Palestra e oficina desmistificam a matemática

Motivar e desmistificar a ciência matemática é o objetivo da palestra O romance da matemática com a arte, que o projeto Café Cultural do Centro Cultural da Juventude promove dia 17, às 16h. Para discutir esse assunto que muitos consideram um “bicho de sete cabeças” foi convidado Donizetti Louro, educador matemático e presidente do Instituto de Matemática e Arte de São Paulo (IMA).

Em seu quinto ano consecutivo de apresentações em instituições de ensino, empresas e comunidades do Brasil e exterior, a palestra se fundamenta em aspectos etnomatemáticos (o saber fazer matemática em culturas distintas) e em situações-problemas. O objetivo é dar visibilidade à idéia de que nas ações e criações humanas estão sempre presentes contribuições e elementos da matemática.

Como educador e pesquisador da University of Western Ontario, no Canadá, o professor propõe uma série de discussões que levam o público a refletir sobre a integração da tecnologia, da arte e da matemática nos acontecimentos ao longo da história e, sobretudo, na modernidade.

Além de atuar para que a matemática não seja uma ciência restrita, Louro acredita na recuperação do ensino no Brasil usando instrumentos populares entre os aprendizes. “A educação em nosso país tem jeito e podemos fazer a diferença juntos com projetos específicos que atendam a cada comunidade de acordo com sua característica”, defende.

Dia 23, às 13h, acontece a oficina Ciência e cultura. A atividade é recomendada a professores e profissionais da área que desejam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a palestra.

Serviço: Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 17, 16h (palestra). Dia 23, 13h (oficina). 50 vagas por atividade. Inscrições na recepção. Grátis