Programação de Junho - Teatros

Confira a programação completa

 

TEATRO ALFREDO MESQUITA

 

Dual
Teatro

01 a 16/06
Sábado e domingo 16h

50 minutos

Livre
Grátis

Um timer de tempo é acionado através do giro de uma roda no centro do palco. Um jogo é estabelecido pelas artistas que se desafiam em disputas acrobáticas e cênicas. Um esqueleto anatômico é montado durante o espetáculo e se torna uma peça fundamental nesse jogo.

Ficha técnica:

Direção: Juliana Neves

Dramaturgia: Mark Bromilow

Elenco: Cintya Rodrigues e Natalia Presser

 

Comum
Teatro

01 e 02/06

Sábado 20h30 e domingo 19h

110 minutos
12 anos

Grátis

Três histórias ligadas à descoberta de uma vala comum clandestina criada no período da Ditadura Militar Brasileira. A busca de uma filha por informações de seus pais desaparecidos políticos. O dilema de dois coveiros encarregados da criação de uma vala. Uma jovem estudante que se aproxima do ativismo político. 1970/1990, épocas distintas se entrelaçam nos fragmentos dessas histórias e evidenciam causas e consequências. Inspirado na história da vala comum do Cemitério Dom Bosco, no bairro de Perus, São Paulo.

Ficha técnica:

Texto e direção: Lucas Vitorino

Elenco: Caroline Alves, Cristian Montini, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido

 

Veraneio - Circuito Municipal de Cultura
Teatro

05/06
Quarta 21h

70 minutos
Livre

Grátis

Na trama de Veraneio, a festa de aniversário da matriarca é pretexto para o reencontro familiar pós-pandemia. O cenário é a varanda de uma casa de praia recentemente adquirida à beira-mar onde a proprietária Hercília, decadente apresentadora de televisão, lamenta que seu refúgio tenha sido ocupado por sua mãe, Dona Laura, que se mudou para lá durante a quarentena. A matriarca celebra, além do aniversário, sua nova vida na companhia de Rubinho, um sexagenário e animado professor de ginástica que os filhos não conhecem. A expectativa por esse encontro e todas novas informações que ele traz afetam a relação familiar. Construindo novas formas de viver em sua comunidade caiçara, a matriarca choca seus filhos que vivem já a falê. Presentes na reunião familiar estão os três filhos de Dona Laura: Silvio, Hercília e Mario Sérgio e sua companheira. As experiências, perdas e aprendizados do confinamento se intercalam com novas frustrações e angústias apresentadas por um mundo repleto de traumas e novos desafios. Tudo é compartilhado em diálogos ágeis e afiados, característica do estilo do autor, onde a precária estabilidade familiar coloca cada personagem permanentemente no fio da navalha, desestabilizando o plano de vida de uma classe média branca que vê seu modelo ruir com a pandemia e o envelhecimento da mãe. Veraneio é uma história contemporânea, de seres em busca de sua ressignificação sem escapar de uma estrutura social viciada, onde a busca pela libertação revela a autêntica humanidade, na sua plenitude e na sua inevitável pequenez.

 

Trilogia Afetos Políticos
Teatro

O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer

07/06
Sexta 21h

65 minutos
14 anos

Grátis

E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim
Teatro

08/06
Sábado 21h

80 minutos
14 anos

Grátis

 

E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis
Teatro

09/06
Domingo 19h

90 minutos
14 anos

Grátis

Sinopse:

A Cia de Teatro Acidental apresenta sua Trilogia Afetos Políticos, incluindo as peças "O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer" (2014, dir. Carlos Canhameiro), “E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim” (2019, criação coletiva) e “E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis” (2022, dir. Maria Tendlau). Esta mostra integra o projeto “Cia de Teatro Acidental: Modos de ser muitos”, contemplado pelo EDITAL 42ª edição do Programa de Fomento ao Teatro.

 

O Gesto Acrobático
Circo / Teatro

12 e 26/06
Quartas 21h

45 minutos
Livre

Grátis

Uma cadeira e um mancebo esquisito... que lugar é esse? É exatamente o lugar onde um sujeito rabugento e ranzinza se redescobre entre velhas notícias e objetos de seu passado. Magicamente surgem gestos acrobáticos que se desdobram em músicas e malabarismos fantásticos.

Ficha técnica:

Direção: Tetê Purezempla

Elenco: Chino Mario

 

Hilda e Caio – Circuito Municipal de Cultura

Teatro
19/06
Quarta 21h

60 minutos
12 anos

Grátis
Peça ficcional baseada em episódios e personagens reais. No início da década de 70, perseguido pela ditadura civil-militar em virtude de sua literatura homoerótica, Caio Fernando Abreu exila-se na Casa do Sol, residência campestre de Hilda Hilst em Campinas, antes de fugir para a Europa. Diante dos acontecimentos recentes, ele decide parar de escrever e acaba confrontado pela amiga, que, mesmo desencantada pela falta de leitores e pela crise editorial, acredita que os dois têm a missão de continuar produzindo literatura.

Elenco: Kiko Rieser, André Kirmayr e Lavínia Pannunzio.

 

DJOVESKI
Dança

14 a 16/06
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
50 minutos

Livre 

O espetáculo aborda, por meio de sua técnica de pesquisa denominada Dramaturgia da Dança Humanitária, as relações dos fluxos migratórios e seus impactos em nossa contemporaneidade. Entre o caos e a humanidade, retrata os desafios das travessias, reflexões sobre a construção dos direitos humanos e a sua efetivação e a busca pela dignidade da vida, demonstrando a relevância da pluralidade encontrada por meio da dança, saberes e culturas em busca de seu chão.

Ficha técnica:

Direção e coreografia: Renan Marangoni

Elenco: Ana Paula Carmo, Bruno Faowmanma, Bofory Camara, Cecília Lessa, Gabriel Madrigrano, Jazú Weda, Luiz Ragusa, Martina Caledon, Sabrina Menez, Tatiane Santos e Yuri Nascimento

 

O que se rouba
Dança

21 a 23/06
Sexta e sábado 21h e domingo 19h

45 minutos
Livre

Grátis

Trata das contínuas subtrações em suas mais variadas formas, ampliadas para além de bens materiais. Expõe questionamentos, inquietações e reflexões a cerca do roubo imaterial, certamente escamoteações concretas e de reverberações tão “violentas” quanto qualquer furto, seja ele o da vida, dos sonhos, do direito a igualdade, do desenvolvimento da pessoa, do possível... Quando a sociedade diz ao indivíduo onde precisa chegar, mas não apresenta condições e recursos para que este possa alcançar. É desse roubo da possibilidade de ser e se construir que o espetáculo aborda.

Ficha técnica:

Direção Geral: Márcio Greyk

Dançarinos: David Castro, Eddie Guedes, Eriki Hideki, Igor de Souza e Márcio Greyk

 

Meu Jardim
Teatro para bebês

23/06
Domingo 11h

60 minutos
Livre

Grátis

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo. Criar um mundo, um jardim, do nada, no nada, é a crença de que há um mundo bonito a ser construído e que a vida, definitivamente, vale a pena.

Ficha técnica:

Diretores: Sandra Juanita Vargas Erceg e Luiz André Brasil Cherubini

Elenco: Luiz André Brasil Cherubini e Maurício Santana

Músico: João Baptista Pires Neto

 

Era uma Vez um Tirano
Teatro

29/06 a 07/07
Sábados e domingos 16h

45 minutos
Livre

Grátis

As pessoas viviam felizes no seu país. Cantavam, trabalhavam, conversavam, discutiam e tinham ideias. Até que apareceu um certo tirano, que resolveu mudar tudo e atrapalhar a liberdade das pessoas. Reclamou das cores e até das estrelas. Se não fossem aquelas crianças…

Ficha técnica:

Direção: Bete Dorgam

Elenco: Bruna Aragão, Fernanda Assef, Angela Ribeiro e Sidney Santiago

Música ao vivo: Alexandre Mello

Dramaturgia: Adaptação do Grupo Prole de obra original de Ana Maria Machado

 

Uma Finda Tarde de Eterno Amor
Teatro

28/06 a 21/07
Sexta e sábado 21h e domingo 19h

50 minutos
Livre
Ingressos pagos: 30,00 inteira e 15,00 meia

Fólica mora num teatro abandonado com seus bichos: um jacaré mimado (seu animal de estimação), o ácaro que mora no teto mofado (uma espécie de “Deus” preguiçoso com quem troca reflexões) e uma sábia vagalume, uma inspiradora conselheira. Entre seus anseios, procura um amor que existe em sua cabeça, mas que nunca é realizado. Durante as cenas, ela se autoprojeta em possíveis pretendentes na plateia até que encontra um que chama sua atenção, Benjamin. Ela, então, apresenta para este suposto affaire tudo o que compõe o seu universo e, nesse processo, acaba acessando memórias, inseguranças, angústias e sentimentos antigos. Até que, em sensíveis diálogos com seus bichos (estes seres fantásticos que a ajudam a decifrar suas emoções), descobre que sua busca amorosa segue por outros caminhos, que nem ela mesma poderia imaginar.

Ficha técnica:

Elenco: Renata Bortoleto

Direção: Lu Lopes

Texto: Renata Bortoleto e Lu Lopes

 

Ponto de Encontro com Amilton Azevedo

Peça Uma finda tarde de eterno amor

30/06
Domingo 18h

60 minutos
Livre

Grátis

O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

 

TEATRO PAULO EIRÓ

 

VerDe Perto, o Musical Ecológico
Teatro / música
01 a 05/06

Quarta 10h30 e às 14:30; sábado e domingo 16h 

45 minutos
Livre

Grátis

VerDe Perto, o Musical Ecológico foi criado pela cantora e compositora Renata Pizi, vencedora do Prêmio Musique em 2011 com um dos mais belos timbres da nova MPB. Com o Grupo 3 de Copas, que assina a produção e direção original, a peça traz cenas com canções que abordam temas como ecologia, reciclagem e a preservação do meio ambiente, com arranjos executados ao vivo passando por diversos ritmos como o baião, maracatu, pop e o rock ‘n’roll.

Ficha técnica:

Direção Geral: Adriana Belic

Atores: Renata Machado, Jonathan Campos

Cantora: Renata Pizi

Músicos: Paulo Ribeiro, Everton Alves dos Reis

Poemas : André Auke

 

O Avesso da Pele

Teatro
01 e 02/06

Sábado 21h e domingo 19h 

90 minutos
14+

Grátis

O espetáculo O Avesso da Pele é a montagem teatral oficial do premiado romance escrito por Jeferson Tenório (vencedor do prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário). A história é narrada por Pedro. O seu pai, Henrique, é um professor de literatura da rede pública de ensino que sofre uma desastrosa abordagem policial, sendo assassinado voltando para casa depois de uma das melhores aulas da sua vida. A partir dessa morte, Pedro então decide resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.

Ficha técnica:

Elenco: Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli, Vitor Britto e Victor Salomão

Dramaturgia: Beatriz Barros e Vitor Britto

Direção: Beatriz Barros

 

Ponto de Encontro com Amilton Azevedo

Debate
02/06

Domingo 16h 

60 minutos
Livre

Grátis

O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

 

Festa dos Bárbaros - Cia. São Jorge de Variedades
Teatro

08 e 09/06
Sábado e domingo 15h 

150 minutos
Livre

Grátis

Local: Praça do Teatro Paulo Eiró

Festa dos Bárbaros acompanha a história da fuga de um casal, cujo homem é acusado de assassinar um policial. Na fuga, o casal faz uma peregrinação pela cidade até encontrar uma região de mata, onde se depara com Malunguinho, uma entidade sagrada dos terreiros de Jurema, que caminha por três mundos. A partir de então, o casal é apresentado aos aspectos sagrados, profanos, culturais e identitários da Jurema em celebração com o público e o cruzamento com a geografia local.

Ficha técnica:

Dramaturgia: Antonia Mattos com a colaboração de todos artistas criadores

Direção: Georgette Fadel, Patrícia Gifford e Paula Klein Flecha Dourada

Elenco: Alexandre Krug, Antônia Mattos, Carlota Joaquina, Darcio Oliveira, Dedê Ferreira, Eugenia Cecchini, Fagundes Emanuel, Fernanda Machado, Georgette Fadel, Girlei Miranda, Giullya Nahirniak, Iraci Estrela, Jonathan Silva, Laruama Alves, Laura Lufési, Lincoln Antonio, Luís Mármora, Marcelo Reis, Patrícia Gifford, Paula Klein Flecha Dourada, Rogério Tarifa, Ronny Abreu, Sarah Lessa, Valmir Sant’Anna e Zi Arrais

 

OFICINA - Cia. São Jorge de Variedades

07 a 09/06

Sexta 17h e sábado e domingo 10h

240 minutos

Grátis
Oficina prática sobre o processo do espetáculo Festa dos Bárbaros.

 

Epifania
Dança

07 a 09/06
Sexta e sábado 21h e domingo 19h

70 minutos
Livre

Grátis

Com uma estética única e característica do grupo, a Intuição Companhia de Dança, investiga os processos pelos quais a epifania, no sentido filosófico, é alcançada. E, não só para compreender a súbita sensação de entendimento em si, mas, mais especificamente, quando ela se dá com foco na origem, nos porquês da vida humana. Com coreografia de Vinícius Anselmo e trilha sonora executada ao vivo pela pianista Bia Francini.

Ficha técnica:

Diretor/Coreógrafo: Vinícius Anselmo

Bailarinos: Jeison Lopes, Heloisa Magalhães, Ingrid Santos Costa, Luca Salvatore, Márcio Vittorino, Pedro Nascimento, Rodrigo Cucorocio e Thalita Falk

Músicos: Beatriz Francine


Concerto da OSL – Orquestra Silvia Luisada

09/06 

Domingo 11h 

60 minutos

Livre
Grátis

Orquestra de cordas, OSL apresenta repertório plural, mesclando grandes compositores e obras do cenário instrumental orquestral.

Ficha técnica:

Direção Artística: Silvia Luisada

Regente Titular: Rafael Vicole

Músicos: Humberto Luiz Ferreira Junior, Fernanda Café, Adriana Rebouças, Ana Paula Menezes de Oliveira, Michele Mendes, Sebastião Santiago, Uelinton Candido dos

Santos, Renato Moura, Pedro Guedes, Diego Mendes, Eduardo Tomaz de Aquino, Eliseu Oliveira, Fernanda Domingues, Ricardo Iki, Vitoria Camilly, Cecília Romero Portugal, Flavia Perazzolo, Camilo Farias, Fernando José Roveran, Luiza Guerreiro, Renata Cavalheiro, Elvia Giraldo, Ana Altenfelder, Arilda Freitas Macedo Ribeiro, Patricia Santana, Carolina Michelini, Alison Corrêa, Rogério Queiroz Guilger e Giovana Vaz.


Mãe Baiana - Circuito Municipal de Cultura

Teatro
12/06 

Quarta 21h 

60 minutos
Livre

Grátis

O espetáculo “Mãe Baiana”, o segundo da trilogia “Matriarcas - da obra de Helena Theodoro”, trata da relação de avó e neta que têm de lidar com o luto. A perda faz com que essas mulheres tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão parecidas, mergulhem em suas lembranças, descobertas, afetos e traz à tona suas divergências e atravessamentos. A peça tem como pano de fundo a ancestralidade e trata da morte segundo a tradição nagô, onde as memórias afetivas são o fortalecimento necessário para que elas sejam continuidade. Em “Mãe Baiana”, passado e presente se misturam aos altos e baixos de uma convivência desgastada pelo conflito geracional, mas estruturada no amor e no desejo de reconstruírem o vínculo que tinham. É o encontro do ontem e do amanhã com um olhar sem preconceitos. O espetáculo acompanha a reconexão que vão deixando pelo caminho suas dores e fortalecendo seus laços em uma relação que transcende a ideia do fim

Ficha técnica:

Djacira da Silva Martins ATRIZ

Atriz: Luiza Renno Loroza

Concreto
Dança
14 a 16/06

Sexta e sábado 21h e domingo 19h 

45 minutos
Livre

Grátis

Concreto é inspirado no livro “Tentativa de esgotamento de um local parisiense” de George Perec, obra que revela a experiência contemporânea de um voyeur urbano, contemplador e narrador da cidade. A movimentação flamenca foi construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional. A inspiração dos gestos vem da experiência do ordinário, do simples, daquilo que acontece quando nada acontece e da poesia que transborda dessa realidade banal e cotidiana.

Ficha técnica:

Coreografia e direção: Ale Kalaf

Bailarinas: Fernanda Viana, Gisele Lemos, Jemima Ruedas, Nina Molinero e Ximena Espejo


Era uma Vez um Tirano
Teatro infanto-juvenil

15 a 23/06
Sábado e domingo 16h

45 minutos
Livre

Grátis

As pessoas viviam felizes no seu país. Cantavam, trabalhavam, conversavam, discutiam e tinham ideias. Até que apareceu um certo tirano, que resolveu mudar tudo e atrapalhar a liberdade dessas pessoas. Reclamou das cores e até das estrelas. Se não fossem aquelas crianças…
Ficha técnica:

Direção: Bete Dorgam

Elenco: Bruna Aragão

Fernanda Assef

Angela Ribeiro

Sidney Santiago

Música ao vivo: Alexandre Mello

Dramaturgia: Adaptação do Grupo Prole de obra original de Ana Maria Machado

 

Explorando a Arte dos Jogos Teatrais: Oficinas de Empatia e Trabalho em Grupo para Crianças e Adultos

22/06
Sábado 17h30

60 minutos

Livre
Grátis
Oficineira: Fernanda Assef.
Por meio de jogos e atividades teatrais, a abordagem visa estimular a empatia, a escuta ativa e a colaboração. Através de exercícios práticos, os participantes aprenderão a se colocar no lugar do outro, aprimorando suas habilidades de comunicação e construindo relacionamentos mais fortes e saudáveis. Previsão de lotação (público) para a Oficina: 30 pessoas.

 

As Aves da Noite
Teatro

20 a 30/06/2024
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h

75 minutos
+16

Grátis

Auschwitz, 1941. Do campo de concentração fugiu um prisioneiro. Em represália os SS, por sorteio, condenaram alguns homens a morrer no Porão da Fome. Figurava entre os sorteados o prisioneiro nº 5.659, que começou a chorar. O padre católico franciscano, Maximilian Kolbe, prisioneiro de nº 16.670, se ofereceu para ocupar o lugar do nº 5.659. Foi aceito. Os prisioneiros foram jogados numa cela de concreto onde ficaram até a morte. O que se passou no chamado Porão da Fome ninguém jamais soube. A cela hoje é um monumento. Em 24 de maio de 1948, teve início, em Roma, o processo de beatificação do Padre Maximilian Kolbe, canonizado em 10 de outubro de 1982.

Ficha técnica:

Texto: Hilda Hilst

Direção e cenografia: Hugo Coelho

Elenco: Marco Antônio Pâmio, Marat Descartes, Walter Breda, Rafael Losso, Fernando Vitor Regina Maria Remencius e Marcos Suchara

 

Canto dos Malditos - Circuito Municipal de Cultura
Dança

26/06
Quarta 21h

60 minutos
Livre

Grátis
Inspirado especialmente no filme “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, adaptado do livro “Canto dos Malditos” de Austregésilo Carrano, tem na superação o tema recorrente. O bailarino chegou a conhecer o escritor. O solo reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. O dançarino oscila o corpo, para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A ‘desestética’ do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investiga no movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.

 

Verdade Virá à Tona - Banda Brasativa
Música
27/06
Quinta 21h
90 minutos

Livre
Grátis

A banda apresenta "Verdade Vira? a? Tona“, do a?lbum de mesmo nome que conta com participac?o?es de Rael, Cidade Verde Sounds, Dow Raiz, Denise D'Paula, Daniel Yoruba? e Maestro Tiquinho. O projeto foi contemplado no Edital de Fomento a? Linguagem Reggae da SMC de Sa?o Paulo.

Ficha técnica:

Felipe Costa: bateria, vibrafone, percussão, programacões e backing vocals

Bruno Dupre: guitarra e vocal

Rafael da Costa: contrabaixo e backing vocals

 

O Tribunal de Rosa dos Ventos

29/06 a 14/07

Sábado e domingo 16h

75 minutos

Livre
Grátis

Era uma vez… um tribunal. A peça traz como centro da trama Rosa dos Ventos, uma cidade fantástica onde tudo é perfeitamente equilibrado entre o Preto e Branco e habitada por personagens mágicos nos quatro pontos da cidade. Tudo vivia em impecável harmonia até que a cidade e seus habitantes começaram a desaparecer. As cinco personagens restantes, incluindo o Velho Juiz decidem investigar o ocorrido em um tribunal, no qual contará com o júri fantasma, também conhecido como plateia. Tendo 4 finais possíveis os rumos da história depende da sentença que o público escolherá em votação após um breve debate.

Ficha técnica:

Diretor e dramaturgo: Victor Walles

Elenco: Thais Sodré

Vanessa Triviño

Wes Rocha

Fernando Moraes 

Gabrielle Távora



TEATRO CACILDA BECKER

 

As Aves da Noite

Teatro

01 e 02/06
Sábado 21h e domingo 19h

75 minutos

Grátis

+16

Auschwitz, 1941. Do campo de concentração fugiu um prisioneiro. Em represália os SS, por sorteio, condenaram alguns homens a morrer no Porão da Fome. Figurava entre os sorteados o prisioneiro nº 5.659, que começou a chorar. O padre católico franciscano, Maximilian Kolbe, prisioneiro de nº 16.670, se ofereceu para ocupar o lugar do nº 5.659. Foi aceito. Os prisioneiros foram jogados numa cela de concreto onde ficaram até a morte. O que se passou no chamado Porão da Fome ninguém jamais soube. A cela hoje é um monumento. Em 24 de maio de 1948, teve início, em Roma, o processo de beatificação do Padre Maximilian Kolbe, canonizado em 10 de outubro de 1982.
Ficha técnica:

Texto: Hilda Hilst

Direção e cenografia: Hugo Coelho

Elenco: Marco Antônio Pâmio, Marat Descartes, Walter Breda, Rafael Losso, Fernando Vitor, Regina Maria Remencius e Marcos Suchara

 

Era Uma Vez um Tirano
Teatro

01 e  02/06
Sábado e domingo 16h

45 minutos

Grátis

As pessoas viviam felizes no seu país. Cantavam, trabalhavam, conversavam, discutiam e tinham ideias. Até que apareceu um certo tirano, que resolveu mudar tudo e atrapalhar a liberdade dessas pessoas. Reclamou das cores e até das estrelas. Se não fossem aquelas crianças…

Ficha técnica:

Direção: Bete Dorgam

Elenco: Bruna Aragão, Fernanda Assef, Angela Ribeiro e Sidney Santiago

Música ao vivo: Alexandre Mello

Dramaturgia: Adaptação do Grupo Prole de obra original de Ana Maria Machado

 

Explorando a Arte dos Jogos Teatrais: Oficinas de Empatia e Trabalho em Grupo para Crianças e Adultos

01/06
Sábado 17h30

60 minutos

Grátis

Oficineira: Fernanda Assef
Por meio de jogos e atividades teatrais, nossa abordagem visa estimular a empatia, a escuta ativa e a colaboração. Através de exercícios práticos, os participantes aprenderão a se colocar no lugar do outro, aprimorando suas habilidades de comunicação e construindo relacionamentos mais fortes e saudáveis. Previsão de lotação (público) para a Oficina: 30 pessoas.

 

Protagoniza Mulher

Dança
05/06
Quarta 21h

50 minutos

Livre
Grátis
Entre os extremos de ausência e falso protagonismo na vida de muitas mulheres periféricas,

"Protagoniza Mulher" é um espetáculo cênico de dança contemporânea e música ao vivo,

que decodifica e denuncia uma estrutura social patriarcal, racista e misógina que

desqualifica o protagonismo de diversas mulheres na sociedade.

Ficha técnica:
Coreografia: Criação coletiva

Direção: Vancéli Masta, Elenco Dança: Larissa Souza, Larissa Vieira, Milene Paula, Vancéli Masta

Músicos: Gabi d'Oyá, Gustavo Bispo, Nikolas Freitas E Taci Guimarães

 

Série de Concertos Temáticos - Sinos Azuis

Música
09/06
Domingo 11h

Duração: 60 min
Livre
Grátis

A Orquestra Filarmônica Sinos Azuis apresenta um concerto em formato reduzido com o formato de camerata, contendo muita bravura e uma agradabilíssima sonoridade. O público pode esperar grandes surpresas do corajoso repertório que será apresentado. Serão apresentadas a Serenata Para Cordas de Tchaikovsky; Duas Canções do Coração de Edward Grieg e Suite Peer Gynt de Edward Grieg. O público pode aguardar uma emocionante interpretação, cheia de mistérios e sentimentos. Cada peça possui um propósito bem profundo, que só é perceptível com muita atenção e sensibilidade.

Ficha técnica:

Violinos- Lucas Santas, Samella Lepore, Tiago Cruvinel, Heloísa Buzeto, André dos Santos, Samuel Magalhães, Samuel Mello, Mikaela Andrade, Marina Kahowec.

Violas- Antônio de Oliveira, Daniel Magano, Thiago Costa.

Violoncelos- Viviane Dias, Vanessa Valéria.

Contrabaixo - Webster Silas.

Trombones - Sebastian Ruiz Mendo, Danilo Cruz Donizeti, Igor Taveira dos Santos, Luiz Victor de Oliveira.

Regência - Renan Lemos


Hilda e Caio - Circuito Municipal de Cultura

Teatro
12 a 26/06
Quarta 21h

60 minutos

12+
Grátis

Peça ficcional baseada em episódios e personagens reais. No início da década de 70, perseguido pela ditadura civil-militar em virtude de sua literatura homoerótica, Caio Fernando Abreu exila-se na Casa do Sol, residência campestre de Hilda Hilst em Campinas, antes de fugir para a Europa. Diante dos acontecimentos recentes, ele decide parar de escrever e acaba confrontado pela amiga, que, mesmo desencantada pela falta de leitores e pela crise editorial, acredita que os dois têm a missão de continuar produzindo literatura.

Ficha técnica:
Elenco: Kiko Rieser, André Kirmayr e Lavínia Pannunzio.


Rafa Castro – Teletransportar

Música

13/06
Quinta 21h

70 minutos

14+
Grátis
Rafa Castro, cantor, compositor e pianista brasileiro, transita por São Paulo há cinco anos, onde mora e cria para si um ambiente musical. Em seu quarto e mais novo disco, Teletransportar, que teve lançamento oficial em Janeiro de 2022 no Teatro do Sesc Belenzinho, Rafa amplia sua criação também para a escrita, e na autoria de suas letras, apresenta questionamentos sobre política, meio ambiente, o poder da natureza e sua busca espiritual. Acompanham Rafa Castro nos shows: Igor Pimenta (baixista), coprodutor do disco, Conrado Goys (guitarrista) e Carlito Mazzoni (baterista).


Ponto de Encontro com Fernando Pivotto

14/07

Domingo 18h

60 minutos

Livre
Grátis

Um convite ao público para ampliar o evento teatral. Conduzido pelos críticos Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro começa 1h antes da apresentação, com uma conversa regada a café sobre a peça e sobre o público: o que nós sabemos sobre a obra, quais nossas curiosidades sobre ela, etc. Na sequência, assistimos à sessão e, em seguida, continuamos a conversa, agora acompanhados da equipe criativa do espetáculo, retomando os assuntos anteriores. A ação ainda é composta por um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando compartilham materiais extras sobre as peças e os assuntos abordados, mantendo a discussão e a reflexão vivas.

 

Arthur Doca - Lançamento do single Roda Pião

Música

19/06
Quarta 21h

80 minutos
Livre
Ingressos pagos: 

30,00 inteira e 15,00 meia

No show, além do lançamento de três singles, apresentará outras faixas que integram o álbum "Circular" e canções autorais pinçadas de um leque de cerca de 70 músicas já compostas. E mais: canções compostas pelos artistas que farão participações especiais e releituras de obras de Djavan, Caetano Veloso e Lô Borges. Nesse dia, terá participações especiais de Lucas Faria e Thomé.
Ficha técnica:
Voz: Arthur Doca
Músicos: Arthur Doca, Ricardo Ramesh, Manoel Cruz e Cauê Dok

Participações especiais: Lucas Faria e Thomé.


MOSTRA MORPHEUS TEATRO 21 ANOS

 

Mostra Morpheus 21 Anos 

Em comemoração ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 21 anos, o Grupo Morpheus Teatro compartilha com o público seus processos, pesquisas e questões artísticas e estéticas em uma mostra de repertório que ocupa o TCB entre 7 e 30/06.

 

Intervalos

Morpheus Teatro traz máscaras e pequenas situações em intervenções no foyer do TCB.

Criação e direção: João da Silva Araujo

7 a 30.06 / Sex 20h30 e Dom 15h30 / 15 min / Livre  / Grátis / Ingressos 1 hora antes

 

Exposição fotográfica: Grupo Morpheus Teatro 21 anos

Imagens com a construção dos bonecos e máscaras utilizados no espetáculo.

Fotografias: Grupo Morpheus Teatro / Design gráfico: Yuri de Francco

7 a 28.06 / Sex 20h; Sáb e Dom das 15h às 22h / Livre / Grátis / Ingressos 1 hora antes

 

Pés Descalços

Teatro de animação voltado para o público infantil sobre a beleza do encontro.

Direção geral, autoria e roteiro: Verônica Gerchman

8 a 16.06 / Sáb e Dom 16h  / 60 min / Livre / Grátis / Ingressos 1 hora antes / Libras: 16.06 16h


Pequenas Coisas

Espetáculo sobre encontros, despedidas, solidão e o entendimento do outro.

Direção geral, autoria e roteiro: Verônica Gerchman

7 a 16.06 / Sex e Sáb 21h; Dom 19h / 50 min / 14+ / Grátis / Ingressos 1 hora antes / 

 

Berenices

Teatro de animação e de máscaras sobre Berenice e seu encontro consigo mesma.

Autoria e direção geral: Verônica Gerchman

22 a 30.06 / Sáb e Dom 16h / 60 min / Livre / Grátis / Ingressos 1 hora antes

 

O Princípio do Espanto
Homem e boneco em uma relação sem palavras neste espetáculo feito para refletir.

Direção, criação e atuação: João da Silva Araujo

21 a 30.06 / Sex e Sáb 21h; Dom 19h / 50 min / 14+  / Grátis / Ingressos 1 hora antes

 

TEATRO ARTHUR AZEVEDO 

 

eXílio
Teatro

01 e 02/06

Sábado 20h e domingo 19h

140 minutos

+14

Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia

Atualmente, mais de 110 milhões de pessoas no mundo, segundo dados oficiais, foram obrigadas a se deslocar por causa de guerras, violações de direitos humanos, condições climáticas e perseguições de todo tipo (políticas, religiosas, étnicas, por orientação sexual). Elas estão sujeitas a violências anti-imigração, como estupro, discriminação, humilhação. Muitas perderam suas vidas. A experiência do exílio também pode ser vivida dentro do próprio país, como no caso das ditaduras e nos processos de desumanização. eXílio é um trabalho teatral, proposto pelo Coletivo Comum, que parte desta atualidade brutal, mas também da perspectiva de que as fronteiras são criações históricas, portanto, podem ser alteradas e suprimidas.

Ficha técnica:

Roteiro: Fernando Kinas, com a colaboração de Beatriz Calló e elenco

Direção: Fernando Kinas

Elenco: Fernanda Azevedo, Maria Carolina Dressler, Renata Soul, Renan Rovida e

Roberto Moura

 

O São João dos Mamulengos

Teatro infantil

01 e 02/06

Sábado e domingo 16h

50 minutos

Livre
Grátis

Através do Teatro de Mamulengos, a cia conta a história de Rosinha que resolve confrontar seu pai e não casar com seu escolhido esposo que ela nem conhece. Nesta obra inspirada em clássicos do Teatro Popular Nordestino, como A COBRA CANINANA, A VIÚVA ALUCINADA e O QUEBRA-POTE, resgatamos as tradições das Festas Juninas para viver essa aventura de nossa protagonista.

Ficha técnica:

Direção e Dramaturgia: Rodrigo Andrade

Elenco: Ana Paula Trevisan, Rossana Boccia, Zenaide Paludo e Cristiano Barcelar

 

A Mulher do Buraco

Teatro

01 a 16/06

Sexta e sábado 20h e domingo 18h 

50 minutos

+10 anos

Grátis

O espetáculo apresenta Alice, roteirista de cinema, workaholic, mulher contemporânea. Após uma longa espera, finalmente uma grande produtora de cinema demonstra interesse por seu roteiro. Alice então é chamada para a reunião que pode mudar sua vida. Apressada como sempre, ao se encaminhar para o seu grande momento, distraída falando ao celular, Alice cai em um buraco de obra. Dentro do buraco Alice tem um inesperado encontro. O que inicialmente era um infeliz incidente pode desencadear uma série de novos encontros que podem mudar a vida de Alice. Ali, sem ter para onde correr ou com o que se distrair, pela primeira vez terá que enfrentar o que nunca quis.

Ficha técnica:

Texto: Nanna de Castro

Direção: Jairo Rodrigues

Elenco: Lidiane Rosa

 

Concerto Didático Matinal

Música
02/06

Dom 11h

90 minutos

Livre

Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia 

Descubra os segredos das melodias atemporais em um envolvente Concerto Didático que desvendará a fascinante jornada musical de grandes compositores clássicos. Nesta experiência educativa, vida e obra de Franz Peter Schubert, um dos maiores melodistas da história, cuja genialidade muitas vezes é ofuscada por sua música otimista. O evento começará explorando a trágica e breve vida de Schubert, Mozart, Vivaldi e outros mestres da música clássica. Prepare-se para uma jornada de aprendizado musical, onde a harmonia entre informações históricas e apresentações ao vivo proporcionará uma compreensão mais profunda e enriquecedora da música clássica.

Ficha técnica:

Maestro: João Carlos Pinheiro

Músicos: Diego de Sousa, João Pedro, Matheus, Mateus, Tiago Resende, Vinny Ferras, Elizeu, Rafael, Jonas, Adriana Rebouças, Joao Vinicius, Henry Samuel, Gilberto, Gabriel Lins, Henry Rabelo, Ezequiel Lacerda, Mateus Duarte, Janine, Gustavo Ueso, Willian Brandao, Camilo Silva, Gabriel Silva Duarte, Guilherme, Willian Brandao, Ari Ricardo, Antônio Oliveira, Renata e Adriano de Paula

 

Mãe Baiana - Circuito Municipal de Cultura

Teatro

05 e 19/06

Quartas 21h

60 minutos

+12

Grátis

O espetáculo “Mãe Baiana”, o segundo da trilogia “Matriarcas - da obra de Helena Theodoro”, trata da relação de avó e neta que têm de lidar com o luto. A perda faz com que essas mulheres tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão parecidas, mergulhem em suas lembranças, descobertas, afetos e traz à tona suas divergências e atravessamentos. A peça tem como pano de fundo a ancestralidade e trata da morte segundo a tradição nagô, onde as memórias afetivas são o fortalecimento necessário para que elas sejam continuidade. Em “Mãe Baiana”, passado e presente se misturam aos altos e baixos de uma convivência desgastada pelo conflito geracional, mas estruturada no amor e no desejo de reconstruírem o vínculo que tinham. É o encontro do ontem e do amanhã com um olhar sem preconceitos. O espetáculo acompanha a reconexão que vão deixando pelo caminho suas dores e fortalecendo seus laços em uma relação que transcende a ideia do fim.

Ficha técnica:

Atrizes: Djacira da Silva Martins e Luiza Renno Loroza 

 

As Aves da Noite

Teatro

06 a 16/06

Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h

75 minutos

+16

Grátis

Auschwitz, 1941. Do campo de concentração fugiu um prisioneiro. Em represália os SS, por sorteio, condenaram alguns homens a morrer no Porão da Fome. Figurava entre os sorteados o prisioneiro nº 5.659, que começou a chorar. O padre católico franciscano, Maximilian Kolbe, prisioneiro de nº 16.670, se ofereceu para ocupar o lugar do nº 5.659. Foi aceito. Os prisioneiros foram jogados numa cela de concreto onde ficaram até a morte. O que se passou no chamado Porão da Fome ninguém jamais soube. A cela hoje é um monumento. Em 24 de maio de 1948, teve início, em Roma, o processo de beatificação do Padre Maximilian Kolbe, canonizado em 10 de outubro de 1982.

Ficha técnica:

Texto: Hilda Hilst

Direção e cenografia: Hugo Coelho

Elenco: Marco Antônio Pâmio, Marat Descartes, Walter Breda, Rafael Losso, Fernando Vitor, Regina Maria Remencius e Marcos Suchara

 

Floresta dos Mistérios

Teatro
08/06 a 07/07

Sábado e domingo 16h 

60 minutos

Livre

Grátis

Quando Bel, Rafa e Duda entram na Floresta dos Mistérios, conduzidos pelos misteriosos elementais, estão prestes a conhecer não só as forças da natureza, representados pelos seres mitológicos do nosso folclore, mas também a enorme força que existe dentro de cada um deles. Assim, eles lutarão pela preservação da floresta e de toda vida lá existente. E fica então a pergunta: é possível um mundo onde tecnologia e natureza possam conviver pacificamente?

Ficha técnica:

Dramaturgia e Direção – Márcio Araújo

Elenco - Clayton Bonardi, Daniela Schittini, Debora Vivan, Joaz Campos, Lucas Kelvin, Marcio Araujo, Márcio Alves, Matilde Mateus Menezes e Thalita Passos.

 

Mari Merenda, Tom e Thomé

Música

12/06

Quarta 21h

80 minutos

+12

Ingressos pagos: 30,00 inteira e 15,00 meia

É do encontro sinérgico entre Mari Merenda, Tom e Thomé que nasce o show homônimo do trio, apresentando um repertório que une autorias dos três e releituras da música popular e regional brasileira reformuladas por arranjos vocais, piano, asalato, violões e percussão corporal. Os músicos conquistaram seus espaços nas redes sociais, gerando o encontro destes jovens e tão talentosos artistas. E nesse emaranhado de sinergia musical e parceria da vida que nasce o show do trio, que transita em atmosfera refrescante e atemporal. 

Ficha técnica:

Mari Merenda (voz, asalato e piano)

Tom Ribeira (voz e violão)

Thomé (voz e violão)

 

Só vendo, que beleza! Homenagem a Henricão

Música
13/06

Quinta 21h

75 minutos

Livre

Grátis

O projeto Só Vendo que Beleza! homenagem a Henricão, surgiu de duas pesquisas: uma sobre o samba da Época de Ouro do Rádio e outra sobre o samba paulista. Henricão, cantor e compositor paulista, marcou história na Época de Ouro do Rádio, levando o balanço rural para os bailes, rádios e também para o cinema. O objetivo do projeto é resgatar e difundir as músicas deste pouco falado compositor paulista, que encantou o povo brasileiro com o balanço de seus sambas, e que mesmo fazendo sucesso com as músicas Só Vendo que Beleza (Marambaia) e Está Chegando a Hora, possui um tesouro musical inexplorado.

Ficha técnica:

Anita Galvão Bueno - voz

Rafael Esteves - bandolim

Rodrigo Carneiro - violão 7 cordas

Emerson Bernardes - cavaquinho

Koka Pereira - percussão

Porkinho Trindade - percussão

 

Guerra de Papel

Música / Teatro

21 a 23/06

Sexta e sábado 21h e domingo 19h

65 minutos

+12

Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia

Guerra de Papel, é essa guerra de pertencer a uma identidade, se nascemos, se temos nossas certidões, por que querem nos tirar, e entregar uma certidão de óbito? Apagar nossos nomes, nossas histórias, é uma guerra para nos mantermos vivos. Contornado pelo mito de Antígona, trata da tragédia que ocorre todos os dias nas periferias do Brasil, das balas encontradas em corpos e corpos perdidos.

Ficha técnica:

Elenco: Mayara Tenório, Thayna Rodrigues, Claudine Palhàres, Cinthia Tomaz, Larissa Noel, Renan Marques, Uédia Alves e Vittor Oliver

Texto: Andreza Rodrigues e Thuane Campos

Direção: Jorge Alves

 

Djoveski

Dança

27 a 30/06

Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h 

50 minutos

Livre

Grátis
Local: Sala multiuso

O espetáculo aborda, por meio de sua técnica de pesquisa denominada Dramaturgia da Dança Humanitária, as relações dos fluxos migratórios e seus impactos em nossa contemporaneidade. Entre o caos e a humanidade, o espetáculo retrata os desafios das travessias, reflexões sobre a construção dos direitos humanos e a sua efetivação e a busca pela dignidade da vida, demonstrando a relevância da pluralidade encontrada por meio da dança, saberes e culturas em busca de seu chão.

Ficha técnica:

Direção e coreografia: Renan Marangoni

Elenco: Ana Paula Carmo, Bruno Faowmanma, Bofory Camara, Cecília Lessa, Gabriel Madrigrano, Jazú Weda, Luiz Ragusa, Martina Caledon, Sabrina Menez, Tatiane Santos e Yuri Nascimento

 

Protagoniza Mulher

Dança

12 e 13/06

Quarta e quinta 20h 

50 minutos

Livre

Local: Sala Multiuso

Grátis

Entre os extremos de ausência e falso protagonismo na vida de muitas mulheres periféricas,

"Protagoniza Mulher" é um espetáculo cênico de dança contemporânea e música ao vivo

que decodifica e denuncia uma estrutura social patriarcal, racista e misógina que

desqualifica o protagonismo de diversas mulheres na sociedade.

Ficha técnica:

Coreografia: Criação coletiva

Direção: Vancéli Masta

Elenco Dança: Larissa Souza, Larissa Vieira, Milene Paula, Vancéli Masta

Músicos: Gabi d'Oyá, Gustavo Bispo, Nikolas Freitas E Taci Guimarães

 

Subterrânea: Uma Fábula Grotesca

Teatro

21 a 23/06

Sexta e sábado 20h e domingo 18h 

40 minutos

+16

Local: Sala Multiuso 

Grátis

No formato de uma fábula grotesca, o solo aborda a trajetória de uma mulher-cigarra que, uma vez nascida cigarra, deve se conformar a cumprir o seu papel: acasalar, reproduzir e morrer. Pelo bem da espécie, a mulher-cigarra reproduz o próprio sistema que a reprime, mantendo assim, a ordem natural das coisas.

Ficha técnica:

Direção e Dramaturgia: Juliana Birchal e Lenine Martins

Elenco: Juliana Birchal

 

Ponto de encontro com Fernando Pivotto

Debate 

23/06 

Dom 17h 

60 minutos

Livre

Local: Sala Multiuso 

Grátis

O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

 

Fumaça - Puro Visaje

Circo

26/06 a 17/07

Quartas 20h

50 minutos

+12
Local: Sala Multiuso

Grátis

Que em tempos escuros, sejamos suficientemente loucos, para ser chamados de loucos!

Satin entrega ao público uma realidade alternativa, cínica e sarcástica, uma experiência explosiva, potente e irreverente, agarrando-se ao humor como ferramenta contra o conformismo e a seriedade paulatina disso que chamamos realidade.

Ficha técnica:

Elenco: Daniel Satin