Programação de Julho - Casas de Cultura

Confira a programação completa

 Região Norte 

 
 
Casa de Cultura Municipal Brasilândia     
 
 
 
Mestra Sandra de Xadantã: Tambor de Crioula Dona Teca - Culturas populares 
 
 
O Tambor de Crioula da Dona Teca é uma apresentação interativa que, de forma lúdica, apresenta ao povo a dança, os cantos, ritmos e toques que dão origem a essa linguagem artística maranhense. Com a Mestra Sandra de Xadantã, o projeto tem por missão a salvaguarda do tambor de crioula.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 25/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Magestic: SambaRock - Música
 
“Voltas Que o Mundo Dá” apresenta um mix de músicas brasileiras com beats eletrônicos. Através da influência de figuras da música nacional, o álbum faz grande referência ao samba de raiz e à bossa nova. Essa mistura é a essência da atual fase do Majestic: a busca pela valorização da cultura brasileira em uma linguagem mundial.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 26/07 às 20h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.
 
 
Leila Rodrigues Rocha: Vivência Ilera: Saberes Ancestrais para a Saúde da Mulher - Culturas populares 
 
Com musicalidade e circularidade, a Ilera compartilhará tecnologias ancestrais para o cuidado da saúde da mulher. A artista traz para cena a artemísia, a calêndula e o barbatimão para o cuidado do corpo, da mente e do espírito. Por meio da música e de informações sobre o aparelho reprodutor de pessoas com útero e vulva, a oficina sobre banhos de assento utiliza a  interação com o público e a musicalidade.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 27/07 às 12h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.
 
 
Maria Chantal Francisco: Descolonize Seus Quadris - Dança 
 
A aula de rebolado do Descolonize Seus Quadris se inicia com um alongamento do corpo que possui bases de yoga. Logo depois, começa a  prática de movimentações pélvicas baseadas em ritmos, como o Ndombolo (oriundo do R.D.Congo) e o funk carioca (Brasil). Ao final da aula, um convite para acolher e acalentar todo o sistema nervoso, que fica super ativado durante a prática.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 27/07 às 16h. 16 anos. Grátis. 60 minutos. 
 
 
Sankofa - O poder das águas Iyabás - Artes Integradas/ Multilinguagens 
 
O espetáculo desenvolve uma pesquisa sobre o processo rítmico e dinâmico expressados no ritmo das danças das Iyabás, que simboliza as forças da natureza. A proposta do evento é promover o conhecimento ancestral das seis principais divindades cultuadas no candomblé, trazendo uma ligação entre a água, a vida e o poder feminino. O projeto traz uma contribuição para entender a força das Iyabás no cotidiano, transformando os elementos da natureza em objetos de admiração, adoração, temeridade e respeito. 
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 27/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
Tatiane Aparecida dos Santos: Contação de "Histórias Pretinhas" - Literatura 
 
 
Tatidara é uma princesa guerreira que conta histórias sobre sua ancestralidade africana. São “Histórias Pretinhas”, onde os protagonistas são negros e contam histórias negras. Histórias sobre cultura, ancestralidade e pertencimento para empoderar crianças pretas e educar crianças não pretas.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 28/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
Casa de Cultura Municipal Freguesia do Ó 
 

QUELYNAH: Soul diva brasileira - Culturas populares 
 
Jaqueline Simão de Oliveira, mais conhecida como Quelynah, traz a música preta de quebrada, com requintes de sofisticação do R&B e do Soul. Essa mixagem natural é dada pelas vivências e origem da cantora. Dentre inúmeros trabalhos, Quelynah já cantou com a dupla “Thaíde e D.J Hum”, fez backings vocals para o cantor Alexandre Pires e se apresentou em grandes eventos, como o Skol Hip Rock e Hip Hop Manifesta.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 18/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
Grupo Horas Iguais - Música 
 
O Grupo Horas Iguais surgiu através de uma união entre amigos nascidos e criados na Zona Norte e Noroeste de São Paulo, em 2015. Com uma afinidade no repertório, qualidade musical e amizade de longos anos, o grupo possui grandes influências de sambas dos anos 90 e 2000, apresentando uma junção de experiências musicais. 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 19/07 às 21h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
MC Caique - Música 
 
Em sua apresentação, Caique da VB tem como concepc?a?o e ideia apresentar suas músicas autorais, com composições que trazem a realidade da quebrada e o dia a dia de um cria, seus aprendizados, sonhos e experiências de vida. Com atuação na cena do trap e funk, o artista possui músicas que transitam entre explosões de alegria e temas de reflexões e desabafos. Em suas apresentações, Caique da VB proporciona um momento de rima para gerar conexão com o público.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 24/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
 
Rock do Ó  - Música
 
A banda Californicks foi formada em 2017 na cidade de Mauá – SP. Com influências do punk rock e hardcore californiano, o grupo realiza apresentações por todo o estado paulista. No evento Rock do Ó, ocorre a Californicks Convida: uma celebração de uma jornada de 7 anos onde a banda traz toda sua bagagem cultural.
Na Casa de Cultura Freguesia do Ó, Californicks mostra a força da música autoral. Para melhorar o espetáculo e marcar a potência do hardvore undreground, a banda convida outras duas bandas que fazem parte do circuito: Losermind e Liberta.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 26/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Cicinho Silva: Arraiá do Ò - Culturas populares  
 
Cicinho Silva é sanfoneiro desde os 9 anos de idade. Paulistano da Zona Leste, seu primeiro professor foi seu pai, Luiz de Nazaré, sanfoneiro, cantor e apresentador. Com 25 anos de experiência, Cicinho acompanhou grandes figuras da música nacional e internacional, levando adiante o legado deixado por seu pai. Sua vida é a música, a sanfona e o forró. Entre os nomes com quem tocou, estão Lu Garrote, Valentina Guillen, Zeca Baleiro e Anastácia Rainha do Forró (cantora que acompanha até hoje).
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 28/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
Cia Tricotando Palavras: O Papagaio Real - Teatro
 
O Papagaio Real é uma história sobre duas órfãs que moram sozinhas em uma casa humilde. Mesmo sendo irmãs, as moças são muito diferentes. Dorita - a mais nova -, é doce e gentil, enquanto Dreusa - a mais velha -, é mal humorada e tem inveja da irmã. Todas as noites, Dorita recebe a visita de um papagaio real que se transforma em um príncipe. Dreusa descobre o segredo da irmã e, movida pela inveja, resolve acabar com a felicidade dos namorados. Durante a história, Dorita procura o príncipe na mata. No final, o amor vence o ódio e os dois namorados se reencontram.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 30/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
 
Cia. Do ToK ToK: Estripulias Di Picadeiro - Circo
 
Topeka é um palhaço assistente de picadeiro. Cansado, sente-se desvalorizado e sempre reclama de tanto trabalho. Vendo essa situação, Tok Tok - dono do circo -, acaba ligando para uma agência pedindo um assistente para Topeka. No entanto, o palhaço acha que será substituído e resolve atrapalhar o já atrapalhado Tililiko, o novo assistente do assistente. Depois de tantas estripulias no picadeiro, Topeka descobre que Tililiko não é uma ameaça, mas sim uma solução para suas reclamações.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 31/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
 
Digo Ferreira: Guitarrada no Forró - Música 
 
Digo Ferreira traz no espetáculo “Guitarrada no Forró" os ritmos nordestinos do forró pé de serra, respeitando a tradição e trazendo outras influências de sonoridades mundiais, como o jazz, rock, salsa, bolero e samba. A apresentação busca explorar os sotaques tradicionais do gênero, trazendo a guitarra como protagonista, em diálogo com a sanfona, zabumba, o triângulo e outros instrumentos. O artista desenvolve um espetáculo dançante, rico culturalmente e acessível para todas as pessoas, sem restrições.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 31/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
 
 Casa de Cultura Municipal Tremembé     
 
 
Lentes do Rock, por Caike Scheffer - Audiovisual 
 
Em imagens surpreendentes, Caike Scheffer traz ao público seus cliques mais emblemáticos da cena do rock. Bandas nacionais e internacionais já passaram pelas lentes do fotógrafo, que possui seus registros em encartes de álbuns, publicações em revistas, sites e nas redes sociais dos artistas. Caike também faz coberturas fotográficas de grandes festivais, como Rock in Rio, Rock Fun Fest e SummerBreeze.
 
Serviço:
| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 20/07 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
 
Harley Nóbrega Cia Ruandeiros: Porpeta Pocket Show - Circo 
 
Uma verdadeira apresentação de palhaço com muitas atrações, encantos do circo e participação do público. Nesse espetáculo, vocês irão encontrar mágica, música, mímica, malabarismo, equilíbrio, levitação e muita diversão! Porpeta Pocket Show apresenta todo o encanto circense em um único lugar. 
 
Serviço:
| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 24/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 

Maíra da Rosa: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha - Workshop/ Palestra 
 
Nesse workshop, a educadora e cantora Maíra da Rosa traz uma reflexão sobre a importância da mulher negra no processo de letramento racial e como a potência feminina pode impactar positivamente nesse processo.
 
Serviço:
| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 25/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 

Kamala: TREMetal Fest - Música 
 
Kamala é uma banda brasileira de thrash metal formada no ano de 2003, na cidade de Campinas/SP. Com o objetivo de fugir dos padrões usuais desse estilo, o grupo mescla harmonias orientais com a energia do heavy metal, sempre focando em uma performance de palco poderosa.
 
Serviço:
| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 27/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
 
Ancesttral: TREMetal Fest - Música 
 
Ancesttral apresenta as principais músicas de seus mais de 20 anos de estrada, com destaque para ‘What Will You Do?’ e ‘Threat to Socity’. A banda tem o objetivo de evidenciar o thrash metal como uma das grandes vertentes do rock.
 
Serviço:
| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 27/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
 
Torture Squad: TREMetal Fest -Música 
 
Com uma enorme relevância no metal extremo do Brasil, a banda Torture Squad toca as principais músicas dos seus mais de 30 anos de carreira, além de convidar os headbangers para conhecerem o seu álbum mais recente: Devilish.
 
Serviço:
| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 27/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
 
 
Casa de Cultura Municipal Vila Guilherme - Casarão     
 
 
Neide Nazaré - Música 
 
Filha de nordestinos, cantora e mestra em diversos instrumentos musicais, Neide tem seu pai - Luiz Nazaré (apresentador e fundador da Praça do Forró em São Miguel Paulista/SP) - como sua grande referência, pois aprendeu com ele o valor dessa cultura riquíssima que é o querido forró pé de serra.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 07/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
MC GRANDE E: Hip-Hop Trank's show do Mr Grande-E - Música             
Mr. Grande-E é cantor, compositor, grafiteiro, b-boy e caminha na arte desde o fim da década de 80. O artista foi um dos fundadores do DRR Posse (Grupo que agregou diversos outros grupos musicais de São Mateus) e hoje é dono da marca conceituada no universo do rap. Sua participação no vídeo Clipe do Rapper Mr. Criminal formalizou a parceria musical que culminou no álbum "O Procurado", registrado no selo da gravadora norte americano Crime Family Entertainment.      
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 06/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
Caixotes Viajantes: Lendo, Rodando e brincando - Literatura/Contação de Histórias  
A apresentação Lendo, Rodando e Brincando é uma proposta que busca criar um ambiente agradável de leitura, despertando o prazer pelo ato de ler e o protagonismo dos leitores. O livro é oferecido de forma diferenciada do trabalho realizado na escola formal, configurando esse tipo de mediação de leitura como uma ação cultural para a formação do leitor. 
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 09/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
Inkasvenuzianos  - Música/Rock 
 
Dando voz não apenas às canções de Juara, os Inkasvenuzianos tocam músicas de diversos poetas periféricos suburbanos que, em uma pesquisa e arquivamento de canções de mais de 20 anos, foram trazidas agora para o público em um formato inédito. 4 anos depois, a banda volta para realizar a apresentação no Mês do Rock, na Casa de Cultura Vila Guilherme.
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia:13/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
 
Região Oeste
 
 
Casa de Cultura Municipal Butantã     
 
Menstruação Anarquica & Lixomania: Butantã Rock - Música/Rock 
Formada na região do ABC Paulista (SP) em 1992, a banda é composta por mulheres que têm o objetivo de transmitir ideais de luta e resistência contra o sistema opressor, evidenciando uma visão libertária. O grupo está na cena do underground há 3 décadas e deixa claro que faz parte de um movimento de mudança. Com suas raízes fundamentadas na anarquia, protestos e revolução, a banda chega com uma formação forte, unida pela amizade e por uma cumplicidade que só a vida punk pode explicar.
   
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 13/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Banda Sarrabulho - Música 
Sarrabulho é uma banda paulista com influência direta das tradições culturais de São Luís (MA). Em suas apresentações dançantes, o grupo traz o forró reggae xoteado e o tambor de crioula, com oficinas abertas ao público de toque e dança.  A banda faz uma mistura entre o forró pé de serra, o xote e o baião, com vertentes da cultura negra maranhense. A Sarrabulho possui um repertório recheado de grandes artistas, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos, além de parceria com diversos mestres da cultura popular.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 23/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Os Escafandristas - Teatro adulto
A peça pretende trazer à luz os bastidores de um grupo de teatro atuante na cena nacional de uma polarizada sociedade contemporânea. O teatro enquanto lugar (tempo/espaço) de espelhamento da sociedade reúne elementos dialéticos. A apresentação evidencia as dificuldades de um grupo de teatro que encontra possível eco e paralelos por todo o país. Esse grupo de atores “desglamouriza” a atividade artística, além de abrir perspectivas que dialogam com as questões práticas da vida desses trabalhadores da cultura.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 26/07 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
 
 
Cia Cafuzas - Festival Herdeiras do Sol - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha - Narrações de Histórias | Afrobrasileira - Teatro   
O evento terá intervenção com narração de histórias, mediação e brincadeiras com Cafuzas. 
O Coletivo Cafuzas foi fundado em 2014 e iniciou suas pesquisas com foco nas narrativas orais e escritas ligadas às culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. Tudo isso ocorre por conta da riqueza e da profundidade encontradas nestes universos culturais, com o intuito de contribuir com o fortalecimento dessas culturas em relação à formação cultural, história e ancestralidade.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 27/07 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.
 
Baque Atitude: Cortejo de Maracatu - Culturas populares 
Em 2009, a história do Baque Atitude nasceu de um sonho coletivo, na favela da Erundina. Hoje, o grupo colhe os frutos de um desejo de três jovens teimosos, que fizeram a cultura popular vencer pelos becos do Jardim Ibirapuera. Kelly, Márcio e Mailson tinham o objetivo de manter vivo o brilho e o encanto do maracatu. É na força da juventude que o Baque Atitude vive, persiste e resiste: atualmente, mais de 40 batuqueiros fazem parte do coletivo, entre eles:  crianças, jovens pretos, LGBQIAP+, mães e famílias.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 27/07 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.
   
One Less  - Música/Pop Rock  
A banda One Less foi criada em 2022 e tem como proposta a realização de tributos a bandas e intérpretes (especialmente dos anos 80 e 90). Alguns desses artistas são Ultraje a Rigor, Barão Vermelho, Plebe Rude, Supla, Depeche Mode, New Order, Information Society, entre outros. Com isso, o grupo traz uma diversidade de estilos em seu repertório, por vezes transformando a música eletrônica em puro Rock'n Roll.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 28/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Região Leste 
 
Casa de Cultura Municipal Guaianases     
 
Grupo Rasga Seda - Música Samba
Desde 2004, o Grupo Rasga Seda vem encantando públicos com sua musicalidade singular, misturando o melhor do samba de Chico Buarque, Leny Andrade, Zé Kéti, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e outros grandes artistas. Com uma proposta que vai além do samba convencional, o grupo proporciona uma experiência dançante com MPB, bossa nova, chorinho e samba jazz. 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 27/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Mielina toca o melhor do POP Rock - Música 
 
O duo paulista composto por Silas Bezerra (guitarra e vocal) e Kevyn Gomes (bateria e backing vocal), com a participação dos músicos Roberto Ventura (contrabaixo) e Igor Cavalcante (teclados e vocal), se apresenta desde 2019 em espaços públicos e privados. Através de músicas que marcaram uma geração, o duo traz momentos de alegria, nostalgia e festividade para seu público.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 30/07 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Batalha de CDM - Batalha do CDM Edição especial - Literatura
 
A Batalha do CDM teve início no ano de 2023, dentro do espaço da Casa de Cultura de Guaianases. Com batalhas conscientes que fazem as pessoas tomarem posse do direito imaterial, o evento se solidificou e se tornou um lugar seguro para trazer a arte da poesia e do improviso.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 30/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
 
Julio Cesar voz & violão - Música/Bossa Nova 
 
Julio Cesar do Violão vem com uma apresentação no formato voz e violão. De maneira eclética, o artista mostra sua versatilidade musical com o melhor da MPB, samba, samba rock, bossa nova  e pop rock para sacudir geral!
 
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 31/07 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Flor de cosme - Palavras que dançam - Artes Cênicas/Performances
Palavras que dançam é uma performance poético-musical que celebra a potência artística da mulher negra afrodiaspórica. O espetáculo apresenta um repertório de obras literárias e canções de grandes personalidades femininas negras, latinas e caribenhas, mesclado ao trabalho autoral das artistas Ana Cris e Endy Lima. Embaladas ao som de cordas e tambores, as palavras se revelam nas melodias, declamações e movimentos.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 31/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
 
 
Casa da Cultura Municipal Raul Seixas     
 
 
Gricerina: Rock na Raul - Música 
 
A banda Gricerina foi formada em 2007, no bairro de Itaquera. O grupo mistura o punk com o hardcore, somados à letras fortes de protestos políticos e sociais. Em sua trajetória, a Gricerina carrega dois álbuns e alguns videoclipes, incluindo o premiado single “Rolê Na Augusta”. Trazendo em seu repertório uma linguagem cultural suburbana, a banda possui músicas autorais, com letras sobre a realidade nas periferias do Brasil.
 
Serviço:
|Casa da Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia: 13/07 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Crika e os Improváveis: Rock na Raul - Música 
 
 
Nessa apresentação, Crika e os Improváveis homenageia cinco grandes cantoras do pop rock nacional: Rita Lee, Marina Lima, Paula Toller, Cássia
Eller e Pitty.
 
Serviço:
|Casa da Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia: 13/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Gandharva: Rock na Raul - Música 
 
A apresentação intitulada de “Gandharva na Área” é a síntese de ideias que a banda propaga, falando através de suas composições e de releituras de obras de outros artistas conhecidos, que vão de Chorão à Baden Powell. O repertório tem canções recém lançadas nas plataformas digitais e outras inéditas. Nessa apresentação, existe a intenção de reforçar o rock cantado em língua portuguesa como forma de evidenciar o rock brasileiro, estilo que faz parte da música brasileira.
 
Serviço:
|Casa da Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia: 13/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Submersa: Rock na Raul - Música 
 
 
Três mulheres LGBTs, proletárias, periféricas, que vivem em São Paulo e refletem muito sobre essa cidade e seus contextos a partir de suas próprias perspectivas e particularidades. Uma cidade que fomenta a competição, a pressa, o medo e o excesso. Tudo isso pesa muito! 
 
Serviço:
|Casa da Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia: 13/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Miuara Rodrigues: Armadas de Ousadia - Artes Visuais 
 
Essa exposição é resultado das manifestações artísticas que Miuara Rodrigues já acompanhou como fotógrafa. O objetivo é  retratar, de forma específica, artistas mulheres na cena independente que se manifestam por meio de diferentes linguagens artísticas.
 
Serviço:
|Casa da Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia: 27/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Uma Luiza: A Cigarra na Folha de Pedra em Loops - Música 
 
O show apresenta o repertório autoral de Uma Luiza Pessoa, cantora e compositora que, através da poética em suas letras, busca retratar o dia a dia das pessoas trans em uma das cidades que mais as matam no mundo. Abordando sucintamente questões da atualidade e críticas sociais em formato intimista, Uma Luiza mescla batuques do samba, maracatu, samba de coco, baião, ritmos pretos e caboclos, além de referências da múltipla MPB. 
 
Serviço:
|Casa da Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia: 27/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Yellow Baske  - Artes Integradas/ Multilinguagens 
 
Yellow Baske apresenta um sarau que mescla diferentes linguagens artísticas - especialmente as  vinculadas ao hip hop -, com discotecagem, apresentações de MC’s e poetas, realizando espetáculos musicais junto com partidas de basquete no mesmo espaço. Neste evento, as intervenções artísticas do sarau ocorrem nos intervalos e durante as partidas. Na apresentação, os DJs são responsáveis pela propagação do ritmo, entusiasmando o público presente e os torcedores, além de empolgar os jogadores. 
 
Serviço:
|Casa da Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia: 28/07 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Casa de Cultura Municipal Itaim Paulista     
 
Sala de Rock para Crianças - Workshop/ Palestra 
 
A Sala de Rock para Crianças é um projeto inspirado no filme “Escola do Rock”, de Jack Black. No evento, Vagner Souza reúne crianças de 05 à 14 anos para mostrar os caminhos do Rock And Roll com oficinas de apresentação e prática de instrumentos musicais de introdução ao rock.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 13/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Adilson Aragão Semi Novos & Ousados - Música 
 
Nesse evento, Adilson Aragão e sua banda apresentarão um repertório voltado para o público da melhor idade: pessoas idosas que viveram suas juventudes nos anos 60 e 70, ouvindo clássicos da música brasileira/internacional e dançando ritmos da época. Com mais de 40 anos de carreira, o cantor propõe levar ao público alvo momentos nostálgicos e felizes de suas vidas.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 13/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Brutal Grind Fest - Música 
 
O festival Brutal Grind Fest desenvolve a proposta de integrar apresentações musicais, juntamente com exposições artísticas voltadas ao cenário de hardcore/grindcore e death metal independente, buscando fomentar a arte produzida em diversas partes das periferias de São Paulo. Dessa forma, o evento pretende fortalecer a voz dos excluídos dentro do cenário cultural de música pesada.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 14/07 às 19h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.
 
 
Trio Alagoano - Música 
 
O Trio Alagoano tem como objetivo difundir a cultura nordestina através do Forró Galego e dos Alagoanos do Forró. Além disso, o grupo se destaca por tocar o estilo "piseiro". Nessa apresentação, o público encontrará o melhor do forró pé de serra. 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 18/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Casa de Cultura Municipal de São Mateus     
 
 
DeCore: Hardcore Live Show - Música 
 
A banda de rock hardcore e rap DeCore apresenta o espetáculo “Hardcore Live Show”. Com uma extensa bagagem que inclui turnês internacionais pela Argentina e Europa, o power trio paulistano traz ao público a energia contagiante do rock, hardcore, punk rock e mesclas de rap. No repertório, estão as músicas de seu mais recente EP “Sem Medo”, além de canções conhecidas, como “De Longe”, “Nas Nuvens” e “Sangue Novo Positivo”. 
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 13/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Gritando HC: 30 Anos - Música 
 
A banda Gritando HC completa 30 anos de carreira em 2024 e é um dos principais grupos de hardcore punk no Brasil, com grande influência em uma geração de fãs e artistas. Formado pela vocalista Lê, os guitarristas Japa e Fabão, o baixista Vagau e o baterista Léo, o Gritando HC traz uma apresentação especial em comemoração aos 30 anos da banda. No repertório, terão clássicos como "Libertar nossas correntes" e "Ande de skate e destrua". Um verdadeiro espetáculo de hardcore, skate e punk.
 
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 13/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Arkano: Palestra - Hip Hop 360° - Profissionalização e Criação de Oportunidades de Renda - Workshop/ Palestra 
 
Arkano é um multiartista que atua há mais de 20 anos no setor cultural, principalmente dentro da cultura do hip hop. Seu trabalho como arte-educador, ministrando a Oficina de Mc´s 360°, evoluiu para um projeto mais abrangente, que é a Palestra de Hip Hop 360°. 
O evento traz um resumo objetivo dos caminhos e saberes que são necessários para a construção do processo de profissionalização artística, além das possibilidades para gerar ações e atividades rentáveis e sustentáveis aos artistas e produtores culturais.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 19/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Thais Odila - Música 
 
A cantora e rapper paulistana Thais Odila apresenta em seu espetáculo a música “Você versus você” , uma das faixas de seu próximo álbum. A canção é uma construção de relatos diários nas mídias sobre o feminicídio. Com participações especiais de mulheres comuns do dia a dia, a obra artística traz reflexões sobre uma problemática atual.
 
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 19/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Rinea BV - Música 
 
Com sua experiência de vida e bagagem artística, o rapper Rinea BV traz para os palcos todo o seu carisma e técnica musical através de suas poesias e composições autorais. Com um ritmo influenciado pelo samba de raiz, o intérprete é uma das vozes marcantes do rap brasileiro.
 
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 19/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
ROD: O Legado das Ruas - Música 
 
O show de R.O.D tem o objetivo de levar a mensagem de esperança e paz para crianças, jovens e adultos através do rap. A intenção do artista é de que as pessoas em situação de vulnerabilidade e difícil acesso à informação tenham alento após o contato com sua poesia. Com mais de 18 anos atuando na cultura hip hop, R.O.D trabalha como compositor e produtor musical com visão de coletivo. Seu repertório é composto de músicas novas e clássicos de sua autoria.
 
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 19/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Elas São Pretas - Literatura 
 
O encontro Elas São Pretas acontece em uma reunião de mulheres de distintas áreas de atuação profissional que se juntam para compartilhar textos sobre experiências de vida. A maioria das mulheres são mães solo que assumem um papel de mantenedoras de lares e cuidam da gestão emocional dentro de casa. Elas São Pretas é um papo ligado à ancestralidade, persistência, resistência e futuro.
 
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 28/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Preta Dionísio: Elas São Pretas - Música 
 
A Sambista Preta Dionísio canta os clássicos do samba e do pagode. Com uma marcante presença de palco, Preta interpreta um repertório que vai de Jovelina Pérola Negra até Beth Carvalho e Leci Brandão. A artista realiza uma apresentação envolvente que traz o público para frente e bota o povo pra dançar. 
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 28/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Casa de Cultura Municipal de São Miguel      
 
Round Rock Band - Música Rock
Round Rock Band é uma dupla cover de rock nacional e internacional formada por Johnny Presley e Eli Round Rocker. O duo de guitarristas, acompanhado do baterista Jef Turco, realiza um grande espetáculo musical na Casa de Cultura de São Miguel, em homenagem ao Mês do Rock. No repertório, clássicos de Elvis Presley, Joe Cocker, Johnny Rivers, Legião Urbana, Ira, Paralamas do Sucesso e outros artistas.
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 14/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Paredão nunes - Música Alternativa
O Projeto Paredão Nunes iniciou suas atividades no ano de 2015. O evento propõe o melhor do som para a região, com o objetivo de incluir entretenimento associado à celebração e compartilhamento de experiências, além de promover a cultura musical, a interação social e uma plataforma para entusiastas compartilharem suas paixões pela música e tecnologia de áudio. Paredão Nunes vem com um grande som na região de São Miguel Paulista.
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 20/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Mulheres negras no Hip Hop - Protagonismo Periférico - Música Rap
Mulheres Negras no Hip Hop e no Protagonismo Periférico é um projeto que tem o intuito de utilizar as apresentações para fomentar o protagonismo da figura feminina, além de dar visibilidade para as mulheres negras e periféricas. O objetivo do evento é utilizar a cultura do hip hop para difundir arte, informação, lazer, entretenimento e reflexões sobre o racismo naturalizado.
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 21/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Cia Taty De Teatro - A bruxa que destroi o meio ambiente - Teatro Teatro infantil
Em um reino encantado, o casal formado pelo príncipe Leonardo e pela princesa Charlote protege o meio ambiente. No entanto, a chegada de uma maldosa bruxa que polui a natureza muda a história. Zezinho, seu atencioso servo, é amante da natureza e sofre muito com as maldades da bruxa. Ao se apaixonar pelo príncipe Leonardo, a perversa mulher decide que se casará com ele. Em uma reviravolta envolvente, Zezinho, ao lado das crianças da plateia, conta o plano para a princesa e todos se unem para derrotar a bruxa.
Serviço:
|Casa de Cultura de São Miguel. Dia: 25/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Caroline Alves: Cantora Caroline - Música/Bossa Nova
Caroline é uma cantora, compositora, poeta e defensora dos direitos LGBTQIAP+. A artista iniciou sua carreira musical aos 9 anos e, desde lá, já gravou clipes, músicas autorais e participou de eventos culturais na Zona Sul de São Paulo. Nessa apresentação, Caroline traz o seu repertório autoral e músicas da bossa nova. 
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 27/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Chiquinho dos Brasas: Show  - Chiquinho dos Brasas - Música/Forró
Com a proposta de fazer um encontro de artistas de diversos lugares da cidade de São Paulo, o evento propõe a difusão da cultura nordestina através da música e da arte regional. Com uma apresentação musical de Chiquinho dos Brasas com seu trio de forró, a participação de Alzira Vianna (grande madrinha do forró da Zona Leste) é mais que garantida, trazendo ainda mais representatividade nesse movimento que junta lembranças, costumes e culturas.
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 28/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Casa da Cultura Municipal São Rafael     
 
Pabllo Vittar Cover: 3° Festival Pride São Rafael - Dança
No início de 2017, Leonardo Barbosa iniciou sua trajetória como Drag Queen com o intuito de homenagear a cantora Lady Gaga. Com o passar do tempo, a chegada de novos desafios trouxe também a oportunidade de interpretar outros artistas. Em 2024, Leonardo sobe aos palcos como cover da artista Pabllo Vittar.
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 13/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Mostra de Dança - Nas Batalhas - Dança 
Em seu projeto, Edu Dialético pretende unir a nova geração da Zona Leste, que está desenvolvendo ações significativas na beira do território, fortalecendo coletivos do movimento hip hop. Dialético convida o projeto "Prática Vila Bela" para realizar o evento "Nas Batalhas", onde dançarines apresentam suas performances de dança por meio de batalhas que serão divididas em duas categorias. As etapas serão observadas por jurados que determinarão as colocações dos campeões na mostra de dança.
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 20/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Baile DaLeste - Dança 
No dia 7 de julho, é comemorado o Dia do Funk em São Paulo, coincidindo com a data de falecimento do MC Daleste. Estabelecer um dia para representar o funk é legitimar essa manifestação cultural da quebrada para que esse estilo musical seja reconhecido. O objetivo do evento é compreender o funk como um movimento e promover seu crescimento em diversas áreas, além da arte e da cultura. 
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 23/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Cólera: São Rafa Rock Fest - Música 
 
 
Em 1979, Hélio conhece Redson Pozzi, um homem que tocava antigas canções de rock na Estação São Bento do Metrô. Os dois resolvem formar uma banda ao lado de Lopes Pozzi e Kinno. O nome Cólera foi escolhido por ter múltiplos significados e ser internacional. Na época, Redson já era um motor criativo e suas letras tratavam de seu imaginário adolescente, trazendo versatilidade ao casar texto e música. Já as letras de Hélio traziam ideias dos Condutores de Cadáver e eram influenciadas pelo existencialismo rústico da Vila Carolina. A banda é considerada uma referência no punk.
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 27/07 às 21h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Dia delas - Sabrina Reis - Música/Forró
 
 
De Juazeiro do Norte para o mundo, Sabrina Reis traz sua arte em comemoração especial ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Cantora, escritora, poetisa e violonista, a artista irá realizar uma apresentação ao lado de sua banda, com um repertório de forró pé da serra.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 28/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste        
 
 
MC X - Música 
 
Nascido na Baixada Santista, MC X encontrou sua paixão pela música desde cedo, absorvendo a diversidade cultural que permeia a região litorânea. Inspirado pelos sons das ondas e pela energia pulsante das ruas, o artista moldou seu próprio estilo, combinando o ritmo do funk com letras que refletem a vida cotidiana nas periferias. Com uma sonoridade que mistura o calor do litoral com a energia urbana, MC X está pronto para lançar sua música para o mundo. Em seu show, o artista apresentará um show com repertório inédito para o Conexão Fluxo.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Municipal do Hip Hop – Leste. Dia: 06/07 às 20h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.
 
 
Max Campos: Residência Artística - Atividade acadêmica 
 
 
Max Campos é um artista e produtor cultural contemporâneo. Em seus trabalhos na Casa de Cultura, Max se vê imerso em um ambiente que desafia suas concepções artísticas preexistentes, enquanto explora novas técnicas profissionais. Confrontado com a solidão e a vastidão da paisagem ao seu redor, Max mergulha em uma jornada introspectiva, buscando expressar suas emoções e reflexões através de produtos que resultam em autoconhecimento na arte. 
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Municipal do Hip Hop – Leste. Dia: 10/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Mulheres Negras no Hip Hop e no Protagonismo Periférico - Música 
 
Mulheres Negras no Hip Hop e no Protagonismo Periférico é um projeto que tem o intuito de utilizar as apresentações para fomentar o protagonismo da figura feminina, além de dar visibilidade para as mulheres negras e periféricas. O objetivo é utilizar a cultura do hip hop para difundir arte, informação, lazer, entretenimento e reflexões de questões sociais sobre o racismo naturalizado.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Municipal do Hip Hop – Leste. Dia: 24/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Sucatas Ambulantes: Alegoria Tereza de Benguela - Artes Visuais 
 
A Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste convida o Cordão Sucatas Ambulantes para produzir uma alegoria em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Com criatividade e sensibilidade, o Cordão Sucatas Ambulantes visa produzir uma obra que emocione e inspire todos que a vejam, honrando um feriado muito importante.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Municipal do Hip Hop – Leste. Dia: 25/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Baque CT: Sarau Serelepe - Sarau Infantil - Literatura 
 
Sarau Serelepe é um sarau infantil com microfone aberto que conta com diversas intervenções que promovem o conhecimento das culturas populares e tradicionais brasileiras, como o maracatu, samba-de-coco, ciranda, bumba-meu-boi e cacuriá. O evento também estimula a leitura de poesias e a participação das crianças e famílias presentes.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Municipal do Hip Hop – Leste. Dia: 27/07 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Sarau Raízes da Rua - Show A Storm: Nem toda tempestade é maligna - Literatura 
 
Nesse espetáculo, A Storm apresenta rimas autorais, nascidas em meio a turbulências emocionais. A apresentação possui uma mistura entre poesia e conversas que estimulam as mulheres negras a se aceitarem como são, sem medo ou insegurança diante do machismo e desvalorização na cena do hip hop. A Storm propõe gerar debates, cobrar mais respeito às mulheres dentro do estilo e provocar boas mudanças, já que nem toda tempestade é maligna.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Municipal do Hip Hop – Leste. Dia: 27/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Região Sul 
 
Casa de Cultura Municipal Hip Hop Sul      
 
Ode Grafiteiro (Osmar Dantas): Grafitti - Artes Visuais  Graffiti Solo 
Osmar Dantas - mais conhecido como Ode - é grafiteiro periférico desde 1998. O artista preto que reside na periferia de Heliópolis é arte-educador e busca transmitir os seus conhecimentos e vivências através do Graffiti, fortalecendo a construção da identidade e empoderamento das crianças pretas da periferia. Ode se identifica com o realismo e está sempre buscando novos conhecimentos para agregar valor a sua arte e expandir os seus horizontes artísticos.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 20/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Intervenção da Pucca   - Artes Visuais   
A artista urbana Pucca trará sua criatividade pulsante com uma proposta de graffiti vibrante e envolvente. Inspirada pelas raízes da cultura hip hop e pela energia da comunidade local, Pucca transformará as paredes do espaço em uma tela dinâmica, repleta de cores, formas e mensagens poderosas. Seu trabalho tem a intenção de contar histórias, destacar questões sociais e incentivar o empoderamento. 
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 20/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Pew Mark: Na batida e no Flow - Música       
Pew Mark: Na Batida e No Flow é uma apresentação formada por três Mc’s, um DJ e dois dançarinos de danças urbanas. O evento será uma apresentação dinâmica e com poucas pausas. A playlist é diversificada e as letras possuem refrões pra cima e marcantes. Os Mc’s cantam em cima de beats originais e dançantes, sempre mantendo a vibe e o flow. 
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 20/07 às 16h. Livre. 14 anos. 60 minutos.
 
Amanda Negrasim e Banda: Homenagem à Tereza de Benguela - Música    
O evento é uma apresentação em homenagem à Tereza Benguela, com obras autorais da artista preta e periférica Amanda NegraSim, com seu histórico artístico e cultural. Em parceria com sua banda, haverá um sarau e intervenção com tranças.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 27/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Casa de Cultura Municipal Campo Limpo     
 
Pew Mark: Vibe Sonora - Música/Trap
Vibe Sonora é uma apresentação musical dinâmica que possui uma playlist autoral. O público aprecia refrões marcantes e beats dançantes que envolvem raggae/rap, com a presença do samba rock e samba de partido alto. O vocalista Pew Mark interage com o público e relembra músicas conhecidas, estimulando todos a cantarem.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 06/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.  
 
Banda Ópuster - Música/Rock 
A Banda Ópuster não apenas resgata o vigor do rock dos anos 70, 80 e 90, mas também o redefine, incorporando novas dimensões ao gênero. A sinergia entre os membros da banda cria uma experiência autêntica, enquanto a plateia é levada por uma jornada emocional através dos sons ousados e cativantes. 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 13/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.  
 
Val do Salto 15 - Música/Brega
Em janeiro de 2017, nasce o grupo “Val o Garoto do Salto e Banda Mistura do Arrocha”, rebatizado como “Garoto de Salto” dois anos depois. Idealizada pelo cantor Val Rodrigues e o também cantor e tecladista Delminho, a banda se destaca no cenário local, principalmente pelo figurino exótico do seu líder e vocalista, que se notabiliza também pela voz e ritmo. A banda Garoto de Salto implementa uma filosofia voltada à valorização profissional, mudando a concepção do que estava sendo feito no âmbito local. 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 21/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.  
 
Turminha do Andrezinho: Artes Cênicas - Performances
A Turminha do Andrezinho é uma performance infantil que traz um roteiro com temas do universo infanto-juvenil. Através de danças coreografadas, a apresentação transmite valores de amizade, respeito, bons hábitos alimentares, estímulo às atividades esportivas e preservação ambiental, sempre de uma forma divertida e envolvente. Os personagens Andrezinho, Joy Banana, Prof. Lápis, Cachorro Caramelo, Manú, Zé Galo e Tell fazem a alegria da criançada.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 25/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.  
 
 
Arena do Brincar - Artes Cênicas/Intervenção artística
A Arena do Brincar possui o objetivo de realizar recreações lúdicas infantis em locais abertos ou fechados. Os artistas brincantes, juntamente com as crianças, criam um momento lúdico de lazer e recreação com brincadeiras antigas, como bolinha de gude, pula pula no saco de batata, amarelinha interativa e pula elástico.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 25/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.  
 
Danilo Borges - Música/Sertanejo
Atualmente, Danilo Borges é considerado um artista que entende a arte de cantar e encantar o público. Ele se apresenta em seus espetáculos com um repertório repleto de hits, além de canções autorais, como “Cafofinho”, “Clima Perfeito” E “Notificação”.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 25/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.  
 
Centro Cultural Kalunguinha: Samba de Ganga - Artes Integradas/ Multilinguagens Samba
O mês em comemoração as Yabás vai começar e nada melhor do que um Samba de Ganga para abrir as comemorações! Para o Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, será realizada uma samba de roda de terreiro para refrescar a memória e aquecer o peito com os nomes vivos das grandes Orixás.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 27/07 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.  
Casa de Cultura Municipal Chico Science    
 
 
Exposição Laysla - Exposição Raízes negras - Artes Visuais
A exposição “Raízes negras: Tereza Benguela e o Legado da Resistência Feminina” apresenta uma homenagem à Tereza de Benguela, uma importante líder quilombola no Brasil Colonial. Sua história é fundamental para compreender a resistência e a luta das mulheres negras na história. A exposição desenvolve uma reflexão única e aprofundada sobre a experiência da mulher negra na sociedade contemporânea.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: De 27/07 a 27/08 a partir das 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. 
 
Casa de Cultura Municipal M’Boi Mirim     
 
Nereu Mocotó e Swing - Música
Nereu, apropriadamente intitulado como "Samba Power", mostra as facetas do sambista. Acompanhado por músicos jovens e sempre com seu inseparável pandeiro, Nereu & Banda Mocotó e Swing mostram algumas das composições mais balançadas do samba recente, através de uma voz rouca e malandra.
 
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 07/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Sarau das Imbuias - Literatura
Criado em 2017 no Rock Bar Cultural Balburdya, o Sarau das Imbuias se destacou como um ponto de referência crucial para os artistas locais, oferecendo um espaço inclusivo para uma variedade de expressões artísticas. Agora, ao chegar em seu 7º ano, o Sarau das Imbuias busca expandir suas fronteiras, mantendo a essência do rock e da poesia. 
 
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 13/07 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.
 
 
Flavia Souza - Beco da Garrafas- Bossas entre Leny Andrade e Rosa Passos - Música Bossa Nova
O show “Beco da Garrafas - Bossas entre Leny Andrade e Rosa Passos” resgata o histórico gênero musical através de vozes da atualidade, como Flavia Souza. Conhecido como Beco das Garrafas, o local foi um reduto de boêmios e músicos do movimento musical urbano carioca surgido em 1957. Na apresentação, o público irá ouvir canções de Rosa Passos e  Leny Andrade, através de um repertório que exalta duas das grandes divas da bossa nova.
 
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 20/07 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.
 
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (27/07)
 
Evento 1: Caramuja: O Olhar de Edite - Audiovisual + Evento 2: Roda de conversa com Dona Edite e equipe Caramuja
Exibição do filme “O Olhar de Edite”, de Daniel Fagundes. A produção narra a história de Edite Marques da Silva - conhecida como Dona Edite -, uma mulher guerreira que perdeu a visão no começo dos anos 2000 e, desde então, foi se adaptando a enxergar pelos olhos da poesia. O evento conta com um roda de conversa com Dona Edite e a equipe Caramuja.
 
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 27/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 

Evento 3: Bê Lourenço Canta Brasilidades - Música/Mpb
Como amante de Soul Music, Bê Lourenço traz uma apresentação que reúne o melhor da música negra brasileira, cantando Jorge Ben, Tim Maia, Cassiano e outros sucessos da brasilidade. O artista propõe um baile dançante para qualquer idade.
 
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 27/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Michel Soto - Música
Cantor, compositor e cavaquista paulistano, Michel Soto possui forte influência do samba de partido alto e tem como principais referências musicais Almir Guineto, Wilson Moreira, Paulinho da Viola, a Velha Guarda da Portela e o grupo Fundo de Quintal. Nessa apresentação, o artista traz canções autorais, como "Abre a porta de favela" e "Dom Sublime", além de composições dos mestres que admira. Dessa forma, Michel Soto pretende contribuir para propagar o samba de raiz.
 
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 28/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Casa de Cultura Municipal Santo Amaro - Manoel Mendonça     
 
Falando em Teatro: O Circo de Brinquedos - Teatro
A companhia “Falando em Teatro” nasceu com o propósito de promover o teatro para todos, valorizando a inclusão e a diversidade. Por meio de produções que exploram temas relevantes, o grupo busca criar conexões e estimular o diálogo entre as pessoas.
Dirigida por Pyetro Ribeiro, a remontagem de “O Circo de Brinquedos” marca o primeiro passo da companhia, que objetiva proporcionar uma experiência teatral emocionante e envolvente. 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 05/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Marquinhos Jaca: Partideiro de Fato - Música/Samba
Marquinhos Jaca apresenta as composições do seu segundo álbum “Partideiro de Fato”, que representa uma das vertentes mais autênticas do samba: o partido alto. O trabalho utiliza elementos tipicamente tradicionais desse gênero, como os violões de 6 e 7 cordas, cavaquinho, viola, pandeiro, adufe, repique de anel, agogôs, tamborins e um coro de vozes que somam nos refrões. Esse projeto, além de ser um resgate desse molde de samba, é uma resistência cultural.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 12/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Travessias Escénicas: Bagã - Artes Cênicas
Uma carta e um desejo. Se inicia a jornada de Bagã. Carregando apenas uma mala, ela parte do interior rumo a "tal cidade grande", na expectativa de encontrar a pessoa amada. Após percorrer caminhos intermináveis em um périplo de dedicação, Bagã irá se desencontrar do tão sonhado amor romântico para mergulhar em si mesma e no irresistível prazer da auto realização.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 20/07 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Ademar Marquês Grafiti: A Terra é Vital - Artes Visuais
Com a proposta de revitalizar o espaço e trazer a representatividade da arte de rua para a comunidade, o artista Ademar Marquês Grafitti vem para transformar as grades deste ícone cultural em verdadeiras telas vivas. Essa jornada de expressão criativa promete não apenas embelezar o local, mas também refletir a diversidade e vitalidade da região. Uma oportunidade única de testemunhar a transformação urbana e celebrar a cultura de rua em toda a sua glória.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 23/07 às 10h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Robson Antônio de Souza Freitas - La Fiesta Workshop/ Palestra
Um espetáculo de arte latina-americana para o público. Com apresentações de salsa, merengue e danças folclóricas, o evento mostra as diversas variações de bases, repertório e charmes, concentrando sua energia contagiante, movimentos expressivos e ritmos cativantes. “La Fiesta” inclui diversos estilos dançados em pares, com ênfase na conexão entre os parceiros e nos movimentos de quadril. A apresentação coloca em evidência suas origens nas culturas indígenas, africanas e europeias das Américas e do Caribe.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 24/07 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.
 
Mari Andrade & O Pássaro - Música
"O arquétipo do pássaro" acompanha a trajetória artística de Mari Andrade, trazendo sentimentos de liberdade e leveza. A artista canta sua história de autoconhecimento, criando, intuitivamente, a forma desse personagem que se manifesta através da arte como instrumento de cura.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 27/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
 
Mc Thiaguinho Do Grajaú - Música
Mc Thiaguinho do Grajaú leva para todo o seu público o gênero musical do funk consciente. Através da fé, da música e da esperança em um amanhã melhor, o funk vem quebrando barreiras e colocando ao chão o preconceito relacionado com o estilo musical. A apresentação artística é feita com músicas de autoria própria e outras com relevância no cenário artístico.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia:27/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Casa de Cultura Municipal Santo Amaro – Júlio Guerra
 
Sih Oliveira Afrostyle - Workshop de Tranças - Workshop/ Palestra
Nesse evento, Sih Oliveira explicará sobre a origem da trança e sua importância, além de ensinar uma técnica de fácil aprendizado para realização de trança nagô. A artista iniciará o workshop contextualizando o tema e, em seguida, ensinará uma técnica para trançamento de cabelo crespo, cacheado, ondulado e liso.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 13/07 às 13h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.
 
Iyálódes: Brasilidade – Muito Prazer, As Iyálódes - Música
O espetáculo cênico e musical “Brasilidade – Muito Prazer, As Iyálódes” coloca, no mesmo patamar, o trabalho musical e o discurso ativista em prol do feminismo negro. O público terá acesso a um repertório feito com músicas de compositoras negras. Ao longo da apresentação, contextualizam-se temáticas contundentes, como a objetificação do corpo da mulher negra, o racismo estrutural, empoderamento e a violência contra a mulher.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 13/07 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.
 
Show da Arandu Arakuaa - Música/Heavy Metal
Para celebrar o Dia do Rock, Arandu Arakuaa realiza uma apresentação imersiva com músicas marcantes de sua carreira. O repertório inclui canções nunca antes tocadas nos palcos de São Paulo, provenientes de seu Álbum "Mrã Waze" e de seu último EP "Ainãka", lançado em 2021. A apresentação mescla heavy metal com música indígena e regional brasileira.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 14/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 
Horta Comunitária -Hortas Planejadas/Jardins Comestíveis Workshop/ Palestra
A palestra consiste em discutir formas de planejar e implantar hortas eficientes dentro do contexto da cidade, visando lugares com poucos espaços ou no chão de terra. O evento baseia-se nos princípios da permacultura e na soberania alimentar.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 25/07 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos.
 
Slam do 13 - Literatura Slam
O Slam do 13 é um coletivo de literatura periférica que está em atividade há mais de dez anos. Nessa edição especial do 13ÃO, acontecerá a batalha de poesia falada com até 3 minutos de duração, contando com participação livre e inscrições no horário do evento.
 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 27/07 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.
 
Bate-papo com Thainara Sabrine sobre Funk - Workshop/Palestra  
 
Para celebrar o Dia do Funk na Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra, Thainara Sabrine convida MC Lalão do Tds, MC Menorzinha e ultimaboamalandra para um bate-papo sobre a trajetória, o trabalho e a relação das artistas com o funk paulistano.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 27/07 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.
 
MC Lalão do TDS: Show MC Lalão do Tds - Música/Funk
Preta, periférica e sapatão, Lalão do TDS traz o debate sobre esse lugar no universo do funk paulista. Na apresentação, a artista cantará as músicas “Mandraka Siliconada”, “Princesa do Gueto”, (produzido por Badsista), “Papaléguas”, “Maloca” e outras canções. 
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 27/07 às 19h. Livre. Grátis. 30 minutos.
 
MC Menorzinha - Música Funk
Como uma das primeiras mulheres a cantar Funk em São Paulo, Mc Menorzinha segue a vertente do funk ostentação, com músicas que valorizam o poder de consumo que a juventude periférica paulistana conquista. No ano de 2023, a dupla Tasha & Tracie convidou a artista para participar de uma apresentação no festival “The Town”. Em 2024, a artista retoma sua carreira com “Set da Menorzinha 1.0”. Em sua apresentação, Mc Menorzinha será acompanhada pelo Dj Richard Wilber.
 
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 27/07 às 19h30. 10 anos. Grátis. 40 minutos.