CCJ festeja Dia Nacional dos Quadrinhos com Semana de Eventos

Imaginação sem limites, tiras em seqüência, desenhos de traços variados, histórias diversificadas que permeiam tanto as histórias infantis como o universo do erotismo, entre outros temas, são algumas das características que fazem das histórias em quadrinhos a preferência de muitos leitores. Em sua primeira edição, o projeto Semanas Temáticas, do Centro Cultural da Juventude, associa essa paixão de adultos e crianças a aspectos singulares da cidade de São Paulo. O evento, composto de oficinas, palestras, exposição e lançamento de livro, festeja o Dia Nacional dos Quadrinhos, 30 de janeiro.

Na programação, os professores Gazy Andraus e Nobuiochi Chinen coordenam, entre os dias 23 e 31, oficinas sobre quadrinhos alternativos e quadrinhos na internet. O cartunista e ilustrador Spacca apresenta, dia 22, a palestra Literatura em quadrinhos. Autor de Santô e os pais da aviação, trabalho premiado pela HQMix como melhor roteiro, edição especial e desenhista, Spacca fala de sua experiência e da importância dos quadrinhos na literatura.

O mercado editorial e o processo de publicação de novos autores é tema do encontro coordenado pelo jornalista Paulo Eduardo Ramos, co-autor do livro Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. Os mangás (estilo próprio de desenho e movimento do Japão) serão apresentados por Sonia Maria Bibe Luyten, pioneira nos estudos acadêmicos dos quadrinhos japoneses no Brasil.

Para traçar um panorama sobre a evolução do mercado no Brasil, o convidado é Roberto Elísio, autor de livros como Para reler os quadrinhos Disney e História em quadrinhos infantil: leitura para crianças e adultos. O encerramento fica por conta de Gual, criador e organizador da principal premiação de quadrinhos do gênero no país, HQMix, falando do humor gráico e as diversas formas de se construir uma história. Dia 31, às 19h, será lançado o livro O pagador de promessas, de Eloar Guazzelli. A obra é uma quadrinização da peça homônima de Dias Gomes.

Durante toda a semana estarão expostos trabalhos sobre a cidade de São Paulo, criados por cartunistas renomados como Laerte, Lourenço Mutarelli e Paulo Caruso.

Veja a programação