Peça O Avesso da Pele tem sessões gratuitas no Teatro Paulo Eiró

O espetáculo é uma adaptação do livro com mesmo nome, vencedor do Prêmio Jabuti 2021, de Jeferson Tenório

 

Como uma flor que nasce no meio da rua entre bondes, ônibus e o rio de aço do tráfego, O Avesso da Pele surgiu como peça na metrópole paulistana para mais apresentações. Neste final de semana, o público pode conferir gratuitamente a adaptação teatral indicada ao prêmio APCA 2023 (Associação Paulista de Críticos de Arte) no Teatro Municipal Paulo Eiró. As apresentações acontecem na quinta, sexta e sábado às 21h e domingo às 19h. O espetáculo, contemplado pelo 17° Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura, é baseado no livro de mesmo nome do escritor Jeferson Tenório, que aborda temas como racismo e violência e foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2022.

 

A peça coloca em cena quatro atores que se revezam nos papéis de três personagens: Henrique, o pai; Pedro, o filho; e o narrador. O projeto do Coletivo Ocutá apresenta uma estrutura de encenação que contempla, sem protagonismos, a individualidade de cada ator em cena. Vitor Brito é parte do elenco e foi indicado para o 34º Prêmio Shell 2023 por O Avesso da Pele. Agora, ele conta como se conectou com as ideias da reinterpretação: “A maior identificação deste projeto para mim está relacionada à nossa autonomia artística de criar um projeto que, até então, sentíamos que faltava em nossas vidas.”

 

A adaptação para o teatro da peça foi feita com a participação da diretora Beatriz Barros e Vitor Brito, que  por meio de exercícios de improvisação em cima de alguns capítulos, ideias levadas para a sala de ensaio e discussões, chegaram ao projeto atual. “Um momento importante na elaboração da dramaturgia foi quando sugeri que montássemos uma sala de aula explicando Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski”, lembra Vitor. “Neste período, pausamos a dramaturgia, Beatriz seguiu ensaiando com os atores e eu tive um tempo para adaptar o material do Dostoiévski ao avesso da pele. Hoje é um dos pontos altos do espetáculo!”

 

O Teatro Paulo Eiró está localizado na zona centro-sul no bairro Santo Amaro e próximo ao metrô Adolfo Pinheiro da linha lilás. São somente mais quatro apresentações que acontecem gratuitamente e para maiores de 14 anos de quinta à sábado, às 21h e domingo às 19h. Para entrar é necessário a retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria. 

 

Por Marcelo Lustosa


TEATRO PAULO EIRÓ


O Avesso da Pele

24/05 a 02/06

Quinta, Sexta e Sábado 21h | Domingo 19h

90 min

14 +

Gratuito | Retirar ingressos com 1h de antecedência na bilheteria.

 

O espetáculo “O Avesso da Pele” é a montagem teatral oficial do premiado romance escrito por Jeferson Tenório (vencedor do prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário). A história é narrada por Pedro. O seu pai, Henrique, é um professor de literatura da rede pública de ensino que sofre uma desastrosa abordagem policial, sendo assassinado voltando para casa depois de uma das melhores aulas da sua vida. A partir dessa morte, Pedro então decide resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.

 

Ficha técnica:

Elenco: Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli, Vitor Britto e Victor Salomão

Dramaturgia: Beatriz Barros e Vitor Britto

Direção: Beatriz Barros