Programação de Julho - Centros Culturais

Confira a programação completa

l CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE l 

AulA 1
Performance + Artes Visuais
02/07
20h
60 min.
14 anos
Sinopse: AulA 1 é um espetáculo-prática-pedagógica aberto à participação do público, que privilegia as dimensões criativas da experiência coletiva e suas fricções colaborativas através da poética da performance educacional. O conteúdo transmitido durante a prática é uma série de gestos elaborados a partir das coreografias recorrentes nas performances “abravanadas”, conhecidas como abravanaçoes e realizadas entre os anos de 2004 e 2015 – as “abravanações” são ações individuais e coletivas feitas nas ruas, galerias e museus de São Paulo e de outras cidades do Brasil.

Jonatan + Number Teddie
Música
08/07
20h
60 min
14 anos
Sinopse: J O N A T A N é um cantor e compositor pop independente que explora o universo LGBT+ em suas músicas. Seu projeto de estreia, Algo Aconteceu, é constituído inteiramente por canções autorais que abordam o processo de descoberta sexual do artista. Number Teddie se considera um compositor que canta. Nascido e criado em Manaus, começou a cantar com 3 anos e explora suas habilidades artísticas nas coxias dos teatros de Manaus. Ele se considera uma clássica “theater kid”.

LED´Azeda
Teatro Infantil
07/07
14h
50 min
Livre
Sinopse: Ledazeda é um musical divertido para todas as idades. A linguagem do teatro para infâncias dá passagem a um espetáculo onde despertam-se reflexões sobre relações sensíveis, sobre respeito, diversidade e empatia inclusive entre crianças e adultos. Há também a possibilidade das amizades mais diversas em cheias de afeto. Leda e Ada em nada se parecem, mas se completam num encontro sincero e potente.

Núcleo de Pesquisa FLEXÕES - um estudo sobre a pluralidade
Residência
23/07
19h
60 min
18 anos
Sinopse: André Medeiros Martins, ator e performer, lançou em 2011 uma publicação impressa com o título deste núcleo de pesquisa. Após mais de uma década, visto que questões sobre gênero e sexualidade mudaram drasticamente, o artista se interessou em criar este núcleo para produzir novos materiais. André convidou profissionais de diversas áreas (cinema, teatro, performance, fotografia, dramaturgia) que tenham pesquisas individuais sobre o tema, para uma série de encontros para dividir esse material e fomentar diálogos.

l CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE l

Dia do Funk
Música
08/07
15h
Livre
Sinopse: O funk se tornou um dos principais ritmos representantes da periferia e confirma a potencialidade das narrativas que lá surgem. Se coloca como uma forma de resistência, ao vir de uma cultura invisibilizada por grande parte da sociedade, e coloca em pauta questões urgentes a serem debatidas, como o racismo e o preconceito de classe. Historicamente, produções culturais concebidas pelo movimento negro são alvos de preconceito, como o rap, o samba e a capoeira - estes dois últimos chegaram a ser proibidos no passado e, hoje, são dois dos maiores representantes da cultura nacional - ou então manifestações culturais ligadas a religiões de matriz africana, tais como a umbanda e o candomblé.
Programação:
15h - Roda de Conversa com Quebrada Cult
Chavoso da USP/Vinaum/Layne
19h - DJ Ak1n
20h - DJ Bonekinha Iraquiana
21h - DJ Ramemes
22h - Irmãs de Pau

Festa Julina PCD
Música
15/07
16h
Livre
Sinopse: Festa Julina PCD com o tema acessibilidade. Um festival inclusivo com artistas PCD, com público PCD de diversas regiões da cidade. Um evento que vem ganhando força no seu segundo ano no CCJ e contará com a presença de organizações sociais e associações ligadas ao tema, com barracas, brincadeiras e comidas típicas, além de palestras e atividades especiais.

Luciana Mello
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Música
29/07
18h
60 minutos
Livre
Sinopse: Luciana Mello veio dos mais diferentes palcos. Dos palcos da dança, teatro musical, da televisão e dos palcos de shows! Nascida em São Paulo no dia 22 de janeiro, ela começou sua trajetória na música ainda criança cantando ao lado do pai, Jair Rodrigues, quando gravou a música “O Filho do Seu Menino” de Hildo Hora. Acompanhada por excelentes músicos da cena musical brasileira, a artista passeia pelo seu repertório de grandes sucessos pops como “Assim Que Se Faz”, “Simples Desejo”, “Olha Pra Mim”, “Prazer e Luz”, “Tchau”.
AJuliacosta

Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Música
29/07
18h
60 minutos
Livre
Sinopse: A Multiartista AJúliacosta traz um Show repleto de potência feminina e empoderamento preto, com faixas de seu EP Intitulado AJU, Não foi do Nada e Homens como Você é o Suficiente. O repertório atravessa questionamentos pessoais de autoconhecimento, e provocações ligados à indústria do rap, força e potência da cultura negra no Brasil.

l CENTRO DE CULTURAS NEGRAS l

Baile Samba Rock CCN
Música
07/07
19h
180 min
Livre
Sinopse: Baile do Samba O Baile do Samba Rock do CCN é um baile comemorativo que traz a vivência do samba-rock e black music de São Paulo, com objetivo real de aproximar os munícipes do Centro de Culturas Negras a um momento de lazer e inserção na cultura do samba rock, uma dança oriunda das periferias de São Paulo que traz em suas origens diversas vertentes da cultura afro como samba, R&B, charme, flashblack e rap, entre outros.

Tempero Nordestino
Múltiplas linguagens
09/07
19h
60 min
Livre
Sinopse: Lene Fernandes foi embalada no berço da música do Nordeste. Filha e neta de nordestinos, bebeu da fonte e acompanhou os trabalhos musicais de Fagner, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, entre outros. O grave da zabumba, o som metálico do triângulo é o gingado da santana vão ditar o ritmo do show Tempero Nordestino, que inclui um passeio pela música nordestina.

Aniversário do CCN com premiação, shows e mais afrobrasilidades
Aos 43 anos, o Centro de Culturas Negras promove o 1º Prêmio Destaque CCN 2023, que homenageia funcionários, coletivos, artistas e participantes que ajudam a criar e recriar o tradicional espaço cultural do Jabaquara. Paralelamente acontecem apresentações musicais que ocupam todo o final de semana. Entre elas, Sandra Sá apresenta clássicos de sua carreira com MPB, soul, samba e funk.
Mucambada convida Festejo de Cultura Popular
15/07/ 17h / 90 min / Livre / Gratuito
Premiação com apresentação de Ailton Graça
16/07 / 14h / 180 min / Livre / Gratuito
Show Funk como le Gusta
29/07 / 12h40 / 60 min / Livre / Gratuito
DJ Hum com Expresso do Groove (Lino Krizzi, Tio Fresh, Kaion e Cris SNJ)
29/07 / 15h / 120 min / Livre / Gratuito

Festival Mãe Preta
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
23/07
14h
80 minutos
Livre
Gratuito
Evento com performance da bailarina Vick Fonseca, bate-papos e feira de gastronomia sobre culinária da diáspora africana, presença do Movimento Cultura Preta ,Preste Atenção e show intimista da cantora e modelo NaLLa.

l CENTRO CULTURAL DA PENHA l

FESTIM
Música e gastronomia
1 a 29/07
Sábados 18h30
Palco Deck
90 min
10 anos
Sinopse: FESTIM é o projeto dentro das propostas de ativação da copa e do novo palco nos fundos do CCP. Todos os sábados do mês teremos uma dupla ou trio musical se apresentando, e em nossa copa será servido comidinhas e bebidas. (em fase de curadoria dos grupos e cozinheiros)

Sexta do Riso
Teatro/humor
7 a 28/07
Sextas 20h
Teatro Martins Penna
60 min
14 anos
Sinopse: Sexta do Riso, projeto sucesso de público, oferece um artista do humor para se apresentar no palco do Teatro Martins Pena, dentro do Centro Cultural Penha.

Cia Terezinha no CCP
Literatura
15 a 29/07
Sábados 15h
Hall da biblioteca
50 min
Livre
Sinopse: Fundada em 2013, A Cia Terezinha tem a pesquisa como importante instrumento de trabalho e todo o universo da narração oral e escrita, a cultura popular e o folclore nacional e mundial, bem como a literatura infantil, como fontes de inspiração. Música ao vivo, brincadeiras, parlendas, cantigas, adivinhas, brincadeiras cantadas, trava-línguas, rodas, cirandas, objetos cênicos, manipulação de bonecos e fantoches confeccionados pela própria Cia são alguns dos recursos lúdicos utilizados nas apresentações. Mistura teatro, música, literatura e ludicidade.

Diversidança
Dança
08/07
15h
Espaço Mário Zan
60 min
Livre
Sinopse: Esse espetáculo é uma imersão, e você decide até que ponto deseja ir. Haverá momentos de escolhas, outros de interação e até um momento que o visitante poderá tirar os sapatos e dançar. A Cia Diversidança é uma companhia de dança contemporânea com 16 anos de existência, atuante no extremo sul de São Paulo, com sede atual no Espaço Cultural CITA, situado na região do Campo Limpo. O projeto tem como objetivo difundir a dança a partir da periferia da Zona Sul com a apresentação do espetáculo Tirem os Sapatos e Dancem Conosco, que é interativo e tem como objetivo convidar o público para dançar junto com o elenco.

Penha Rock Celebra
O Dia Mundial Do Rock
No Centro Cultural Penha a data será celebrada nos dias 15 de julho (sábado) e 16 de julho (domingo) trazendo artistas que já têm sedimentado o nome no gênero.
Música
15, 16 e 30/07
15/07 | 18h | Allen Key - heavy metal
15/07 | 20h | Seventh Seal - heavy metal
16/07 | 18h | O Preço - punk rock
16/07 | 20h | Inocentes - punk rock
30/07 | 20h | Ratos de Porão - punk rock


Teatro Martins Penna
60 minutos
+12 anos
Jurema Pessanha
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Música
29/07
20h
Teatro Martins Penna
60 min
12 anos
Jurema Pessanha apresenta o show em homenagem a Dona Ivone Lara, Clementina, Jovelina e Leci Brandão. Nascida na zona leste de São Paulo, vivenciou e atuou em várias apresentações musicais até que, no ano de 2000, participou de sua primeira gravação como backing vocal no CD Riqueza do Brasil, de Quinteto em Branco e Preto, acompanhando os mesmos em várias apresentações.

l CENTRO CULTURAL GRAJAÚ l

I Arraiá Grajaú
Festa Julina
08/07
10h
Calçadão Cultural Grajaú
720 min
Livre
O I Arraiá Grajaú é uma iniciativa tripla que envolve o CDC Tancredo Neves, Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio e projetos sociais do território. A ideia é proporcionar momentos de lazer, cultura e resgate de tradições regionais. O CCG está apoiando a iniciativa, pois está localizado exatamente no meio desses dois pólos: a Escola de Samba e o CDC.

Batalha Grajaú Rap City
Música
13/07
19h
Calçadão Cultural Grajaú
180 min
Livre
O projeto, que já é uma tradição no CCD, oferece mais uma edição com convidados do rap para se apresentar no palco do Centro Cultural Grajaú, em seu calçadão.

Sarau do Grajaú
Multi-Linguagem
15/07
19h
Hall
120 min
Livre
Sinopse: O Coletivo Sarau do Grajaú iniciou suas atividades em janeiro de 2014 e durante esses mais de nove anos de trajetória ininterrupta, sempre buscou dar voz à comunidade periférica, promover eventos e participar ativamente da vida cultural e social do Grajaú e entorno. O Coletivo abarca as mais diversas linguagens artísticas, que vão da música à literatura, exposições de artes e fotografias, até a promoção de ações sociais e produção de documentários.

Caravana Encantada
Teatro Musical
16/07
16h
Teatro
60 min
Livre
Sinopse: CARAVANA ENCANTADA é um espetáculo musical formado por uma trupe de músicos, atores, brincantes e pesquisadores que brindam o público com uma rica mostra de raízes populares com diferentes ritmos tradicionais brasileiros como Bumba Meu Boi, Congada, Côco, Jongo, Ciranda e outros, entre canções autorais e releituras originais inspiradas em ícones populares. O espetáculo inclui dança e contação de histórias, o que garante uma experiência rica e diversa para toda a família.

Funk na Praça
Música
22/07
14h
Calçadão Cultural Grajaú
420 min
Livre
Sinopse: O Projeto Funk Na Praça valoriza os artistas do gênero do funk, e tem como objetivo também incentivar os artistas locais. O projeto é realizado em locais públicos com entrada gratuita e nesta edição apresenta DJ RR, MC Menor da VG e MC PP da VS.

6ª Edição de Apoio à Música - Festival GRC
Música
29/07
14h
Calçadão Cultural Grajaú
480 min
Livre
Sinopse: O Grajaú é um dos lugares com maior nível desigualdade social e cultural do Estado de São Paulo. Por isso o Festival GRC promove batalhas de MCs, incentivando a literatura com a troca de livros e fazendo campanhas de agasalho para pessoas em situação de rua. Serão 16 MCs sorteados para “duelarem” entre si, de forma eliminatória. O campeão da noite ganha vaga direto para a grande final, além de três artistas locais para fazerem suas apresentações e divulgarem seus trabalhos. O público interage e interfere diretamente nos resultados, pois é ele quem foi o melhor da noite.

l CENTRO CULTURAL OLIDO l

Irmão Pequeno
Teatro lambe Lambe
01/07
14h
Corredor
120 min
Livre
Sinopse: Como estratégia de incentivo à leitura, a proposta da caixa de teatro lambe-lambe homenageia a poesia do autor Mário de Andrade com a adaptação do poema Rito do Irmão Pequeno e com manipulação de imagens. Além de provocar um primeiro contato com a poética de Mário de Andrade há também o desejo de fornecer 3 minutos de contemplação artística ouvindo o poema e vendo as imagens, trazendo a magia do teatro miniatura e da poesia num encontro onde apenas o espectador pode descrever.

Baile do Batuca
Dança
07/07
18h
Vitrine da Dança
180 min
Livre
Sinopse: Baile do Batuca traz a união das cultura samba-rock e do hip hop, unindo o acústico com músicas eletrônicas, uma mistura de culturas afrodescendentes ancestrais e futurísticas. Apresenta música, dança, projeções artísticas e inclusão social. A participação principal do evento é o artista Gerson Batuca, DJ e mestre de cerimônias.

Ballroom Fokatrua
Dança
08/07
18h
Vitrine da dança
180 min
Livre
Roda de conversa, DJ set com Tayan e Lucas Navarro, performances e intervenções livres com categorias da cultura ballroom, além de muitas convidadas da Casa Dy Fokatrua.
Escute Só (Curadoria Mulheres e Cultura Digital)

Arte e Cultura Digital
12/07 á 12/08
18h
Corredor
Duração: o dia todo
Livre
Sinopse: Intervenção de sensibilização à escuta. Paisagens sonoras acessadas através de QRCodes e provocações textuais impressas serão inseridas em pontos estratégicos no espaço. Renata Roman é uma artista transdisciplinar. Pesquisa as poéticas de escuta. Seu trabalho transita entre instalações, intervenções, rádio-arte, música experimental e práticas diversas para escutas compartilhadas.

La Caravanna Orquestra
Música
15/07
18h
Vitrine da Dança
Duração
Livre
Sinopse: La Caravana Orquestra é fruto do multiculturalismo paulistano. Formada por 11 musicistas de países como Cuba, Chile, Venezuela e Brasil, a banda reverencia em seu autêntico baile latino a música afro-caribenha das grandes orquestras, trazendo ritmos como mambo, cha-cha-cha, cumbia e bolero, mantendo a tradição da salsa na capital. Para o show "Viva Latinoamérica", um repertório especial calcado em grandes vozes da música latino-americana, como Célia Cruz, Omara Portuondo e Leonor González Mina, com clássicos das músicas cubana e colombiana.

Manual De Instalação (Curadoria Mulheres e Cultura Digital)
Arte e Cultura Digital
28/07
18h
Vitrine da Dança
160 min
Livre
Sinopse: Uma proposta de corpo-arquitetura sobre como corporificar os espaços. A presença ativa é instigada por dispositivos interativos criando camadas do inesperado, sempre aberto a mais possibilidades de movimento. É uma jornada psicocorporal e fenomenológica com base na coreologia de Rudolf Laban e uso de diferentes linguagens e técnicas audiovisuais para instalações imersivas interativas. Laura do Lago (VJ Lagolagoa) é artista visual, bailarina e arquiteta. A relação entre corpo e tecnologia norteia sua pesquisa poética que busca materializar e espacializar conceitos da metafísica chinesa.

Tributo ao Renato Russo
Mês do Rock
Música
28/07
18h
Vitrine da Dança
160 min
Livre
Sinopse: Mendonça convida para celebrar o rock nacional através da obra desse importante e emblemático artista brasileiro, Renato Russo. Conhecido por suas letras poéticas e arranjos fáceis de 3 acordes, Renato ainda é cultuado como um dos mais importantes roqueiros do nosso cenário musical, atravessando e inspirando gerações. No melhor estilo Punk-Rock, essa apresentação foi pensada para acontecer em julho (mês do Rock) na vitrine da Galeria Olido, criando uma atmosfera de interação entre a cidade e o som. Uma sensação intimista de ensaio na garagem. Uma pequena instalação/ exposição de alguns figurinos e objetos será pensada pra ambientar vitrine e espaço.


l POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY l

Vale à Pena!
Circo
1/07
14h
Local: Praça da Balança - Parque Chácara do Jockey
60 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Com essa questão, Palhita acorda com as galinhas, pega os ovos e os leva para o povo. Pouco importa quem nasceu primeiro, mas para que se nasceu e ela acredita mesmo que nasceu pra ser artista. Entre um ovo e uma galinha, de grão em grão, vai brincando de viver seus sonhos. A partir desse manifesto, mergulha no universo de histórias das mulheres da sua família e as entrelaça com a palhaçaria para manifestar, por meio do riso, suas inquietações, fracassos e vitórias.

Todo Disco Vira História
Música
8/07
14h
Local: Praça da Balança - Parque Chácara do Jockey
60 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: Apresenta, de maneira lúdica e cheia de encanto, a cultura musical brasileira para crianças de todas as idades, através de histórias escritas com livre inspiração em grandes álbuns nacionais. Clássicos da música brasileira são transformados em histórias infantis, colocando crianças em contato com grandes mestres e mestras da nossa MPB, através da cultura do vinil e da literatura.

Cocada do Candearte
Cultura popular
15/07
11h
Local: Praça da Balança - Parque Chácara do Jockey
60 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: Atividade que celebra a cultura popular brasileira. Guiados pelo Mestre Geraldo Magela do Brasil, o grupo Candearte convida para cantar e dançar samba de coco. Criado com o trabalho em arte e cultura popular, o grupo realiza eventos, oficinas e shows na temática da cultura popular: bumba-meu-boi, samba de coco, cocada, ciranda e o cacuriá, entre outros ritmos.

A Casa de Farinha do Gonzagão
Teatro
15/07
13h
Local: Praça da Balança - Parque Chácara do Jockey
60 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: Teatro-baile baseado na obra de Luiz Gonzaga, dividida em três partes sem intervalo. 1ª Parte: Baile Saudando o Sertão, no qual o elenco recebe o público com bebida, comida e dança. 2ª Parte: Peça teatral baseada na obra de Luiz Gonzaga, com personagens das músicas do autor que são transportados para uma casa de farinha. 3ª Parte: Baile O Forró de Mané Víto, um arrasta pé ao vivo com o repertório de Gonzaga.

Festa Julina do Parque Chácara do Jockey - Quadrilha Levanta Poeira
Festa Julina
15/07
10h
Livre
Gratuito
Sinopse: Parte da programação da Festa Julina do Parque Chácara do Jockey, o grupo Quadrilha Levanta Poeira traz brincadeiras e performances que recriam uma quadrilha julina.

Funmilayo Afrobeat Orquestra
Música
22/07
13h
Local: Praça da Balança - Parque Chácara do Jockey
60 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: A Funmilayo Afrobeat Orquestra apresenta o show de lançamento de seu primeiro disco, Funmilayo. A banda apresentará novas composições, frutos do projeto agraciado pelo edital Rumos Itaú Cultural - 2019/2020. Partindo do afrobeat como principal influência, apresenta composições coletivas que foram inspiradas pela trajetória artística e intelectual de mulheres negras brasileiras somadas às experiências particulares de cada integrante.

l TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO l

Sarau Casa Amarela
Literatura
07/07
20h
Local: Palco
120 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: Encontro poético musical com um convidado especial, cuja obra é apresentada e discutida pelos demais participantes. Durante o evento ocorre o lançamento da produção literária, poética ou musical de dois autores, com apresentação, venda e autógrafo de suas obras. Após o lançamento, o microfone é aberto para que os visitantes possam participar. A Casa Amarela, espaço cultural localizado em São Miguel Paulista (SP), iniciou suas atividades em 2011 e foi pensada para que em todos seus ambientes se possa respirar música, teatro, literatura, cinema, artes visuais, filosofia, história e conversas.

Entre
Teatro
14 e 15/07
Sexta 20h e sábado 19h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Sinopse: A produção da Barracão Cultural conta um dia na vida de dois irmãos (Alexandre Cioletti e Cláudio Queiróz) e a irmã (Eloisa Elena), que se encontram para organizar a festa de bodas dos seus pais. Este encontro, aparentemente banal, vai sendo afetado por acontecimentos no apartamento vizinho. Apesar de ser um encontro superficialmente afetuoso, a relação dos irmãos já evidencia aspectos do patriarcado na relação familiar. Um olhar mais profundo sobre como somos afetados pelo entorno, o quanto nos alienamos e onde está nosso medo, permeiam este encontro familiar.

Rock Story
Mês do Rock
Música
16/07
17h
Local: Palco
60 minutos
Livre
Sinopse: O intuito do Projeto Rock Story é contar a história do gênero através de músicas clássicas do estilo, em suas fases mais marcantes. Assim, difunde a rica história deste fantástico universo chamado rock’n’roll. A banda é formada por Claudio Arthur Koetz e Edson Teixeira, que apresentam músicas de Chuck Berry, Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan, Jonnhy Cash, Crosby, Stills, Nash & Young e mais.

Casa Poeticast
19/07
10h
Local: palco
60 minutos
Livre
Sinopse: Programa de podcast sobre arte, cultura, educação e poesia marginal e/ou periférica. Com publicação de conteúdo mensal voltado para jovens e adolescentes, aproxima a juventude de temas e convidados de reconhecimento público ou notório saber, como também apresenta a estrutura do Teatro Flávio Império, tanto física como administrativa, pra comunidade. A cada programa, ao menos uma escola pública será convidada a participar.

A Mais Forte ou a Sem Sorte
Teatro
21 a 23/07
Sexta 20h, sábado 19h e domingo 18h
Local: Palco
60 minutos
Livre
Sinopse: Adaptação cômica de A Mais Forte, de August Strindberg, analisa os efeitos que a falta de comunicação gera nas relações e se desconstrói o pilar doentio da feminilidade construída pela sociedade. Nesse espetáculo caem as máscaras sociais para que se revele quem realmente somos.

Conexão Ocupa Criança
Ocupação
23/07
16h
Local: Palco
70 minutos
Livre
Sinopse: Conexão Ocupa é uma ação nascida durante a pandemia de Covid-19 na Ocupação Cultural Mateus Santos, que buscou criar aproximações, conexões e relações por meio da construção de um território compartilhado de afetos. A ocupação Mateus Santos, atuante no território de Ermelino Matarazzo, propõe o trânsito de artistas e do público frequentador da ocupação aos espaços públicos culturais do bairro como forma de possibilitar o pertencimento e a circulação mais frequente de pessoas em situação de vulnerabilidade em espaços públicos.

Tavares e os Anônimos
Mês do Rock
Música
28/07
19h
Local: Palco
50 minutos
Livre
Sinopse: Depois de um grande hiato, o guitarrista e vocalista Luís Tavares volta à cena musical com seu trio. No baixo Rafael Emidio, Lindomar na bateria e Luís Tavares na guitarra e vocal. Com um som que vai do blues ao rock, com levadas simples e pesadas, oferece uma viagem por diversos estilos do rock e reflexões com a poesia contida nas suas letras.
Capitão Bourbon – Um Banquete para Loucura

Mês do Rock
Música
28/07
20h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Sinopse: A banda presta homenagem aos artistas mais influentes do blues e do rock’n’roll, tendo como integrantes: Vander Bourbon na guitarra e voz, Edu Bourbon no baixo e Joemir Bourbon na bateria.
Ratos de Porão

Mês do Rock
Música
29/07
16h
Local: Parque Daniel Marques
90 minutos
Livre
Sinopse: Ratos de Porão é uma banda brasileira de punk hardcore formada em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Com mais de 40 anos de carreira, são reconhecidos internacionalmente, em particular na Europa, América Latina e América do Norte.

Mulheres Negras
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Teatro
20/07
20h
Local: Teatro
60 minutos
12 anos
Sinopse: Mexer em um tesouro tão valioso animou e desafiou a Companhia Ágata de Artes e assim foram surgindo autoras negras de diversas épocas e gerações. As escolhidas foram Carolina Maria de Jesus, Odailta Alves e Elza Soares, entre outras. O projeto foi idealizado antes da explosão de combate ao racismo, desencadeada pela morte de George Floyd nos Estados Unidos em 2020 e traz no elenco quatro atrizes que se renovam na interpretação de textos e letras de músicas, emoldurados por uma cenografia onde impera o uso de materiais reciclados.


l CENTRO CULTURAL SANTO AMARO l

Um Tremendo Tributo a Erasmo Carlos e Os Colecionáveis
Mês do Rock
Música
01/07
15h
Teatro Leopoldo Fróes
60 min
Livre
Sinopse: O músico e cantor Dan Lemos leva o público a viajar pelos principais sucessos do nosso saudoso Tremendão Erasmo Carlos!

Paspashow
Circo
08/07
16h
Teatro Leopoldo Fróes
60 min
Livre
Sinopse: O espetáculo fala sobre o dia a dia de nove palhaços no circo, tanto no picadeiro quanto por trás dele. Momentos cheios de trapalhadas e diversão garantida.

Banda Doctor Play
Música
08/07
19h
Saguão Mário Thompson
60 min
Livre
Sinopse: Com nova formação a banda está apresentando shows de sertanejo raiz, jovem guarda, flashback nacional e internacional, além de músicas autorais.

Banda Modesta
Mês do Rock
Música
15/07
18h
Teatro Leopoldo Fróes
60 min
Livre
Sinopse: Para celebrar o dia, a banda relembra o melhor do rock nacional e internacional com covers das bandas mais conceituadas de todos os tempo, além de músicas autorais.

Casamento suspeitoso
Teatro
21/07
19h
Teatro Leopoldo Fróes
60 min
Livre
Sinopse: O Casamento Suspeitoso é uma comédia típica do grande Ariano Suassuna, que conta a história de um casal de noivos, Geraldo e Lúcia, e suas reviravoltas. Todos os personagens estão envolvidos em uma grande confusão e a cada acontecimento, uma surpresa nessa trama divertida.

SeX..tou poéticas e picâncias
Contação de história
28/07
20h

Teatro Leopoldo Fróes
60 min
18 anos
Sinopse: Drika Nunes e Ailton Guedes apresentam “seX tou – poéticas e picâncias orais”. Nessa nova trilogia, os artistas da palavra, cada vez mais imersos em seus estudos com o conto para adultos no universo sensual e erótico, convidam o público a experimentar, por meio das metáforas, da cena e da interação, o poder da palavra falada na ampliação dos sentidos. Agora, as narrativas serão trazidas pelas bocas da tradição oral e pelas mãos da literatura tradicional, numa química perfeita entre o sensual e o imaginário, o que é e o que pode ser.

Uma Mala Para Dois Palhaços
Teatro
29/07
16h
Teatro Leopoldo Fróes
60 min
Livre
Sinopse: O espetáculo é composto por quatro contos populares adaptados: A galinha Diferente, O Macaco e a Velha, Menina Bonita do Laço de Fita e A Serpente e o Vagalume. As histórias são contadas por dois palhaços itinerantes que andam sempre carregados de malas, de onde surgem objetos que podem transformar e significar muitas coisas.

l CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA l

Pense
Mês do Rock
Música
15/07
20h
Rua Interna
90 min
Livre
Sinopse: Banda de hardcore melódico de Belo Horizonte surgida em 2007. Hoje é formada por Lucas Guerra (vocal), Ítalo Nonato (guitarra), Judá Ramos (baixo), Cristiano Souza (guitarra) e Charles Taylo (bateria). A banda conta com 3 discos de estúdio lançados: Espelho Da Alma (2011), Além Daquilo Que Te Cega (2014) e Realidade, Vida E Fé (2018), além de 7 videoclipes.
Autoramas

Mês do Rock
Música
15/07
19h
Rua Interna
60 min
Livre
Sinopse: Autoramas é uma banda de rock brasileira formada no Rio de Janeiro em 1998. Foi formada por Gabriel Thomaz (guitarra e vocais) que, após se tornar conhecido com seu grupo Little Quail and The Mad Birds e fazer sucesso como compositor de hits de bandas como Raimundos e Ultraje a Rigor, mudou-se para Rio de Janeiro e convidou seus amigos Nervoso (bateria) e Simone (baixo) para fazer um som batizado em português como "rock para dançar". Uma mistura da surf music dos anos 60 com a new wave dos anos 80, mais influências de rockabilly, Jovem Guarda e punk rock.

Ratos de Porão (Destaque
Mês do Rock
Música
22/07
20h
Rua Interna
90 min
Livre
Sinopse: Ratos de Porão é uma banda brasileira de punk hardcore formada em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Com mais de 40 anos de carreira, são referência brasileira do gênero e reconhecidos internacionalmente, em particular, na Europa, América Latina e América do Norte.

Fim do Silêncio
Mês do Rock
Música
22/07
19h
Rua Interna
60 min
Livre
Sinopse: Fim do Silêncio é uma banda formada em 1999 por amigos do bairro da Vila Sabrina, Zona Norte de São Paulo. Se enquadram mais no estilo hardcore, mesmo tendo muito metal em suas influências e sonoridade.

Apnea
Mês do Rock
Música
23/07
20h
Rua Interna
90 min
Livre
Sinopse: Formada em 2019 em Santos, a Apnea conta ainda com o guitarrista Nando Zambelli (ex-Garage Fuzz), o baixista Gabriel Imakawa (Jerseys) e Marcus Vinícius (ex–Safari Hamburguers e ex-Bayside Kings). A banda tem a proposta de fazer um som influenciado pela música dos anos 70 e 90, mesclando rock, metal, stoner rock e indie rock.

Garage Fuzz
Mês do Rock
Música
23/07
19h
Rua Interna
60 min
Livre
Sinopse: Garage Fuzz é uma banda de punk rock e hardcore brasileira formada em 1991 em Santos. Uma das bandas influentes do underground brasileiro durante as décadas de 1990 e 2000, já fez turnês por todo o Brasil ao lado de nomes internacionais como Sick of it All, Down By Law, Fugazi, Samiam e Seaweed.

Figaza Show
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Circo
26/07
15h
Lona
45 min
Livre
Sinopse: Malabarismo, balões, bolas de cristal, música ao vivo e bolhas de sabão se apresentam em cena como números curtos em este pot-pourri da palhaça Figaza em seu clássico show de rua – todo terreno. Esta palhaça ágil de resposta rápida traz destrezas, muito jogo com o público e as mais absurdas soluções para os problemas que se apresentam. Figaza show um solo-feminino clássico de palhaça de rua.

Preta Batuque
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Música
30/07
16h00
Rua Interna
90 min
Livre

Karol Conká
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Música
30/07
19h00
Rua Interna
50 min
Livre
Sinopse: Karol Conká é rapper, cantora e compositora brasileira, além de atriz, produtora, modelo e apresentadora. Em 2013 lançou seu primeiro álbum Batuk Freak. Após ficar 5 anos rodando o Brasil e o mundo com as músicas do disco de estreia, em 2018 lançou o segundo álbum Ambulante, que conta com os singles Kaça, Vogue do Gueto e Saudade. Em março de 2022, Karol Conká lançou seu novo álbum de estúdio, URUCUM, em parceria com o produtor RDD.

Varizes do Samba | Grupo Portô Porter
Música/ Circo
07/07
20h00
60 min
Livre
Sinopse: O circo Portô Portér é idealizado pelo circense Cesar Fabiano Lopes, que iniciou suas atividades no circo em 1996. Fundou o Grupo Namakaca, integrou a Cia cênica Nau de Icaros e Fractons. Trabalhou para os principais grupos de circo do país. Ao som de um bom samba ao vivo, habilidades acrobáticas são realizadas num aparelho circense desenvolvido pela própria companhia. Este aparelho é composto por traves modulares que, ao se unirem, propiciam barras para executar os mais virtuosos movimentos.

FUNK: Ancestralidade e Revolução | Grupo Chemical Funk
Dança
28/07
20h00
60 min
Livre
Sinopse: O funk é um movimento de liberdade, grita contra o preconceito social e racial do próprio contexto onde foi criado, é a arma de libertação pela cultura, pelo manifesto, pela alegria e pelo respeito. O grave é groove e o groove é grave. Funk, o estilo que conecta através de uma única linha de baixo, mas que em cada "Slap" faz com que soem novos acordes. Nosso corpo reflete o groove, o corpo que reverbera aos sons desse som, nossa essência é Funk. Corpo, suor, movimento, resistência, ancestralidade e revolução. Este é o novo espetáculo do grupo Chemical Funk, desenvolvido em parceria com a 32ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

“Alvorada” | Cia Voos Rasantes
Teatro
29/07
17h30
70 min
12 anos
Sinopse: Alvorada trata sobre pássaros criados em gaiolas que acreditam que voar é uma doença. Uma sociedade constituída por pássaros que adoram voar e cantar, até que sofrem mudanças quando o desejo pelo poder se instaura e cria estruturas de separação e opressão. Uma névoa confusa e angustiante domina o lugar, e a falta de esclarecimento conduz os pássaros a um estado apático e depressivo. Neste caos interno e externo se faz necessário o levante de posições contrárias, que questionem o forçoso estado natural das velhas formas. Nada deve ser inquestionável, tudo é passível de dúvidas e transformações.


l CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA l

Oh Saudade!!!
Música
01/07
19h
Teatro Zanoni Ferrite
60 min
Livre
Sinopse: Poderia ser apenas um show musical, mas se transformou em espetáculo! Oh, Saudades traz em sua formação pitadas de diversos gêneros: baião, xote, toada, coco e ciranda, mas também elementos da música erudita, com releitura de obras regionais eternizadas, obras que marcaram uma época.

Cordel Viajante
Música
02/07
14h
Teatro Zanoni Ferrite
60 min
Livre
Sinopse: O espetáculo é uma viagem musical pela cultura popular brasileira, que une diversas manifestações artísticas, como forró, poesia de cordel e xilogravura. Cantado em clássicos do forró, é contado em poesia de cordel e narra a jornada de Juarez de volta para o sertão para reencontrar sua amada Maria. Memórias e sentimentos impulsionam sua caminhada pelos símbolos e paisagens desse lugar. O Forró do Candeeiro nasceu a partir do grupo Forró do Cruzeiro, responsável por realizar apresentações em praças públicas em eventos comunitários na cidade de São Paulo para comemorar o São João.

Jansen Serra
Stand up
06/07
20h

Teatro Zanoni Ferrite
65 min
16 anos
Sinopse: Este é o terceiro show solo da carreira de Jansen Serra. Os outros dois estão disponíveis em seu canal. Neste terceiro volume, Jansen fecha a trilogia com mais histórias hilárias de um pai de família amoroso, porém nada convencional.

Alexandre Jesus - Gonzaga só para Crianças
Música Forró Infantil
08/07
15h
Teatro Zanoni Ferrite
90 min
Livre
Sinopse: Vivência musical, o trio musical apresenta musical para crianças, com instrumentos pequenos, como sanfona, triângulo e zabumba para as crianças. O objetivo do projeto é levar o conhecimento da história de Luiz Gonzaga e sua música.

Show De Comédia Eu Sou Seu Pai
Stand Up
13/07
21h
Teatro Zanoni Ferrite
60 min
Livre
Sinopse: Márcio Pial e Vitor Hugo, pai e filho, se apresentam juntos no show que mistura esquetes cômicas, stand up comedy, dança e circo, tendo como tema os conflitos entre gerações.

Show Chá Da Tarde
Música
15/07
20h
Teatro Zanoni Ferrite
75 min
Livre
Sinopse: Desde 2018 em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo, é formada por jovens pretos que exaltam a música periférica brasileira.

Infanti Comedy
Stand Up Comedy Para Crianças e Família
22/07
15h
Teatro Zanoni Ferrite
75 min
Livre
Sinopse: Trata-se de um show de comédia stand up voltado para o público infantil, no qual o comediante faz sua apresentação maquiado com figurino e troca de adereços no palco. Celso Júnior fala das rotinas das crianças hoje em dia, as mudanças de comportamentos e o que elas assistem na TV, além de celulares e tablets. Imitações de personagens de desenhos infantis, música e piadas compõem o espetáculo..


l CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ l

Trio Virgulino
Música
01/07
19h
Palco Éden
60 min
Livre
Sinopse: Conhecido como um dos grandes precursores do tradicional forró pé de serra, o Trio Virgulino celebra 40 anos de carreira, com diversos sucessos no cenário da música nacional, além de muitas histórias ao longo de shows e viagens pelo Brasil e mundo afora. É formado por Adelmo Nascimento (triângulo), Roberto Pinheiro (zabumba) e Robson Pinheiro (sanfona).

Festa Junina (Território do Brincar)
Intervenção Artística
01/07
14h
Pátio de casas
240 min
Classificação
Sinopse: A Ocupação Arraial na Vila leva para as crianças e sua família, de forma gratuita e com temática junina, várias atrações que envolvem artistas de música, recreação, vivências sensoriais, contação de histórias e circo. Além de muita comida típica para todos que frequentam.

Joabe
Música
02/07
11h
Palco Éden
60 min
Livre
Sinopse: Joabe Reis, trombonista e produtor musical, apresenta 028 (seu novo álbum autoral). Acompanhado por Sidmar Vieira (trompete), Josué Lopez (sax), Agenor de Lorenzi (teclado), Daniel Pinheiro (bateria) e Felipe Pizzutiello (baixo), apresenta músicas do novo álbum que contou com parcerias de Bob Mintzer e Gabriel Grossi, além de canções conhecidas de outras épocas.

O Diário de Duas Bicicletas
Dança
02/07
15h
Pátio de Casas
60 min
Livre
Sinopse: Novo espetáculo do grupo Angelo Madureira e Ana Catarina Vieira, é resultado da 32ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo Trata-se de um espetáculo interativo, participativo, contemplativo e relacional com músicas próprias, apresentadas ao vivo, e com letras musicais educativas e formativas com foco principal o compartilhamento de saberes, resgatando a importância da dança na sociedade.

Andarilho Cha
Música
07/07
19h
Palco Éden
60 min
14 anos
Sinopse: O Baile do Cha é um show que reúne clássicos da música de todos os tempos, cantando de Wando a Rita Lee, de Pabllo Vittar a James Brown. Convidando o público a uma viagem de acesso às memórias afetivas. E pelo fato de eu ser um ator-cantor, criou-se uma dinâmica cênica e lúdica para o show, incentivando o público a cantar, dançar e interagir com a proposta.

Jazz Café - Degustação Café
Música
09/07
11h
Palco Éden
60 min
Livre
Sinopse: Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha e Thelonious Monk, entre outros autores, com uma roupagem moderna.

Bruna Black
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Música
08/07
19h
Palco Éden
60 min
Livre
Sinopse: Performance musical de Bruna Black parte de uma aproximação quase indesejada, que mistura uma vontade irrefreável de entrega com o incômodo e o perigo de se colocar tão vulnerável frente ao mundo e ao amor. No repertório, Bruna expõe suas feridas de forma intensa, ao mesmo tempo em que indica os caminhos percorridos para manter-se de pé e firme.

Maria Pérola
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Música
14/07
19h
Palco Éden
60 min
Livre
Sinopse: Mulher preta, nordestina, cantora, compositora e violonista, Maria Pérola deu os primeiros passos na arte ainda na periferia de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, A artista enxerga uma chance importante de discutir assuntos que movimentam sua geração, como a divisão igualitária do mercado de trabalho, a xenofobia, o racismo e o feminismo.

Black House
Música
16/07
11h
Palco Éden
60 min
Livre
Sinopse: Álbum de repertório 100% autoral que marca e reverencia as origens, a vivência e uma identidade. Álbum concebido a partir do reconhecimento de uma linha comum, uma identificação mais profunda entre os músicos que há muito tempo já trabalhavam juntos de alguma forma, já interagiam musicalmente em diversas situações. Aqui, muita música negra com funk e mais gêneros.

Tabarana Trio
Música
30/07
11h
Palco Éden
60 min
Livre
Sinopse: Telecoteco, Sambalanço e Outras Bossas é o show em que o Tabarana Trio apresenta um passeio por gêneros repletos de balanço e remelexo, com a participação especial da cantora Paula Souto e do pianista Gabriel Spinosa. O grupo recorre a um repertório composto por criações de Marcos Valle, João Donato, Luiz Melodia, Getúlio Cortes, Moacir Santos, Ed Linconl, Monsueto, Zé Keti, Sivuca e Pedro Caetano.


l CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES l

Baile Pop
Música
02/06
19:00
Teatro
180 min
16 anos
Sinopse: O Baile pop Lgbtqia+ é um evento periódico, mensal no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar, por meio da música, a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. É realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com duração de 3 horas.

Voltando a Ser Criança - Domingo no Parque
Múltiplas Linguagens
25/06
10:00
Parque
300 Minutos
Classificação
Sinopse: O evento é um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas, oferecidas pelo projeto na área do parque CFCCT. Atividades como oficinas, gincanas, brincadeiras tradicionais e intervenções artísticas, criando pontes necessárias para colocar todos em conexão com a arte.

Baile Black 80’s
Música
30/06
19:00
Teatro
180 Minutos
16 anos
Sinopse: Baile Black 80's, um movimento retrô, uma forma de resgate musical com DJs, grafiteiros, dançarinos e muito groove! O baile é uma iniciativa voltada para a valorização da música, do hip-hop e da black music em suas mais variadas vertentes, e de diferentes épocas.

Sarau Travessia
Sarau - Literatura
11/07
15h
Biblioteca
50 min
6 anos
Sinopse: O sarau é idealizado por uma mana negra e uma mana travesti. Compartilhar suas histórias é provar que todo encontro é força e que, aqui, transmite ódio em amor e unidade.

Tecendo Histórias
Teatro
25/07
14h
Biblioteca
50 min
Livre
Sinopse: Sinopse: Tecendo Histórias, da Cia Quatro Ventos, apresenta o universo encantado da mitologia e dos contos africanos e afro-brasileiros com base na literatura infanto-juvenil. As narrativas teatralizadas tecem mágicas histórias repletas de cantigas, dança, poesia, personagens envolventes e animais fantásticos. O entrelaçar das histórias brincam e vão de encontro com o público, em busca de fortalecer e reafirmar raízes ancestrais com representatividade e identidade negra. O espetáculo é inspirado nas narrativas de Os Sete Novelos – Um Conto de Kwanzaa; Nanana bo Sele Sele, Iemanjá e o Poder da Criação e Oiá e o Búfalo Interior.

Jhordan Matheus - Rota do Riso
Teatro
29/07
19h
Teatro
70 min
14 anos
Sinopse: Comediante soteropolitano, é destaque no stand up nacional e está viajando pelo Brasil com seu primeiro show solo, Batenu Tenu, que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau, Goiânia, Brasília, Recife, João Pessoa e Salvador. No show ele aborda as histórias da infância em Salvador, relacionamento familiar, dificuldades em fazer comédia, experiências sexuais e negritude.

l CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO l

Picadeiro Aberto
Circo
31/07
15h
Rua Dom José de Barros, em frente a Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão
120 min
Livre
Sinopse: O Picadeiro Aberto é um evento que proporciona um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, grafiteiros, rimadores, dançarinos e artistas circenses. É nessa efervescência cultural e artística que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.

Exibição do Filme NEIRUD
Cinema e Circo
17/07
18h
Sala Mestre Maranhão
120 min
12 anos
Sinopse: Fernanda Faya é cineasta, fotógrafa e educadora. Nasceu e cresceu em São Paulo onde se formou em cinema pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP). Vive em Nova York desde 2015, onde fez mestrado em documentário no Hunter College - CUNY. Realizou O Que Se Leva (12min, 2017, DOC NYC). Seu primeiro longa-metragem, NEIRUD (71min, 2023) recebeu financiamento da SPCine e do Proac.

Exposição Hoje Tem Espetáculo
Exposição
Segunda a sexta das 10h às 18h ; Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs. (Fecha às terças)
Térreo e Sobreloja
Livre
Sinopse: A Exposição Hoje tem espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.

Exposição Perucas do Circo Teatro Nerino
Exposição
Segunda a sexta das 10h às 18h ; Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs. (Fecha às terças)
Térreo
Livre
Sinopse: A exposição Perucas do Circo Teatro Nerino conta com uma seleção de perucas, barbas e bigodes pertencentes à coleção Circo Nerino. Representam um recorte do conjunto do gênero Indumentária - Acessórios de Cabeça. As peças foram confeccionadas entre o final da década de 1940 e início da de 1960; e em sua confecção foram utilizados materiais diversos: crina de cavalo, de bode, cabelo humano, lã, materiais sintéticos, e tecido - principalmente nas calvas de palhaço e de frades.
Visitas Mediadas às exposições Hoje Tem Espetáculo e Perucas do Circo Teatro Nerino

Visitas Mediadas
Segunda a sexta das 10h às 18h ; Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs. (Fecha às terças)
Térreo e Sobreloja
Livre
Sinopse: A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com


Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do
Circo
Visitas Mediadas
Segunda a sexta das 10h às 18h
Livre
Sinopse: : A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

Encontro de Estudos da Palhaçaria - EEP
Circo
03, 10, 17, 24/07
14h
Vitrine da Dança
180 min
Livre
Sinopse: O Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) é um coletivo independente que realiza encontros semanais no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral. Tem como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.


l CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA l

Cine CRD
Vídeo Dança
04/07
19h
Sala Cênica
60 min
Livre
Sinopse: O Cine CRD é um formato de ação formativa do Projeto Corpo Mocambo, que propõe a exibição e debates de filmes, documentários e trabalhos em audiovisual em dança, visando o fortalecimento da fruição, pesquisa e discussão das diversas estéticas, pensamentos e produções em dança. Para cada sessão mensal haverá a contratação de um artista convidado para compartilhar análise e olhares sobre o trabalho a ser exibido, em uma roda de conversa a ser mediada por integrantes do projeto Corpo Mocambo e equipe do CRD.

Si-Pó
Dança - Performance
11 e 12/07
13h
Praça Ramos
50 min
Livre
Sinopse: Si-PÓ é sobre encontro, sobre o Norte que se encontra com o Sul. Sobre a força verde e o encantamento da floresta. "Si-PÓ" se instala, interfere, se embrenha e entrelaça corpos, espaços e natureza.“Si-PÓ” é uma ação performática que trata das relações, inquietações, sentimentos e afetações dos corpos no e com os espaços naturais – floresta/árvores – e urbanos – ausência delas. Deslocando-se em diferentes contextos, em estados de suspensão/conexão, os corpos propõem um não-tempo, desacelerando o olhar para momentos de contemplação e “embrenhamento” nos sentidos da relação do homem com a floresta. Somos um que é feito de muitos.

Performance Artística - Dança Nas Bordas - Corpo Molde
Dança - Performance
11 e 12/07
13h
Praça Ramos
50 min
Livre
Sinopse: Aos diversos meios de produção e fruição em dança contemplados pela iniciativa Dança Nas Bordas, o Grupo Corpo Molde, junto a Biblioteca CRD- Centro de Referência da Dança, convidam a Cia Diversidança para a integração de vivências artísticas por meio do compartilhamento da pesquisa e metodologia base da Cia Diversidança, titulada Memória e Experiência de Vida, valorizando e reconhecendo a produção e a pesquisa promovida ao decorrer de seus 17 anos de atuação no setor da dança. O evento Dança Nas Bordas, promovido pela Cia Diversidança, representa a diversidade, singularidade e pluralidade existente nos modos de produção de dança na cidade de São Paulo, obtendo o seu alcance para além das bordas.

Amendoim Torrado - Solo - Fernando Vitor
Dança
13,14 e 15/07
19h
Sala Cênica
50 min
Livre
Sinopse: Amendoim Torrado reflete sobre a busca de um homem por seu propósito, por sua rítmica, por sua música. Entre quedas e tropeços, por entre as ruas e frente aos olhares, está a busca por se firmar, a busca pela voz e pelo corpo que anda sem medo, que dança e desliza libertando-se das cascas, nas encruzilhadas, sem crer no que se impõe sobre ele.

As pegadas do Kurupyra
Dança
28 e 29/07
19h
Sala Cênica
50 min
Livre
Sinopse: O grupo flying low apresenta o espetáculo As Pegadas do Kurupyra, um trabalho inspirado no folclore e desenvolvido a partir das entidades indígenas e africanas. As pegadas do Kurupyra é uma pesquisa do folclore/encantados brasileira estudada a partir dos fundamentos africanos e indígenas, utilizando a dança breaking como estudo de corpo.