Secretaria Municipal de Cultura anuncia revitalização dos teatros distritais e criação do Centro de Memória do Circo

No dia mundial do teatro e dia nacional do circo, a Secretaria anuncia revitalização dos teatros distritais e criação do Centro de Memória do Circo

As datas comemorativas foram criadas a fim de trazer para o centro das discussões determinados temas. Partindo desta premissa, a Secretaria Municipal de Cultura - que já valoriza o teatro e o circo por meio da promoção de atividades e fomento à arte - escolheu o dia 27 de março para lançar oficialmente um conjunto de ações para a revitalização dos teatros distritais e anuncia a criação do Centro de Memória do Circo, a ser instalado na Galeria Olido no final de maio deste ano. A data para o lançamento dessas ações foi escolhida em função de uma comemoração dupla; neste dia, é celebrado o dia mundial do teatro e dia nacional do circo.

A escolha da Galeria Olido para abrigar o Centro de Memória do Circo não foi aleatória. Desde meados da década de 1920, a região do Largo do Paiçandu reunia temporadas dos circos Irmãos Queirolo e Alcebíades. E foi neste contexto que surgiu o palhaço Piolin, eleito pelos modernistas como o maior ator cômico do Brasil.

A importância de Piolin para o circo foi tamanha, que a data de seu nascimento foi declarada oficialmente o Dia do Circo no Estado de São Paulo e depois reconhecido nacionalmente.

Mais do que investir na promoção do circo na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura considera importante preservar a memória desta modalidade artística tão importante para a cultura do país. E é para resgatar esta memória e assegurar sua preservação que o Centro de Memória do Circo será criado.

A incorporação de acervos pertencentes a famílias circenses ao futuro Centro de Memória do Circo é etapa indispensável para sua implantação. Este acervo é composto de vasto material fotográfico datado desde o fim do século XIX, cartas manuscritas, pautas musicais originais, peças de circo-teatro, clichês, recortes de jornais, revistas circenses, microfilmes, fantasias, entrevistas em áudio e vídeo etc e deverá dar um panorama do Circo praticado especialmente na cidade de São Paulo.


Veja também:
Secretaria de Cultura anuncia reforma e ampliação do Teatro Cacilda Becker