Christiane Tricerri revive Frida Kahlo na peça "Frida Kahlo - Viva la Vida" no Teatro Arthur Azevedo

Dirigido por Cacá Rosset, junto com sua companhia Teatro Ornitorrinco, o monólogo foi apresentado pela primeira vez em 2019 e desde então acumula sucessos e dezenas de milhares de espectadores.

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, trouxe o espetáculo "Frida Kahlo — Viva la Vida" novamente aos palcos, mais uma vez no Teatro Municipal Arthur Azevedo, na Mooca, a partir desta quinta-feira (25) até 5 de maio. Estrelado por Chrsitiane Tricerri sob direção e tradução de Cacá Rosset, a peça faz parte da programação do Abril Pra Dança, iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura que convida o munícipe a olhar a dança como uma arte e como uma forma de expressão democrática dentro dos seus estilos. Os ingressos estão à venda, com uma sessão única com tradução de libras para deficientes auditivos.

"Frida Kahlo — Viva la Vida" se passa na história da famosa pintora mexicana. Mas há quem se engane sobre o espetáculo ser um conto de origem de Frida. A proposta do monólogo é uma Frida já morta no Dia dos Mortos, relembrando sua trajetória e suas vivências e polêmicas, enquanto abre as portas de sua Casa Azul, em Coyoacán, para seus convidados vivos e mortos que fizeram parte de sua vida.

O monólogo está ativo desde 2019. Desde lá, foram mais de 50 mil espectadores acumulados em 100 apresentações ao redor do estado de São Paulo, Paraná e Bahia. “Frida” ficou uma semana em cartaz no Teatro Arthur Azevedo em março de 2020, paralisado posteriormente pela pandemia do coronavírus. Mesmo com a crise sanitária, a peça não parou, migrando para o online: “Ela entrou na casa das pessoas em um momento muito difícil. Diretamente da minha sala para as salas de todo o Brasil. Foi emocionante”, disse Christiane Tricerri, que interpreta Frida na peça homônima.

Já há sete temporadas no monólogo, a atriz comenta que a vida de Frida Kahlo transmite uma mensagem de garra pela vida e de liberdade: “A grande mulher, para mim, transcende a artista. Viver, ser livre, amar. O que mais me fascina em Frida é sua inteligência para transformar uma realidade nua e crua em uma vida de cores vivas”, diz Christiane Tricerri. Para a artista, a fórmula de sucesso que explica o bom desempenho de "Frida Kahlo — Viva la Vida" é a combinação da direção de Cacá Resset e sua parceria com o diretor junto com o texto de excelente teatralidade de Humberto Robles, cujo dramaturgo mexicano fornece um material de “alto teor humano” ao entrevistar amigos próximos de Frida Kahlo.

Sob o tema “Tempo do Corpo”, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, o Abril pra Dança propõe aos munícipes durante todo mês, em prol do Dia Mundial da Dança, no dia 29 de abril, o vislumbre e o acesso a espetáculos com diferentes tipos de corpo, físicos, idades e história, que distintas conseguem se envolver e se encontrar, cada corpo com seu jeito e com seu tempo. Veja o restante da programação neste link.

Feito por: Enzo Sapio

Serviço
"Frida Kahlo - Viva la Vida" - Teatro do Ornitorrinco

De Humberto Robles e direção de Cacá Rosset, o espetáculo tem Christiane Tricerri no papel de Frida e reestreia em sua sétima temporada no Teatro Arthur Azevedo. O espetáculo comemora também 100 apresentações. Visto por 50 mil espectadores, é um fenômeno de público e de crítica por onde passa. O solo traz uma Frida Kahlo lúcida, solar e cáustica, que celebra o triunfo, paradoxalmente, no Dia dos Mortos. Enquanto prepara um jantar para seus convidados, vivos ou mortos, passeia por sua vida relembrando e trazendo as personagens que passaram por sua história. Poesia, paixão, em um solo de extrema sensibilidade e teatralidade.

Classificação: Livre
Texto: Humberto Robles
Tradução e direção: Cacá Rosset
Música original: Ricardo Severo
Vocais: Cida Moreira e Rubens Caribé
25/04 a 05/05 - Qui, Sex e Sáb às 21h; Dom às 19h | Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca
28/04, às 19h | tradução em libras
Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia
GRATUITO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS