Atrizes lêem textos literários em Bibliotecas

Para dar vida aos textos literários produzidos por importantes escritoras brasileiras de diversas gerações, acontece entre os dias 11 e 29 em cinco bibliotecas públicas o projeto Elas por Elas

As atrizes Fernanda Haucke, Fernanda Rapisarda e Vera Lamy, da Companhia do Feijão, foram convidadas para lerem trechos de obras de autoras como Clarice Lispector, Cecília Meireles, Adélia Prado e Lígia Fagundes Telles. “Nossa idéia é apresentar três autoras em cada biblioteca por meio de dois contos e uma poesia”, explica Fernada Haucke. “Além disso, um breve histórico sobre cada escritora será apresentado antes da leitura”, completa.

Entre as obras selecionadas está o conto O grande passeio, de Clarice Lispector. Extraída do livro Felicidade clandestina, de 1971, a história fala de Mocinha, uma velha senhora que vive no Rio de Janeiro. As leituras acontecem na Bibliotecas Públicas Paulo Duarte, Gilberto Freyre, Sylvia Orthof e Vicente Paulo Guimarães.

A programação também privilegia histórias infantis de autoria de Silvia Orthof e Eva Furnari, além de poemas do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. A apresentação especial dirigida às crianças acontece dia 25 na Biblioteca Pública Álvaro Guerra. 

O projeto acontecerá até o fim do ano e chegará a 13 bibliotecas.

A Companhia do Feijão, conhecida pelo trabalho do ator/narrador, integra a Cooperativa Paulista de Teatro desde 1998. O objetivo do grupo é levar espetáculos teatrais a públicos e lugares que normalmente não têm acesso, sempre utilizando temas humanos a partir de obras literárias, trabalho de campo e documentos históricos. “O projeto Elas por Elas oferece ao público a oportunidade de ter contato com a obra de escritoras que talvez nem conheça”, conta Fernanda. Todas as obras lidas pelas atrizes fazem parte do acervo das bibliotecas e podem ser emprestadas aos visitantes.

Veja programação:

DIÁLOGOS: MÁRCIA TIBURI (*)
Autora de diversos livros, entre eles a antologia As mulheres e a filosofia, professora do curso de formação de escritores da Academia Internacional de Cinema, da Faap, colunista das revistas Cult e Vida simples e participante do programa Saia justa (GNT).

ELAS POR ELAS  (*)
Com as atrizes da Cia. do Feijão: Fernanda Haucke, Fernanda Rapisarda e Vera Lamy. 
Leitura de textos literários de autoria de Clarice Lispector, Cecília Meireles, Adélia Prado, Cora Coralina, Hilda Hilst, Lígia Fagundes Telles, Ruth Rocha, Sylvia Orthof e Ana Maria Machado.
Biblioteca Pública Paulo Duarte. Zona Sul. Dia 11, 15h. Grátis
Biblioteca Pública Gilberto Freyre. Zona Leste. Dia 19, 15h. Grátis 
| Biblioteca Pública Álvaro Guerra. Zona Oeste. Obras infantis. Dia 25, 15h. Grátis
Biblioteca Pública Sylvia Orthof. Zona Norte. Dia 26, 15h. Grátis
Biblioteca Pública Vicente Paulo Guimarães. Zona Leste. Dia 29, 15h. Grátis