Convidado da OER, Ricardo Castro interpreta Chopin ao piano

A Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de seu maestro titular, Jamil Maluf, recebe dia 17, às 11h, o pianista Ricardo Castro como solista convidado para a apresentação de Concerto para piano e orquestra nº 2, de Frédéric Chopin.

Talento promissor desde pequeno, Castro já tocava piano aos 3 anos de idade, imitando a irmã; aos 5, foi excepcionalmente admitido em uma famosa escola de música de Salvador; aos 8, deu seu primeiro recital público e aos 10, tocou o Concerto em ré maior, de Haydn, com a Orquestra da Universidade Federal da Bahia. Com menos de 20 anos estudava no Conservatório Superior de Música de Genebra, Suíça, e vencia sucessivamente nesse país diversos concursos de piano, como o Rahn, de Zurique (1985), o Penbaur, de Berna (1986), o Prix de Virtuosité, do Conservatório de Genebra (1987), além do Concurso Internacional da ARD, de Munique, Alemanha (1987).

A projeção internacional, no entanto, viria em 1993, quando foi o primeiro músico latino-americano a ganhar o Concurso Leeds, na Inglaterra. A partir daí, a carreira desse baiano radicado na Suíça despontou definitivamente: concertos com grandes orquestras (entre outras, a BBC Philharmonic, de Londres, a English Chamber, a Tokyo Philharmonic, a Orchestre de la Suisse Romande e o Mozarteum, de Salzburgo); gravações de vários discos, inclusive um box com cinco CDs dedicados a Chopin; atividades pedagógicas com jovens pianistas; e apoio a programas sociais na Bahia, como os projetos Axé, em Salvador, e o Conquista Criança, em Vitória da Conquista.

Na segunda parte do programa, a OER interpreta a Quarta sinfonia, de Josef Anton Bruckner.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo. Centro. Tel. 3223-3022 (PABX) e 3222-8698 (bilheteria). Dia 17, 11h. R$ 10 a R$ 15