Cine Olido Brasil reúne filmes co-patrocinados pela SMC

Reunir produções cinematográficas contempladas pelos concursos de Co-Patrocínio para Produção ou Finalização de Filmes - programa de fomento paulistano ao audiovisual, da Secretaria Municipal de Cultura - é a proposta da Cine Olido Brasil, mostra em cartaz de 25 de janeiro a 10 de fevereiro na Galeria Olido. Composta de 44 títulos, entre curtas e longas-metragens de animação, ficção ou documentário, a programação conta com filmes lançados nacionalmente entre 1992 e 2008.

A produção mais recente que chegas às telas de diversas capitais brasileiras é o desenho Garoto cósmico, de Alê Abreu. Com estréia marcada para dia 11 de janeiro, o longa narra as descobertas de dois meninos e uma garotinha do futuro que saíram do planeta sem graça e previsível onde moravam para conhecer uma nova forma de viver, alegre, colorida e cheia de aventuras, no mundo regido pela trupe do Circo Giramundos.

Para dublar alguns personagens, foram convidados intérpretes que nunca tinham se aventurado na área da animação, como os cantores Belchior e Vanessa da Mata – ela também está na trilha sonora junta-mente com Arnaldo Antunes – e o ator Raul Cortez, em seu último trabalho no cinema.

Segundo o diretor, seu maior desejo é que as crianças aproveitem ao máximo. “Espero que a garotada embarque na viagem dos personagens e continue brincando nela depois do filme”, confessa. O apoio do co-patrocínio foi fundamental para a concretização do projeto. “Os R$ 350 mil obtidos foram o primeiro prêmio que recebi. A partir desse incentivo, passei a acreditar na viabilidade do trabalho, pois fazer um longa-metragem de animação no Brasil não é fácil”, diz. Na mostra da Galeria Olido, o desenho será exibido dia 3 de fevereiro, às 15h. 

Fazem ainda parte da programação produções lançadas em anos anteriores, como A via láctea, de Lina Chamie (recentemente exibida nos cinemas), Antônia, de Tata Amaral, e Quanto vale ou é por quilo, de Sérgio Bianchi.

Estão abertas, até 18 de fevereiro, inscrições para interessados em participar do Concurso de Co-Patrocínio para Produção de Filmes de Longa-Metragem de Ficção – edital 4/2007. Os projetos devem ter algum vínculo cultural com a cidade de São Paulo.

Veja a programação