa data com o forró pé de serra, onde Jonas de Andrade junto com seu irmão Zequinha de Andrade se consagraram na década de 70 com o Trio Nortista, que lhe renderam mais de 10 LPs".

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 09/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Acrobatas Saltitantes - Circo

"Acrobatas Saltitantes" é o mais novo espetáculo solo da artista Karen Nashiro, a palhaça Katita (Coletivo Cirkospício). Em sua encenação, a obra traz a linguagem da palhaçaria, técnicas acrobáticas circenses (parada de mãos e equilíbrio), ilusionismo, pirofagia e até mesmo um duo acrobático entre Katita e sua amiga, a pulga Juarez.

Resgatando o tradicional circo de pulgas, o espetáculo tem como tema e aborda a exploração do trabalho que a palhaça Katita sofreu e, ao encontrar a pulga Juarez, que também se sentia explorada pelo seu treinador, se empoderam e decidem fugir juntas para serem protagonistas de suas vidas e de suas decisões. O cenário, os adereços e o figurino foram inspirados na cultura popular nordestina, e toda a trilha sonora, criada especialmente para este espetáculo e executada ao vivo ao som da bela sanfona, foi criada pensando numa aproximação com a mesma.

| Casa de Cultura Butantã. 12/10 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Clara cor de um silêncio azul - Teatro de Torneado - Teatro Infantil

“Clara cor de um silêncio azul” é o décimo primeiro espetáculo da Trupe Teatro de Torneado, que celebra Maria Clara Machado.

No mês que se comemora 71 anos da fundação do Tablado, a Trupe faz um mergulho na obra de uma das maiores autoras brasileiras do teatro infantil, fazendo dessa apresentação uma homenagem aos artistas das artes cênicas. Com o dramaturgo e encenador William Costa Lima e sua trupe, do grupo musical “Com Cervantes”, e direção musical de Gustavo Kurlat. Um convite à reflexão de como a imaginação ainda pode nos manter vivos.

| Casa de Cultura São Miguel. 12/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Angela Ribeiro - Contação de Histórias

O Festival de Cultura Inclusiva pretende fomentar a arte de artistas PCD, junto a uma atividade anual em sua 12ª edição que é o “Deixe a Criança Brincar”. Neste ano, a programação artística do festival conta com artistas diversos.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 12/10 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Desconforto: Um Espetáculo de Mágicas Clownescas - Teatro Infantil

Será que alguma palavra mágica pode salvar o grande mágico Conforto de um fracasso no picadeiro? Talvez não, mas seu magnífico público sim!! “Com nossas mentes e corações interligados”- diz ele, é hora do grande espetáculo!

O Senhor Diretor desta empreitada está logo ali do lado para garantir que nada saia (muito) dos eixos, mas é uma tarefa complicada conter o talento e a… espontaneidade do nosso atrapalhado ilusionista! Conforto é um mago cheio de recursos inacreditáveis, que nos encanta com a sutileza do sublime, nos faz chorar com a pureza do humano e rir com a reinvenção do erro.

| Casa de Cultura Butantã. 12/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Naná Roots & Dançarinos ReggArte - Música

"Apresentação do CD Adoradores com letras espiritualizadas, 10 canções autorais e independentes, com um corpo de dançarinos diferenciados que usam toda sua versatilidade para apresentar seu espetáculo em cadeiras de rodas."

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 12/10 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo: Seu Trombone - Vem brincar de circo - Circo

No espetáculo “Seu Trombone”, o palhaço Gibiló brinca com as crianças utilizando instrumentos, para ensinar de maneira divertida, as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares e interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica.

| Casa de Cultura São Rafael. 12/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Anothecer Gitano - Dança

"O Coletivo Cia Lua vem se fomentando há cinco anos e envolvendo os interessados e os amantes da dança cigana da região norte da cidade de São Paulo, a ingressar nessa expressão cultural popular.

Lembramos aqui que a dança cigana popular não é a dança cigana étnica, mas sim uma dança nascente, dançadas por ciganos ou por sua maioria gadjos (não ciganos), altamente influenciadas pela danças dessas etnias. Esse é o motivo da pluralidade de estilos nas pistas de dança dos seus eventos e entre seus detentores.

Com muito zelo, trazemos essa proposta de evento e imersão na manifestação dessa cultura popular de dança cigana popular e seus músicos, chamada popularmente por “Festa Cigana”, aqui chamada “Festa “Anochecer”. Nela, as oralidades, a música e a dança constroem juntas uma tradição no dia a dia de seus adeptos em nosso país."

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 12/10 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Do samba ao Rock N’ Roll - Música

Do samba ao Rock N’ Roll é um espetáculo teatral e musical para todas as idades com foco na infância e juventude por meio da mistura de diversos ritmos apresentando inúmeras possibilidades musicais. Ao vivo são executados ritmos como rock, samba, pop, baião, tango, rap, valsa, funk e outros. Durante a apresentação o elenco também mostra que é possível fazer música com objetos comuns e até mesmo com o corpo através de exercícios de percussão corporal, convidando o público a brincar junto.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 12/10 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Bonecos Cotidiano - Teatro Infantil

"Acreditar na arte da infância, que é possível transformar a vida das pessoas com afeto e alegria, e com o expressar do brincar através de histórias de forma única, lúdica e divertida. Edison de Souza atua como bonequeiro, brincante, contador de histórias, pesquisador e empreendedor e fundador da Cia Bonecos Cotidiano, empresa da periferia de São Paulo que realiza atividades artísticas como espetáculos, brincadeiras, oficinas, artesanatos e consultoria. Com todas as suas experiências, ele percebeu que era possível trilhar um caminho onde era possível proporcionar atividades que valorizassem a infância.”

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 12/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

"Trilhas de Filmes Walt Disney" - Música

"O universo musical do espetáculo “Uma Viagem Pela Broadway & Disney” criado por “CrossOver Trio” contempla trajetórias com canções e melodias de A à Z da Broadway e da Disney. “CrossOver Trio” é formado pelo diretor musical e pianista Fausto Ito, pelo vocal feminino de Larissa Furtado e pelo vocal masculino de Marcel Azevedo em interpretações de clássicos à populares, nos idiomas: português, francês, inglês, italiano, espanhol e vários outros."

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 12/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Anothecer Gitano - Música

Foi através do incentivo de uma cigana chamada Joanna que os apadrinhou como “Os Guardiões da Noite do Oriente” que iniciaram a banda em 2004, com pretensões de tocar apenas em eventos familiares e fechados. A primeira apresentação que abriu as portas para o meio cultural cigano ocorreu no final do mesmo ano, no bar Santa Sara, marcando o início de várias propostas para os demais trabalhos.

Porém, o evento que os colocou em destaque para um grande público, aconteceu na Fazenda Terra Viva em 2005. A partir deste momento, conhecendo diversas pessoas que contrataram o espetáculo, consolidaram e introduziram a banda Os Guardiões da Noite, dentro da cultura “gitana”.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 12/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Grupo Rebento MC's - Hip Hop

"O Grupo Rebento MC's vem trazer para o público a apresentação simplesmente, mais novo trabalho do grupo que conta com 11 músicas e mensagens positivas de amor, lutas e batalhas da vida dos artistas da periferia de São Paulo.
Para compor esse trabalho, o grupo contou com inspiração de tudo que cerca a vida de cada um dos integrantes e das pautas que regem a vida de quem ama e têm suas vidas impactadas pela realidade política, questões de território e criminalidade, a dança, a causa das mulheres, a luta antirracista, entre outras coisas que fazem parte das caminhadas do grupo.

Com certeza, o público pode esperar 60 minutos de muita identificação, diversão e reflexão, já que o Grupo Rebento vem cantar a realidade de todas as pessoas que lutam por direitos e dignidade para o povo da periferia."

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 12/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo: Seu Trombone - Vem brincar de circo - Circo

No espetáculo “Seu Trombone”, o palhaço Gibiló brinca com as crianças utilizando instrumentos, para ensinar de maneira divertida, as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares e interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica.

| Casa de Cultura São Miguel. 12/10 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mona Rikumbi - Samba de Roda - Dança

Bailarina e cadeirante, Leda Maria Tronco realiza a performance "Encontro Comigo Mesma", espetáculo solo de sua autoria que traz a dança como uma forma de expressão possível para todos.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 12/10 às 18h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Festival de Cultura Inclusiva no XII Deixe a Criança Brincar - Pedra Rara - Música

"Zé Orlando um dos fundadores, ex-integrante da banda de reggae Tribo de JAH, e atualmente toca na banda Pedra Rara, além de executar suas músicas em formato Soundsystem (Voz + Dj).

Zé Orlando é um intérprete de ofício, traz reggae em português, inglês e espanhol, além de três faixas de audiodescrição para pessoas cegas gravadas em três idiomas, mostrando a sua diversidade cultural, abrangendo seu reggae para o mundo."

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 12/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

“Boi Bumbá – Uma folia brasileira” - Apresentação Infantil

"Uma intervenção artística com atores, música ao vivo, teatro de mamulengos e muita participação da plateia. Mané Minhoca e seus parceiros, típicos palhaços de feiras e artistas mambembes, tentam vender aos espectadores um livro de cordel sobre o bumba meu boi. Sem sucesso, contam com mamulengos a história original da festa. Logo após, propõe que atores e plateia encenem, dancem e brinquem o bumba meu boi. Espectadores recebem fantasias e instrumentos musicais e transformam-se em personagens e músicos; o folguedo é encenado."

| Casa de Cultura Campo Limpo. 13/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Mário de Andrade - Germano Gonçalvez - Debate

Apresentação das obras: “O ex- Excluído – poemas e prosas” – Literatura Urbana Marginal – Arte na periferia. O escritor, poeta e professor Germano Gonçalvez, traz suas obras no gênero de literatura marginal periférica divergente, com o intuito de mostrar a importância dessas obras.

Germano traz a proposta de fazer entender o significado do adjetivo “Marginal” na literatura periférica, suas vertentes e como surgiu, o que é o fazer poético deste estilo, e todos seus ensaios em uma linguagem artística neste segmento.

| Casa de Cultura São Rafael. 14/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Fubá – uma receita para o tempo - Teatro Infantil

"Um bolo de fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita. O café da tarde se anuncia e sem o bolo, não há café. As pistas para aquilo que falta podem estar nas histórias, que devem ser saboreadas antes do pôr-do-sol. Ou uma avó prepara seus netos para sua partida; os netos, por sua vez, transitam entre as lembranças de sua infância, as lembranças da avó e o lembrete constante de que a cada minuto que passa, é preciso ter coragem para crescer. Uma homenagem aos afetos e à memória de todas nossas avós."

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 14/10 às 15h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Concerto Sentido - Música

Deo Lopes e Victor Mendes apresentam o espetáculo “Concerto Sentido” com composições inéditas de Deo Lopes, um importante compositor que vem do Vale do Paraíba para São Paulo nos anos 70, se tornando uma das principais referências da MPB e da regional do país.

| Casa de Cultura Butantã. 14/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

“Você tem medo?” - Teatro Infanto-juvenil

"Mainá é uma bibliotecária que adora ensinar para as crianças como funciona uma biblioteca. Conversando com o público, ela explica todo o cuidado que tem com livros e sempre prepara o espaço para uma boa leitura.

Numa manhã, sua rotina é interrompida pela chegada de Hitch, um pássaro, que entra pela janela à procura de um livro. Mainá logo percebe que o pássaro traz com ele muitos medos e incertezas. Através de histórias, os dois irão descobrir como enfrentar os medos que temos por conta da nossa imaginação.”

| Casa de Cultura Butantã. 15/10 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Evento mês da criança Parelheiros - Contação de história interativa “ Festa no céu e outras alegrias” - Contação de histórias

"Espetáculo de contação de história com interação de público. Festa no Céu e Outras Alegrias abrem apresentação com cantigas e parlendas.

A primeira história “Festa no Céu'', conto popular de como o tartaruga foi a uma festa no céu. Depois com a imaginação do público, vamos viajar na imaginação com os "Músicos de Bremem", dos irmão Grimm, que narra a história do burro que ao viajar para cidade de Bremem encontra vários amigos. Na sequência a história - brincadeira "Por que os animais tem rabo?", um reconto de Nata Caputo. Finalizamos com a história cantada " Linda Rosa Juvenil'', com a participação de todos."

| Casa de Cultura de Parelheiros. 15/10 às 13h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Circo Casca de Noz - Circo

O Circo Casca de Noz nasceu da união de 2 artistas circenses com habilidades complementares. Malabarista, palhaço, acróbata e aerialista. Inspirados pelo livro "O Universo numa Casca de Noz" de Stephen Hawking, que diz que o universo antes do Big Bang poderia caber dentro de uma casca de noz, surgiu a ideia do nome da companhia, pois acreditamos que dentro do circo cabe todo o universo de artes.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 15/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Evento mês da criança Parelheiros - Baile Dj Fox “ Anos 90, 2000” - Música

DJ Fox fará seu baile e promete uma experiência única aos seus fãs e amantes da música Black Music e suas vertentes, trazendo e tocando músicas como rap nacional, samba rock R&B entre outros e fazendo umas trocas de idéias.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 15/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dino Sarah - Teatro Infanto-juvenil

"Apesar dos anseios típicos de uma adolescente, Sarah não é nada comum: meio humana, meio dinossaura. A princesa nasce e cresce em um lindo castelo, levando uma vida de questionamentos e provocações.

Quando coagida a participar de um concurso para eleger a mais nobre e prendada entre todas as princesas da região, vê uma oportunidade de expor suas ideias e, possivelmente, trazer mais aceitação e justiça ao mundo.

Lá, conhece seu possível pretendente, o Príncipe Divino, as outras princesas participantes e Kiki, a encantadora produtora do reality show. Escrita e dirigida por João Hannuch, a peça conta com um visual ao mesmo tempo pop e típico das encenações de contos de fadas."

| Casa de Cultura Butantã. 15/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Fubá – uma receita para o tempo - Teatro Infantil

"Um bolo de fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita. O café da tarde se anuncia e sem o bolo, não há café. As pistas para aquilo que falta podem estar nas histórias, que devem ser saboreadas antes do pôr-do-sol. Ou uma avó prepara seus netos para sua partida; os netos, por sua vez, transitam entre as lembranças de sua infância, as lembranças da avó e o lembrete constante de que a cada minuto que passa, é preciso ter coragem para crescer. Uma homenagem aos afetos e à memória de todas nossas avós."

| Casa de Cultura Campo Limpo. 15/10 às 15h. 14 anos. Grátis. 75 minutos.

 

Projeto Acolhendo Hip-Hop Sul - Dance com a Liga da Alegria - Dança

"Vivendo uma nova fase da carreira, Liga da Alegria chegou em 2022 com tudo, com lançamentos e uma roupagem nova! Nos últimos meses, o grupo lançou dois trabalhos autorais e direcionado para o público infantil.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 15/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Namasterize - Música

"A canção traz como tema diversos aspectos e conceitos de vida sobre o namastê que resumidamente trata-se de um cumprimento típico do Sul da Ásia que significa “eu saúdo a você”. Em um conceito mais espiritualista como o tema da própria canção, pode-se dizer que “o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você.”

Além da novidade, o espetáculo traz clássicos de sua autoria desde o início de carreira em 2001; músicas como “Reggae de Violão”, “Canta Reggae”, “Cause Amor” entre outras, compõem parte do seu repertório que também não deixa de lado releituras de artistas de sua maior influência como Bob Marley, Gilberto Gil e Natiruts, apesar do foco em seu trabalho autoral."

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 15/10 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Evento mês da criança Parelheiros - Pagode do Áurea - Música

A roda trás o samba, como elemento da identidade cultural brasileira e muito mais, o grupo de jovens músicos que preserva a musicalidade e uma das expressões mais valiosas da cultura brasileira, que é o samba, tem a proposta de poder levar uma opção de lazer e entretenimento às pessoas de todas as idades que se identificam com a nossa música, no repertório preparado para esta apresentação conta com sucessos de Zeca Pagodinho, João Martins, Quinteto em Branco e Preto, Grupo Palma da mão e muito mais.

Além do repertório autoral do Pagode do Áurea, também complementa a apresentação com as canções clássicas: Vou botar o nome na Macumba, A macumba da nega é boa, Lendas das matas, Xequerê, Caxambu, Sempre acesa, Vai lá, vai lá, Canto das 3 raças.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 15/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Irmãos para sempre - Música

Amaralina Razaidam, irmã do cantor Antônio Marcos interpreta seus principais músicas como: "Menina de Trança", “Sonhos de um palhaço", "Oração de um jovem triste", "Tenho um amor melhor que o seu", entre outros. Tem feito muitas apresentações ao lado de cantores como: Luiz Ayrão, Silvio Brito, Pe Antonio Maria, e etc.

A apresentação vai relembrar a trajetória de Antônio Marcos como uma biografia musical. Assim, para o público mais novo que não teve a oportunidade de ver ao vivo, esse repertório vibrante desse ícone da música brasileira.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 15/10 às 17h. Livre. Grátis. 75 minutos.

 

Projeto Acolhendo Hip-Hop Sul - Rap End - Denegrindo Saberes - Música

"Denegrindo Saberes é o projeto da Artista/ativista Mana Bella, usando seus saberes artísticos/negros com o objetivo de ocupar espaços que ainda são negados para nossa atuação, Mana leva ao palco, além de letras potentes, o Rap Jazz, a poesia marginal e a potência da influência baiana, evidenciando a força feminina no campo da cultura hip hop.

Atuando há 6 anos no projeto Denegrindo Saberes, é reconhecido nas periferias como uma iniciativa inspiradora realizada por uma mulher negra nascida em Salvador-Bahia e moradora de das periferias de São Paulo e nessa edição o Projeto convida o Coletivo O Fino da Zica.

Denegrir é tornar negro, é evidenciar, é protagonizar e fomentar a Cultura AfroUrbana, no Hip Hop."

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 15/10 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Casarão Indica Viridiana, Jasper e a Gana e Cracca e Retrigger - Música

A Casa de Cultura Casarão indica artistas independentes do Selo PWR Records - o maior selo com foco em mulheres do Brasil que se compromete a distribuir e difundir a música produzida por mulheres e pessoas não-binárias.

Abrindo os trabalhos, Viridiana (@viridiana.music) sobe ao palco às 19h20 para apresentar seu álbum de estreia “Transfusão”. Projeto artístico de Bê Smidt, produtora musical, compositora e performer de Porto Alegre, é por meio de suas canções eletrônicas dançantes que Viridiana reflete sobre seu lugar de mulher trans no Brasil de 2021, encontrando a poesia nesse território tão íntimo e complexo.

Em sequência, às 20h40, Jasper e a Gana (@jaspereagana) apresenta o espetáculo “Desnomear o corpo”: um “Savará” para as vivências LGBTQIA+ e pretas dialogando sobre afeto, espiritualidade e identidade, enquanto trazem a mistura do rock junto a ritmos afro-brasileiros como uma conversa entre as diásporas por corpos dissidentes que reivindicam o rock e seu caráter questionador, expansivo.

Programação:

18h às 19h | Cracca e Retrigger

19h20 às 20h20 | Viridiana

20h40 às 21h40 | Jasper e a Gana

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 15/10 a partir das 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quixote Na Surdina - Música

“A apresentação é um teletransporte para a experiência de uma apresentação de rua, trazendo a teatralidade, palhaçaria e poesias do menino Quixote. Ele e a banda “Na Surdina” tocam suas canções autorais com influência do reggae, hip hop, rock, jazz, samba e tudo mais que a alquimia sonora permitir."

| Casa de Cultura Campo Limpo. 15/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Lews Barbosa - Música

"Apresentação de Rap Antropofágico e Spoken Word que mistura temperos de brasilidades, tropicalismo, afrofuturismo, oralidade, teatralidade com elementos dos saraus. O formato é de uma banda com as sonoridades da tradição urbana da cultura Hip Hop somadas aos elementos regionais (através da musicalidade brasileira e da oralidade).

Na apresentação são apresentadas as diversas composições de Lews Barbosa em forma de músicas e poesia falada acompanhadas com a sua banda. Os temas vão desde os aspectos urbanos atuais à ancestralidade. A apresentação é descontraída, incluindo a interação com o público, distribuição de zines literários e participações de poetas convidados. São utilizados objetos cênicos e figurinos (a teatralidade) com vários aspectos lúdicos e brincantes."

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 15/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Projeto Acolhendo Hip-Hop Sul - RAFROUGODZILLA e Convidados 25 anos - Música

Celebrando 25 anos de carreira RAFROUGODZILLA celebra com uma apresentação trazendo um time de mulheres pretas como convidadas, cheio de músicas que foram sucesso em grupos onde o artistas já atuou como Racionais Mc’s Rzo Planta e Raiz Sp Funk , Aforça entre outros .

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 15/10 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Slam da Ponta - "Recital de poesia e literatura

Slam da Ponta - Batalha de Poesia Falada iniciou no ano de 2015 com o Lema da de que: Quando estamos juntes, não há derrotados, só respeito de ponta a ponta.

| Casa de Cultura São Rafael. 15/10 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

BAILÃO FUNK com MC Drak$ - Música

Draks nasceu no extremo da Zona Leste, morador da região, compartilha de seus sonhos e vivências através da música, que se conecta com a realidade da juventude periférica, sendo porta voz e inspiração com sua música.

Aos 11 anos de idade iniciou na vertente do rap, migrando para o funk aos quinze, estilo que lhe permitiu gravar muitas músicas e participar de programas da tv fechada. Outro estilo musical que lhe atraiu foi o Trap Music, vindo a gravar diversos tracks dentro desse gênero.

| Casa de Cultura São Rafael. 15/10 às 20h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Voltando a ser Criança - Intervenção Artística

Uma ação Pensada com o objetivo de colocar as crianças dos dias atuais em conexão com brincadeiras tradicionais, misturando o passado e o presente, com jogos, brincadeiras, dinâmicas, workshops, desenhos, escritas, pinturas e gincanas.

Uma proposta para usar a criatividade com materiais diversos, criando momentos lúdicos e importantes, para o desenvolvimento infantil e em especial desenvolver, a integração lúdica de pais e filhos com pinturas artísticas que proporcionam um evento mais colorido, divertido e cheio de imaginação.

| Casa de Cultura Guaianases. 16/10 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Sarau Poesia de Esquina - Sarau

A PDE realizou sua primeira atividade, Sarau Poesia de Esquina, em maio de 2017 no Parque do Ibirapuera.

Carinhosamente apelidado de “ninho” pelos frequentadores que na maioria das vezes se deslocavam das periferias até o bairro nobre da Zona Sul para prestigiar e participar do evento, o sarau chegou à fazer parte da programação no aplicativo Meu Ibira, mas com o intuito de conhecer e interagir com um número maior de pessoas, e também facilitar o acesso; os eventos passaram a ser realizados de forma itinerante, ocupando praças públicas, parques, ocupações culturais e casas de cultura.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 16/10 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Sarau Suburbano - Sarau

Único "SARAU" que acontece em duas cidades mensalmente, São Paulo - SP e São Sebastião-SP.
Em 2021, o Sarau Suburbano comemorou 11 anos de atividade, nascido na capital paulista, aconteceu até final de 2019 na Livraria Suburbano Convicto, de propriedade do escritor Alessandro Buzo, também idealizador e apresentador do mesmo. A partir de 2020 passou a acontecer na Giostri Livraria, no mesmo bairro do Bixiga.

Sarau Suburbano já aconteceu em edições da Virada Cultural, na Galeria Olido, na Feira do Livro de Porto Alegre, na 40a Bienal Internacional do livro de Buenos Aires na Argentina e diversos outros espaços e eventos. Já virou tema do filme “Convicto” de Sérgio Gagliard.

| Casa de Cultura São Miguel. 16/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba do Vovô com Grupo Coisa de Família - Música

Em comemoração ao “dia do idoso”, o conhecido e conceituado grupo Coisa de Família trará neste evento, clássicos do Samba Paulista e Carioca no formato de roda, prometendo uma grande apresentação para os amantes desse ritmo e gênero musical, mais que brasileiro, além de respeitado mundialmente.

| Casa de Cultura São Miguel. 16/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Batalha da Brasilândia - Recital de poesia e literatura Slam

BDB – Batalha da Brasilândia faz uma manifestação artístico-cultural que engloba os elementos da cultura hip-hop, sendo expresso por meio de batalha de rima. Oferecendo entretenimento gratuito, principalmente, ao público jovem, desenvolvendo o raciocínio crítico, promovendo debates sociais, e assegurando o direito à liberdade de expressão e fomentar a cultura local. A expansão da cultura hip-hop em defesa de sua acessibilidade a qualquer público, fazendo a inclusão social, respeitando a população e o espaço público, garantindo a liberdade de expressão com responsabilidade.

| Casa de Cultura Brasilândia. 16/10 às 15h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Projeto Samba Chic - Marco Santos & 4 in Banda - Música

O projeto visa dar novas perspectivas aos sambas tradicionais, já consagrados pelo grande público e dar voz aos novos compositores. A proposta é evidenciar o samba, por ser patrimônio imaterial da humanidade, reafirmando seu lugar na cena musical brasileira. Reapresentar os sambas tradicionais, cantores e músicos dos mais diversos estilos e gêneros da música brasileira, com nova roupagem, sem perder a essência de seu estilo.

| Casa de Cultura São Mateus. 16/10 às 16h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Bailão dos 60+Dinho Sossa/Banda - Música

"Dinho Sossa" e banda, vem conquistando seu espaço nas noites paulistanas, o músico se apresenta em diversos bailes da Melhor Idade da cidade, e em especial em sua região, na Zona Leste.

| Casa de Cultura São Mateus. 16/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Lançamento do EP da Comunidade Samba do Maria Zélia Partideiros do Maria Zélia - Música

Criada no ano de 2007, no espaço de lazer da Vila Maria Zélia, por Amigos em comum, que se encontravam para realizar aniversários e festas em uma Roda de Samba, a Comunidade Samba do Maria Zélia nasceu da ideia de oficializar estes encontros e assim firmaram no segundo domingo de cada mês, onde até os dias atuais, ocorre o samba que arrecada alimentos e distribui para famílias de baixa renda da região.

Em 2020 o Coletivo foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, onde gravaram um EP com 5 faixas autorais, que faz parte do repertório a ser apresentado na Casa de Cultura de São Miguel.

| Casa de Cultura São Miguel. 16/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Brasilândia Trap Tuor com Massaru - Música

"Mario Massaru, mais conhecido como Massaru, nasceu em 1999, e é cria do Jardim Brasil, bairro periférico da Zona Norte de São Paulo. Começou sua carreira escrevendo poesias, lançando love songs lo-fi. Em 2018, o seu trabalho foi se consolidando no trap a partir da sua primeira mixtape, Shuriken, de 7 faixas.

Em 2021, Massaru estourou o hit “Moda”, que foi um divisor de águas na carreira do Massaru. O som, que teve o clipe gravado com um iPhone 6s, viralizou no aplicativo Tik Tok, com mais de 200 mil vídeos reproduzindo sua música. A música soma mais de 12 milhões de plays no Spotify e 11 milhões de plays no Youtube. "Moda" é um trap que carrega diversos elementos do funk, o próprio trecho de sucesso faz referência a fluxos de rua, como Ruinha e Marcone."

| Casa de Cultura Brasilândia. 16/10 às 17h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO - Cia. Profanas - Teatro Adulto

O espetáculo de Teatro Performativo “fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO - Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos” de (2018), pesquisa em sua ação, a ativação e ocupação de espaços multi linguísticos, pensando as camadas do Teatro Performativo. Conta a história de Tangerine no enredo que em uma espécie de talk show solitário ao lado de sua sanfona, narra suas vivências e reflexões até se entender trans.

A partir de um enredo cômico, Tangerine leva o público através de uma conversa entre cadeiras, que são convidadas a se posicionarem ou não, partindo da ideia de que o posicionamento sempre foi uma posição. Não há separação de palco e plateia. Há cadeiras. Há microfones. Há refletores. E há frutas!

| Casa de Cultura São Rafael. 16/10 às 18h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.

 

RPW 30 ANOS – RPW Hip Hop

Grupo formado por Rubia, Dj Paul e W-Yo que comemora 30 anos de carreira neste ano de 2022. O grupo irá tocar hits como o clássico Pule ou Empurre, além das músicas que marcaram épocas como: Você está comigo, BCSP, Vergonha na Cara, Cada um com seus problemas e muito mais. Promete uma apresentação eletrizante e interativa, com performance e músicas inéditas.

| Casa de Cultura Guaianases. 16/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

As Palavras da Nossa Casa - Núcleo Teatro de Imersão - Teatro Adulto

"As Palavras da Nossa Casa'', do Núcleo Teatro de Imersão, é um espetáculo interativo e imersivo sobre o relacionamento entre uma mãe, uma filha, seu marido e a criança que perderam. Ele é apresentado exclusivamente em casarões antigos, pois sua trama se desenvolve numa casa de família no início da década de 1960. O espetáculo é indicado para o público a partir de 16 anos.

O espetáculo, ambientado no início da década de 1960, aborda temas como o amor, as cobranças e expectativas na criação dos filhos, a difícil escolha entre a carreira e a família, as diferenças entre as gerações, a falta de comunicação em relacionamentos, a esperança e os recomeços após dores profundas, numa abordagem que parte de situações e conflitos que todos já vivenciaram ou testemunharam. É impossível não se identificar com os personagens.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 16/10 às 18h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Rap, Piano e Voz - Música

A dupla apresentará os sucessos do grupo Engrenagem Urbana em uma nova roupagem.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 16/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Keila Quer Mais - Debate

"Keila tem 26 anos e é uma mulher preta LGBTQIA+ que precisa lidar com suas ambições profissionais e amorosas. Em tom de comédia romântica, a protagonista vai em busca de encontrar o emprego de seus sonhos e o amor da sua vida. Mas a realidade parece ser mais difícil do que as fantasias criadas em sua imaginação.

Assim como muitas mulheres LGBTQIA+ da mesma faixa etária, Keila mora com amigas e trabalha como atendente de telemarketing; a história se passa entre seu ambiente de trabalho, as consultas com sua terapeuta e o convívio com as amigas. Ela é uma verdadeira sonhadora, mas na tentativa de buscar aceitação sobre a sua sexualidade e a tranquilidade de uma vida estável, Keila acaba se metendo em muitas confusões."

| Casa de Cultura Campo Limpo. 16/10 às 18h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

O Quintal da Casa é para Brincar - Cia. Quatro Ventos - Apresentação Infantil

Projeto que propõe a criação de uma ambientação sensorial do espaço, no quintal do brincar. Aguçando a curiosidade das crianças e convidando os familiares a entrarem neste universo mágico da infância. As artistas irão trazer momentos de partilha e de trocas, entrelaçando a brincadeira, os brinquedos cantados e as histórias contadas.

Estimulando o enriquecimento e o valor do brincar, independentemente da idade, a vivência propõe encantar os participantes por meio das histórias, num misto de cores, cheiros, sabores, poesia e movimentos. Uma proposta para experimentar a ludicidade das trocas e partilhas, como: livros, frutas, tecidos coloridos, tapetes, almofadas, tatames, brinquedos sonoros entre outros elementos.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 18/10 às 14h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Flor de Lis Encanto - Intervenção Artística

Nesta apresentação, o grupo mostrará algumas intervenções, vivência artístico cultural e cantigas da tradição popular, convidando o público a participar.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 19/10 às 11h. Terceira Idade. Grátis. 60 minutos.

 

Uma Viagem à Disney e Broadway - Música

O Trio formado pelo pianista aclamado Fausto Ito e os vocalistas Larissa Furtado e Marcel Azevedo, interpretam clássicos de Frank Sinatra, Tony Bennett, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e contemporâneos como Michael Bublé, além de standards de Jazz de George Gershwin, Duke Ellington, Cole Porter, Irving Berlin, Jerome Kern, Erroll Garner e temas de Bossa Nova e MPB de Tom Jobim, Roberto Menescal, Cesar Camargo Mariano e Noel Rosa. Cancioneiro de interpretações virtuosas de "Night and Day", "Misty", "The Way You Look Tonight", "My Favorite Things", "Wave", "Chega de Saudade", "Besame", "Você", "Conversa de Botequim", entre outras.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 19/10 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo Cadê o amor que estava aqui? CiaVip e Fagulhas D' Arte - Teatro Infantil

A peça conta as experiências de um dedicado professor deficiente visual, que luta pela formação de cidadãos conscientes e por um mundo melhor. Com carinho, paciência e respeito, ele pede que cada aluno traga uma ideia do que seria um mundo melhor. Para sua surpresa, os trabalhos revelam que, para as crianças, é necessário mais amor à natureza e ao próximo, além de cidadania e diversidade. Ele então resolve levantar a campanha: “Cadê o amor que estava aqui?”, em que seus alunos colocam em prática suas ideias e sugestões, para um mundo melhor.

Juntos, professor e alunos aprendem sobre preservação da natureza, inclusão, respeito às diversidades e cidadania, e concluem que quando os valores individuais são trabalhados em grupo e com força de vontade, pequenas atitudes se transformam em grandes conquistas e realizações.

| Casa de Cultura São Rafael. 19/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Fuscalhaço - A Mala do Caminhante - Apresentação Infantil

"Fuscalhaço - A Mala do Caminhante'' um artista popular chega com seu fusca preto de ano 72 e sua mala, tocando e cantando, convidando o público a participar de um encontro. Ele recorda de sua infância quando adorava brincar com seus bonequinhos ou até mesmo de suas travessuras que deixavam seus pais de cabelos em pé. Diversos bonecos que saem de sua mala vão se apresentando: o Matraca que se acha o grande astro do teatro dramático, o Mandolfe - dono do circo com seu nada bravo leão Capiroto, assim ele vai carregando em sua bagagem erros, acertos, amigos, viagens, paixões e repolhos! Com Deco Morais".

| Casa de Cultura Brasilândia. 19/10 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

“Você tem medo?” - Contação de Histórias

Mainá é uma bibliotecária que adora ensinar para as crianças como funciona uma biblioteca. Conversando com o público, ela explica todo o cuidado que tem com livros e sempre prepara o espaço para uma boa leitura.

Numa manhã, sua rotina é interrompida pela chegada de Hitch, um pássaro, que entra pela janela à procura de um livro.
Mainá logo percebe que o pássaro traz com ele muitos medos e incertezas. Através de histórias, os dois irão descobrir como enfrentar os medos que temos por conta da nossa imaginação."

| Pela Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 19/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. No Céu Alvarenga. Estrada do Alvarenga 3752, Balneário São Francisco.

 

Homens, Santos e desertores - Leitura Dramática

Um garoto passa a frequentar a casa de um homem mais velho a fim de adquirir conhecimento. O homem percebe que se o garoto encontra o conhecimento que necessita, pode acabar em um beco sem saída para a sua vida.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. 19/10 às 19h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

CIA. da Chinela - Música

A Cia. Da Chinela surgiu em 2018, realizando uma pesquisa sobre música e palhaçaria. O primeiro espetáculo intitulado “Vamos Xaxar” surgiu através do repertório dos musicistas da companhia e nossa conexão ancestral familiar com o nordeste brasileiro. “Mamãe eu quero” foi criado entre 2018 / 2019 vindo dos anseios das palhaças da companhia, em relação a arte de maternar. Xô Corona é uma intervenção artística que tem o intuito de conscientizar e auxiliar as pessoas sobre os cuidados e prevenção de contágio da COVID-19.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 19/10 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Workshop de Comunicação e Arte para artistas - Intervenção Artística

"Por meio da sua exposição e divulgação, os artistas são capazes de criar conexão e influenciar o seu público e o público em geral e, desta forma, impactar todos os agentes estruturantes do mercado das artes, como os colecionadores, galeristas e marchands.

A fim de orientar melhor os artistas, a Casa de Cultura do Butantã promove o Acesso Criativo, com o artista visual e Designer Luca Silva, a fim de promover e orientar coletivos, garantindo assim uma melhor qualidade e alcance.
A arte é um instrumento de expressão, comunicação e também de linguagem. É uma permuta de energia entre o criador e o objeto criado, capaz de expor o que é não-exprimível e, simultaneamente, refletir uma necessidade de modificação pessoal."

| Casa de Cultura Butantã. 20/10 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Olim Píadas da Combuca - Apresentação Infantil

"A Combuca da Judite é um projeto sócio-cultural que tem como objetivo oferecer uma contribuição para preservação da cultura mambembe no Brasil, compartilhando: Arte, Cultura e Diversão para regiões não privilegiadas e de difícil acesso a equipamentos públicos destinados à cultura e lazer."

| Casa de Cultura Tremembé. 21/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

As Histórias de Benê - Teatro Infantil

"O Projeto “As histórias de Benê” tem como objetivo apresentar teatro infantil pensado e formulado a partir da necessidade de incentivar a leitura no cotidiano das nossas crianças. É, também, objetivado para chamar a atenção quanto a valorização da tradição de contação oral de histórias, pela abordagem envolvente e instigante. Entendemos que esses dois pilares auxiliam na formação do diálogo de cada indivíduo, que são essenciais na construção de uma melhor forma de se comunicar.

Outro diferencial de nosso projeto é trazer para a dinâmica teatral a urgência de se construir teatro olhando para o todo, incluindo surdos e deficientes auditivos como público ativo. Ou seja, o Projeto “As histórias de Benê” é arquiteto, desde a escrita do texto até a formação dos atores, na Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Todo o desenrolar da história será, pelos próprios atores, apresentado por meio dos sinais reconhecidos como meio de comunicação e expressão."

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 21/10 às 17h30. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Roda Cigana com Ingrid Ramanush - Cultura popular e tradicional

"Ingrid Ramanush: Bacharel em Matemática, Artista Plástica, Escritora, membro de honra (diretoria cultural) da Embaixada Cigana do Brasil, membro de honra da Association Santoise de Gitans - França, integrante do grupo musical Vitsa Ramanush, Diretora da Cia Cigana de Arte e Cultura."

| Casa de Cultura Tremembé. 21/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Neide Gara-Pé - Música

Neide Gara-pé traz nesta apresentação toda a riqueza dessa autêntica festa nordestina, o forró pé de serra, manifestado nos seus ritmos baião, xote, arrasta-pé, xaxado, coco, frevo. O espetáculo revisita um repertório clássico do forró, passeando por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Anastácia, Jackson do Pandeiro, Trio Mossoró, Trio Nordestino, somados a músicas autorais do grupo. Essa apresentação é bem dinâmica, dançante, indicada para todas as idades, com muita riqueza cultural e musical envolvida.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 21/10 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

K.Ö. Lab - Festival de k-pop EVE Girlgroup - Dança "O K.Ö. Lab

Um evento sobre novas culturas, para todas as idades, com temas variados relacionados à cultura K-Pop, Harry Potter, DragQueens, Moda Lolita, entre outras. Além de cosplayers e participação do Coletivo Nigeek, um grupo voltado para a representação negra na cultura Pop.

Os artistas independentes irão mostrar sua arte no “Artist alley”. E para os amantes da cultura tradicional Coreana, haverá um espaço para vestir um Hanbok (roupa tradicional coreana) e conhecer um pouco mais sobre outras artes da Coreia do Sul.

O EVE é um Girlgroup nacional de Pop que combina a diversidade dos ritmos brasileiros com o estilo K-Pop. Composto pelas integrantes Emma, Gabibs, Bela e Nacris.

| Casa de Cultura São Rafael. 22/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Iris Oliveira - Intervenção Artística

"Iris Oliveira é artista/dançarina, residente da Zona Norte. É uma disseminadora e precursora dessa arte oriental na região da Brasilândia, ministrou oficinas e workshops a respeito da dança do ventre, propagando outras vertentes da dança, que é uma das linguagens muito presentes na região.

Na atividade, Iris pretende trazer uma vivência artístico cultural sobre a dança do ventre, com intuito de valorizar essa dança e outras culturas que estão presentes no território."

| Casa de Cultura Brasilândia. 22/10 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Roda de samba do meio dia - Música

Em formato de roda de samba, a apresentação pretende contribuir sobremaneira para a manutenção da nossa cultura popular, servindo de base para as novas gerações. De partido alto, passando por Ijexás e macumbas ao samba dolente, a roda de samba do Meio Dia faz uma apresentação vibrante resgatando o melhor da cultura do samba.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 22/10 às 16h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Bailão dos 60+Dinho Sossa/Banda - Música

O Músico se apresenta em diversos bailes da Melhor Idade da cidade, e em especial em sua região, na Zona Leste paulistana.

| Casa de Cultura São Miguel. 22/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Brujas Casarão - Música

"Prepara a fantasia pois as ""Brujas"" estão soltas e vão fazer uma festa na Casa de Cultura Casarão no dia 22 de Outubro a partir das 17h. Inspirada na festividade que surgiu no século 18 com o festival celta de Samhain (termo que significa ""fim do verão""), um antigo ritual pagão que durava três dias que era comemorado pelos povos com fogueiras em homenagem ao ""Rei dos mortos"" e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.

Programação:

17h30 - Donne

18h10 - Titânia

19h30 - Okofá

20h00 - Persie

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 22/10 às 17h30. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Banda Nahawand - Música

A Banda Nahawand une músicos de diferentes países árabes para apresentar ao público brasileiro um pouco da cultura musical árabe, uma das mais antigas do mundo. Na apresentação, o público é embalado pela musicalidade dos instrumentos e dos vocais orientais e é convidado a dançar alguns dos ritmos mais tradicionais, promovendo e denotando a importância das experiências interculturais.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 22/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Match Projeto Recital Musical - Recital de poesia e literatura

"Match'' é o encontro do hip-hop/rap com spokenword. Música e literatura se encontram num espetáculo cheio de poesia e afeto com uma proposta inovadora, o projeto Match vem trazendo um repertório autoral voltado para o público jovem, com músicas e intervenções de spokenword que abordam questões da atualidade.

Para conduzir esse espetáculo sempre temos como mestre de cerimônia convidadas que além de serem cantoras, também são poetas e para que essa mistura dê match, numa levada romântica, leve e divertida elas comandam o roteiro do espetáculo convidando mc's de batalha e slamer's para participarem do projeto falando de amor, desamor e saúde mental.
Match é totalmente acessível a pessoas com deficiência auditiva, e deficiência visual.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 22/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mulheres no rock - Música

"As Prepotentes – Vem aí uma banda só de mulheres, todas artistas com experiência de pelo menos dez anos no meio musical, resolveram unir as forças em um projeto ousado: uma banda formada só por mulheres chamada às Prepotentes. A ideia é realmente bem ousada, pois até hoje bandas exclusivamente femininas são expressões minoritárias no universo musical, seja no Brasil ou no exterior. É claro que as paradas estão cheias de cantoras de vários gêneros musicais, mas raramente encontramos bandas só de mulheres, em especial no Rock, Blues e Punk – principais influências musicais desta turma.“Prepotente” é um adjetivo utilizado para ambos os gêneros, masculino e feminino."

| Casa de Cultura Butantã. 23/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Par de Duas - Circo

Par de Duas é uma apresentação que fala sobre a amizade. A peça conta a história da amizade entre Maria Silvia e Amanda, mas também das palhaças Clowndette Maria e Mussarela. Tudo começa quando as duas decidem morar juntas e precisam se sustentar. Cada uma carrega consigo suas bagagens pessoais: Personalidade, lembranças e desejos. Juntas trocam seus relicários,suas receitas,suas formas de ver o mundo e enxergam a si mesmas no reflexo do olhar da outra.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. 23/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Muc Sound - Música

"O grupo artístico MUC SOUND levará toda a estrutura necessária para fazer um espetáculo com duração de 6 horas repleto de experiências musicais onde os artistas apresentarão versões de músicas nacionais e internacionais já consagradas do reggae e composições autorais, trazendo a alegria e positividade em suas mensagens, iremos convidar diversos artistas renomados para se apresentar nesse espetáculo, e gerando uma maior interação com o público deixaremos o microfone aberto para quem quiser expor um pensamento ou ler uma poesia em cima de nossas melodias.
Intercalando essas ações teremos uma apresentação de dança jamaicana Dancehall gerando uma conexão entre os artistas com o público local, e por fim encerrando com uma apresentação das 10 cantoras convidadas do projeto Savana Dub."

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 23/10 às 15h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Masoko - Música

"A partir de encontros semanais nasce a proposta de criações artísticas influenciadas por manifestações populares que existem nas periferias de São Paulo, trazidas, em sua maioria por negros e nordestinos em diálogo com a música negra mundial.

MASOKO propõe em seu trabalho uma visita ao passado em diálogo com o presente, trazendo a complexidade da formação do nosso povo, num histórico de violências, opressões, lutas e resistências, tendo a cultura popular como parte fundamental para reflexão e imaginação de um futuro."

| Casa de Cultura Brasilândia. 23/10 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bailão dos 60+Dinho Sossa/Banda - Música

O Músico se apresenta em diversos bailes da Melhor Idade da cidade, e em especial em sua região, na Zona Leste paulistana.

| Casa de Cultura Guaianases. 23/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Allgaz - Música

Allgaz é uma banda de hardcore de São Paulo – SP, formada no início de 2014. Musicalmente nossa intenção é fazer um HardCore de qualidade e com letras marcantes, músicas com pegada que transmitem a nossa essência para o público e mostram bem porque estamos seguindo esse caminho. No início de 2016 nós lançamos o EP chamado “Lutando Para Sobreviver”, esse material serviu como porta de entrada para tocarmos em muitos lugares, foram muitas apresentações durante esse processo, tocamos em boa parte das casas que apóiam a cena independente da cidade de São Paulo, interior e litoral paulista. Em agosto de 2019 lançamos nosso último trabalho Austeridade com uma fase mais madura e letras mais politizadas sobre o atual cenário do país.

| Casa de Cultura Butantã. 23/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mulheres na Técnica - Música

"Mulheres na Técnica'' é uma iniciativa da jovem monitora cultural Julia Mauro busca estimular o interesse e a participação de todas as mulheres nas áreas técnicas de produções artísticas e tem o intuito de envolver teoria e prática das principais áreas técnicas, e o contato com as mulheres referências da cena.

Convidamos a Jess para uma vivência básica de programação e operação de mesa, e Ana Cmp para montagem e desmontagem de sistema de som. O evento terá abertura exclusiva para participação de todas as mulheres.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 23/10 às 18h. 16 anos. Grátis. 360 minutos.

 

Ovelha - Música

Ovelha, foi descoberto por Luiz Gonzaga, o rei do baião, depois de participar de uma apresentação de calouros que ele apresentava no centro da cidade. Acompanhava Luiz Gonzaga nessa empreitada a bandinha do "Camarão" que, após ver a performance de Ovelha no palco, o contratou. Depois disso Ovelha não parou mais e passou por diversas bandas locais, sempre cantando como crooner até conhecer o apresentador Chacrinha, também conhecido como 'O Velho Guerreiro', em 1977. Ovelha é cantor, músico, instrumentista musical e compositor brasileiro. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Ovelha gravou mais de 18 discos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 23/10 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Reminiscências Sertanejas - Teatro

"Recortes da vida, recortes do Ser. Ser-tão grande, intenso, imenso e distante. A partir das experiências de vida, a cena atravessa o caminho de artistas, criadores e criadoras. Histórias são apresentadas de forma a nos colocar para pensar o solo, mas não o só. Mitos, narrações, pactos, prosas e caminhadas cruzam a trajetória de caminhantes que atravessam, para encontrar o ser, o caminho de terra; vazio e cheio de histórias de luta, o caminho do asfalto; tomado pelo ferro em brasa e banhado a sangue-suor, e o caminho do mar; que aponta distantes utopias em ondas que parecem ser o fim. Histórias se cruzam de ponta a ponta de um país, para narrar uma jornada de encontros".

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 24/10 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Todo Disco Vira História - Contação de Histórias

Pegando carona na Cauda do Risco da agulha no vinil: Todo Disco Vira História. Apresentando, de maneira lúdica e cheia de encanto, a cultura musical brasileira para crianças de todas as idades, através de histórias escritas com livre inspiração em grandes álbuns nacionais. Clássicos da música brasileira são transformados em histórias infantis, colocando nossas crianças em contato com grandes mestres e mestras da nossa MPB, através da Cultura de Vinil e da literatura.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 25/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Retomada - Música

No repertório, o grupo carrega consigo a força da fala (Nhe'e em Guarani), um misto de músicas tradicionais indígenas com a batida pulsante do rap, que atravessa mais uma fronteira, e traz consigo dessa vez, toda a força da cultura indígena Guarani - Kaiowá.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 25/10 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo infantil: Sonho de Artista - Teatro Infantil

"Dois artistas saltimbancos que não se conhecem escolhem a mesma praça para realizar a mesma peça, no mesmo dia e horário. Após discutirem e chegarem a um acordo, topam apresentar juntos a fábula comum a ambos, A cigarra e a formiga. Mas com o aparecimento de uma formiga que quer ser artista, essa antiga história ganha contornos surpreendentes. Será que a formiga conseguirá seguir com o sonho de ser artista?"

| Casa de Cultura Brasilândia. 26/10 às 15h. Livre. Grátis. 55 minutos.

 

Cantores de Rádio - Intervenção Artística

A Era de Ouro do Rádio, marcada pelas décadas de 40 e 50, é revivida neste teatro de bolso por três artistas que convidam o público da melhor idade a sortear cartas simulando pedidos de músicas dos radiouvintes da época e, com isso, a descobrirem juntos a programação do dia num momento de grande nostalgia. Através de sucessos como Conceição de Cauby Peixoto, Rosa de Pixinguinha, Hino ao Amor de Dalva de Oliveira, entre outros, o público é estimulado a participar de forma ativa da programação cantando junto com os artistas, acompanhando cenas de radionovela, relembrando canções de comerciais antigos e mostrando, também, seu talento individual no quadro “Cantores de Chuveiro”, um espaço para que cada participante possa cantar e brilhar como se fosse uma grande estrela da Era de Ouro do Rádio.

| Casa de Cultura Butantã. 26/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Trio Marrom - Música

Trio Marrom, autêntico forró de raiz, conhecido também como pé de serra, nasceu da junção de 3 professores da cultura nordestina, em 1983. O nome veio da vontade de solidificar esta cultura regional e assumir em definitivo as origens do baião. O trio é conhecido no cenário musical brasileiro pela ótima harmonização, tradicional levada e também pelo fato de seus integrantes já terem tocado com grandes feras.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 28/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Voz, Violão, Atabaques e Rimas - Música

Em Outubro acontece Voz, Violão, Atabaques e Rimas, a junção perfeita com artistas mulheres da cena musical da zona sul de São Paulo. A atividade será no Espaço Cultural Casa Delas. Show de Drika Ferreira.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 29/10 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

“Sonho Bom” - Música

"Em seu primeiro EP solo “Sonho Bom”, lançado em novembro de 2021, a cantora expressou o melhor do forró contemporâneo, conseguindo mais de 10.000 views no YouTube e conquistando público de outros estilos. Explorando novas vertentes, em março de 2022 lançou o inédito forró-maracatu “Cuida de Mim”, composto por Mestrinho e Elton Morais. Valentina levanta a bandeira feminista expandindo ainda mais seus horizontes musicais.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 26/10 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Quintal da Casa é para Brincar - Cia. Quatro Ventos - Apresentação Infantil

Projeto que propõe a criação de uma ambientação sensorial do espaço, no quintal do brincar. Aguçando a curiosidade das crianças e convidando os familiares a entrarem neste universo mágico da infância. As artistas irão trazer momentos de partilha e de trocas, entrelaçando a brincadeira, os brinquedos cantados e as histórias contadas.

Estimulando o enriquecimento e o valor do brincar, independentemente da idade, a vivência propõe encantar os participantes por meio das histórias, num misto de cores, cheiros, sabores, poesia e movimentos. Uma proposta para experimentar a ludicidade das trocas e partilhas, como: livros, frutas, tecidos coloridos, tapetes, almofadas, tatames, brinquedos sonoros entre outros elementos.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 28/10 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos. Primeira Infância.

 

Jujuba La Luthadora x Chicote la Muerte - Circo

Jujuba é uma viajante para uma festa no Peru, Chicote é um fiscal de fronteira recém-empossado, ambos se encontram em uma fronteira inesperada bem no meio do caminho do Peabiru, um caminho ancestral que corta a América do Sul em direção ao Sol. Em algum lugar dessa estrada, onde nada pode, nem aqui, nem ali, nem lá, muito menos acolá,a única forma de acabar com tantas proibições é enfrentando um duelo contra a morte!

| Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. 28/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cabaré Mafalda - Apresentação Infantil

No picadeiro de um circo, a palhaça Mafalda Mafalda apresenta seu "Cabaré Internacional",com sua trupe excêntrica e atrapalha, ela faz de tudo para que o grande espetáculo se realize,mas nem sempre tudo sai como esperado. Todos juntos nos garantem muito riso e confusão com seus números clássicos, cenas cômicas e musicais e habilidades circenses.

| Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. 28/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mario descobre o Brasil - Teatro Adulto

Utilizando os três recursos que trouxe a inovação a arte cênica em sua entrega ao produto final ao espectador. o ator vive as últimas cenas da vida de Mario de Andrade , com seus poemas e trechos de seus textos, mostrando imagens da vida real de Mario de Andrade , vai transportando o público para a semana de 22 .

| Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. 28/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cabra é Fêmea, é show!!! - Música

"Cabra é Fêmea é um trio de forró de rabeca, nascido em São Paulo, Formado por mulheres que visam o empoderamento feminino, a representatividade, a liberdade do corpo de padrões patriarcais, além de denunciar a homofobia, o racismo e o etnocentrismo. O grupo tem como elemento o primeiro instrumento melódico utilizado no forró, que até hoje é encontrado em diversas manifestações populares: a rabeca. Instrumento que é tocado majoritariamente por homens e vem ganhando cada vez mais a representatividade feminina. Se apropriam de ritmos como o coco, baião, maracatu e forró, apresentando releituras de clássicos como Luiz Gonzaga, Carmélia Alves, Dominguinhos, entre outros nomes, trazendo também canções autorais relacionadas ao poder feminino.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 28/10 às 21h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tramas - Encontro de Artistas Visuais - Grafite

Tramas- Encontro de Artistas Visuais. Em outubro acontece a ação de pintura do Espaço Cultural Casa Delas, localizada na Zona Sul de São Paulo. As artistas Ross e Alexia marcam presença no espaço da casa e contam suas histórias através de seus traços e cores.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 29/10 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

“O Show de Talentos da Kimberly” - Teatro Adulto

Kimberly é uma máquina de escrever que apenas busca aprovação por seus nobres talentos cênicos. Sem perceber, ela cai num processo irreversível de transformar-se em um ser humano.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 29/10 às 16h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Outras Marias...E agora? - Teatro Adulto

Outras Marias... E agora? Propõe uma reflexão sobre a condição da mulher dentro de uma sociedade impregnada de resquícios patriarcais, onde sua voz e ponto de vista são ignorados e os abusos são tolerados e vistos como consequências das ações das próprias vítimas. No enredo, histórias de várias personagens se cruzam dentro de um universo fantástico carregado de angústia e incertezas tendo como pano de fundo um hospital psiquiátrico!

| Casa de Cultura Tremembé. 29/10 às 16h. Livre. Grátis. 160 minutos.

 

Tramas - Encontro de Artistas Visuais - Debate

Tramas - Encontro de Artistas Visuais. Em outubro acontece o debate de ideias entre artistas, a fotógrafa Mar e Tabatha Mota. Uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho de artistas visuais e trazer ao público a importância da cultura sendo tecida por mulheres que trabalham e vivem de suas artes nas mais diversas linguagens.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 29/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

TTINA in Halloween + Jacksons Tributo - Música

Para compor a programação do 1º HallowScience, TTINA e a Banda Nirah traz uma apresentação cheia de canções místicas e sucessos para sacudir qualquer festa de halloween. Ainda haverá uma homenagem ao Rei do Pop e do dia das bruxas: Michael Jackson! Happy Halloween!

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 29/10 às 16h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Projeto Acolhendo Hip-Hop Sul - Fubá – uma receita para o tempo - Teatro Infantil

"Um bolo de fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita. O café da tarde se anuncia e sem o bolo, não há café. As pistas para aquilo que falta podem estar nas histórias, que devem ser saboreadas antes do pôr-do-sol. Ou: uma avó prepara seus netos para sua partida. Os netos, por sua vez, transitam entre as lembranças de sua infância, as lembranças da avó e o lembrete constante de que a cada minuto que passa, é preciso ter coragem para crescer. Uma homenagem aos afetos e à memória de todas nossas avós."

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 29/10 às 16h. Livre. Grátis. 75 minutos.

 

Claudya em " A nossa bossa sempre jovem" - Música

A Bossa Nova Sempre Jovem é a nova apresentação de Claudya onde interpreta sucessos da jovem guarda e seus. Acompanhada do pianista e arranjador Alexandre Vianna, costurando toda a sua trajetória, até chegar na música "Não Chores por mim Argentina", que a consagrou nacionalmente, do espetáculo "Evita".

| Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. 29/10 às 16h30. Livre. Grátis. 75 minutos.

 

Dj Zeme Convida Realidade Cruel - Música

"Dj Zeme com mais de 3 décadas no cenário hip hop convida o grupo realidade cruel que também segue na mesma trajetória pela luta do rap , eles se unem para realizar uma apresentação muitas letras conscientes, batidas fortes"

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 29/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Maria, eu - Música

A artista periférica da zona sul de São Paulo, Carolina Maria é cantora, compositora e poeta, transita entre diversos gêneros musicais como o Forró, Samba, MPB, Pop, R&B, RAP e isso é resultado de sua vivência na periferia urbana e caatinga nordestina de onde sua família se origina. Na mistura da poesia marginal de uma vida periférica e melodias do agreste baiano, Carolina Maria tem muito a dizer. No espetáculo “Maria, eu” a cantora apresenta música autoral que surgem a partir de seus processos para se entender enquanto corpo existem em todas as esferas da vida sendo palpável em sua fala (e canto) o amor, o ser, a realidade e o sentir.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 29/10 às 17h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Essa Gente Que Menstrua - Teatro Adulto

Quatro Amazonas cravam as trincheiras da luta contra o patriarcado diante dos olhos do Público. Com seus Corpo— Mulheres, grávidas da experiência de ser o que se é – Mulher no Século XXI- , buscam parir o caminho para um novo tempo.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 30/10 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show "Pesadão" - Música

"O cantor e instrumentista paulistano, que começou sua carreira em 2000, lançou sua primeira apresentação no ano seguinte, intitulada Minha vida. Tendo grande êxito durante o período de iniciação e preparação para trabalhos posteriores. Em 2006 já como vocalista do Quarteto Severina, lança a apresentação “Arroxa” levando a banda a se apresentar pelos maiores palcos do estado. Após algumas temporadas e gravações como “acelera coração”, em 2015 gravou junto com o Trio Sabiá a faixa “Bolinha de mim” no disco de comemoração aos 30 anos de forró.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 30/10 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Reminiscências Sertanejas - Teatro Adulto

"Recortes da vida, recortes do Ser. Ser-tão grande, intenso, imenso e distante. A partir das experiências de vida, a cena atravessa o caminho de artistas, criadores e criadoras. Histórias são apresentadas de forma a nos colocar para pensar o solo, mas não o só. Mitos, narrações, pactos, prosas e caminhadas cruzam a trajetória de caminhantes que atravessam, para encontrar o ser, o caminho de terra; vazio e cheio de histórias de luta, o caminho do asfalto; tomado pelo ferro em brasa e banhado a sangue-suor, e o caminho do mar; que aponta distantes utopias em ondas que parecem ser o fim. Histórias se cruzam de ponta a ponta de um país, para narrar uma jornada de encontros"

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 30/10 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

DJ Marit no HallowScience - Música

A Dj Marit vem para duas apresentações aqui na Chico! Uma no dia 26/10 na festa de halloween das escolas públicas do Ipiranga e no dia 29 de Outubro ela que vai comandar a festa de encerramento do HallowScience 2022.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 29/10 às 21h. Livre. Grátis. 140 minutos.