Balé da Cidade de São Paulo recebe o público no palco do Theatro Municipal

Dentro das comemorações pelos 40 anos do Balé da Cidade, a Cia. 2 faz nova temporada de seu mais recente trabalho, “Meta-Sensoriais”, que teve estréia em novembro de 2007

Entre 23 e 27 de fevereiro, o Balé da Cidade de São Paulo repete no Theatro Municipal um dos grandes sucessos da temporada passada: o trabalho investigativo Meta-Sensoriais. As apresentações fazem parte das comemorações pelos 40 anos da companhia – um dos grupos de dança contemporânea mais importantes do país.

Criado e apresentado pela Cia. 2 do Balé da Cidade, sob direção cênica de Mariana Muniz, Meta-Sensoriais estreou em novembro de 2007, na cúpula do Municipal. O sucesso de público e a boa repercussão da crítica especializada levaram à decisão de repetir a experiência, dessa vez em outro espaço: o palco do teatro, por onde os espectadores vão caminhar seguindo os artistas.

A iniciativa segue uma proposta de trabalho da Cia. 2, apoiada pela direção artística do Theatro Municipal: fazer o público conhecer o teatro a partir dos espetáculos que o grupo apresenta. Dessa forma, o espectador pode partilhar de maneira privilegiada e íntima cada movimento dos bailarinos.

O trabalho tem como base a investigação das capacidades sensoriais, tanto as individuais quanto as coletivas, de sete artistas do grupo: Aguinaldo Bueno, Andréa Maia, Armando Aurich, Cláudia Palma, Lilia Shaw, Mara Mesquita e Raymundo Costa.

Segundo os bailarinos, eles se deparam, se experimentam e se reinventam durante as apresentações, “em uma dinâmica que justifica suas transposições metafóricas”. A trilha sonora do espetáculo foi criada por Celso Nascimento, enquanto Tânia Marcondes assina a consultoria de figurinos. Celso Marques é o responsável pela iluminação e Cláudio Gimenez, pela ambientação cênica do espaço. A assistência de direção fica a cargo de Lilia Shaw.

As apresentações de Meta-Sensoriais são indicadas para maiores de 14 anos. O público do espetáculo será recepcionado no Salão dos Arcos, onde será exibida a exposição de fotos e vídeo do processo.

A capacidade é de 100 espectadores por apresentação. Os ingressos, que custam R$ 10, já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (tel. 011 3222-6631) ou pela Ticketmaster (tel. 011 6846-6000).


Cia. 2 do Balé da Cidade de São Paulo

Desde sua criação, em 1999, a Cia. 2 passou por várias transformações conceituais e artísticas, fazendo emergir um pensamento que priorizou uma prática mais conectada com as questões atuais da dança em sua amplitude, sendo a trajetória e experiência dos artistas que a compõem o cerne de sua legitimidade.

Atualmente com oito integrantes, conta com profissionais que vêm ampliando seu leque de atuação ao assumir uma postura de reflexão aprofundada e maior responsabilidade nas relações com a arte, tendo o dinamismo e a inquietação como ações fundamentais que evitam a cristalização artística.

O entendimento do conceito e função de um espaço artístico público como um lugar de fruição de idéias e ações de dança gera interesse e lança questões pertinentes dentro e fora da instituição que a abriga.

A Cia. 2 propõe abertura para integração e intercâmbio com profissionais da dança e áreas afins, realizando troca de experiência com artistas do Brasil e exterior. Colabora com desenvolvimento artístico do BCSP através de parcerias como, aulas técnicas, criações, e discussões pautadas na arte, criando um diálogo fortalecido e estimulante ao processo de arejamento do pensamento de dança nessa instituição.

Dentre suas atribuições consta também o desenvolvimento de projetos educacionais na área social, através de aulas, oficinas e apresentações.

A qualidade e a multiplicidade das realizações da Cia. 2 enfatizam sua função, e ao longo de seus oito anos de existência, esse grupo obteve reconhecimento significativo de seu trabalho artístico, pelo público e pela crítica especializada.


Theatro Municipal de São Paulo apresenta


Cia. 2 do Balé da Cidade de São Paulo em Meta-Sensoriais


Direção cênica: Mariana Muniz
Assistência de direção: Lilia Shaw
Trilha sonora: Celso Nascimento
Consultoria de figurinos: Tânia Marcondes
Iluminação: Celso Marques
Ambientação cênica: Cláudio Gimenez

Dias 23, 26 e 27 de fevereiro de 2008, às 21h;
dia 24 de fevereiro, às 17h
Ingressos: R$ 10


Theatro Municipal de São Paulo
Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro
Bilheteria: tel. (011) 3222-8698
Ingressos à venda pela central telefônica da Ticketmaster (011 6846-6000) ou pelo site www.ticketmaster.com.br

Mais informações no site www.teatromunicipal.sp.gov.br