Eventos comemoram Dia do Índio

Para evidenciar a importância da presença indígena em nossa cultura, a Biblioteca Pública Belmonte dedica um mês de atividades em comemoração do Dia do Índio (19 de abril)

A programação contempla exposições, debates e apresentação musical.

Entram em cartaz, dia 5, duas mostras – uma de artesanato e outra de desenhos e fotos – que dão um panorama de parte da cultura Guarani Mbya. A tribo, que habita o país há centenas de anos, conta hoje com uma população em torno de apenas 15 mil índios espalhados pela Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Entre as peças artesanais expostas estão ferramentas de trabalho, utensílios domésticos, leques, adornos, instrumentos musicais e esculturas de madeira feitas a mão. A parte visual é composta por retratos e flagrantes de membros da aldeia Mbya instalada no Jaraguá, em São Paulo, e por desenhos que revelam antigos mitos indígenas presentes na cultura Guarani.

Paralelamente às exposições, acontecem dois debates com os temas O índio na educação e a educação índígena: novas abordagens e Índios Guarani Mbya: nossa vida tradicional e os dias de hoje.

O Coral Infantil Amba Vera, formado por crianças, apresenta cantos e danças que fazem parte dos costumes, da tradição e da religiosidade de sua aldeia.

Durante todo o mês, a Biblioteca recebe doações de alimentos não-perecíveis destinados à Aldeia Guarani, do Jaraguá.


Serviço: BIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE . ZONA SUL . GRÁTIS

  • ARTESANATO INDÍGENA
    Exposição de peças de artesanato confeccionadas por indígenas. Essa forma de expressão é uma atividade secular dos índios, com fins utilitários e ritualísticos. Estão expostos leques, esteiras, adornos, instrumentos musicais, utensílios e miniaturas em madeira de animais da Mata Atlântica. Paralelamente à exposição se realiza uma oficina de histórias em quadrinhos ministrada por Paryat Frota. Informações e inscrições pelo telefone 5687-0408 ou pelo e-mail bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br
    |Abertura dia 5, 11h. De 6 a 26. 2ª a sáb., das 8h às 17h. Visitas monitoradas com Para Poty: 3ª e 5ª, 14h
  • FOTOS E DESENHOS
    Exposição de fotos da aldeia e seus membros e de desenhos produzidos pelos próprios índios durante projeto ocorrido no lugar que deu origem ao livro Aldeias Guarani MBya na Cidade de São Paulo. Enquanto as fotos oferecem a oportunidade de se tomar conhecimento sobre a aldeia nos dias de hoje, os desenhos ajudam a entender a cultura guarani por meio da ilustração de antigos mitos.
    |Abertura dia 5, 11h. De 6 a 26. 2ª a sáb., das 8h às 17h. Visitas monitoradas com Para Poty: 3ª e 5ª, das 14h às 16h 
  • PALESTRA: O ÍNDIO NA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO INDÍGENA: NOVAS ABORDAGENS
    Debate entre Maria Cristina Troncarelli (especialista em educação indígena), Márcia Augusto Martim de Campos (professora da Escola Estadual Indígena Djekupé Amba Arandu, Jaraguá/SP) e Pedro Luís Macena (liderança indígena e vice-presidente da Associação Amba Vera, da comunidade Tekoa Pyau, Jaraguá/SP).
    |Inscrições pessoalmente, pelo telefone 5687-0408 ou pelo e-mail bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br. Dia 5, 9h
  • PALESTRA: ÍNDIOS GUARANI MBYA: NOSSA VIDA TRADICIONAL E OS DIAS DE HOJE
    Debate entre Marília G. Ghizzi Godoy (antropóloga), Darci da Silva (professor indígena) e William Macena (autor e liderança indígena).
    |Inscrições pessoalmente, pelo telefone 5687-0408 ou pelo e-mail bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br. Dia 12, 9h30
  • MÚSICA: CORAL INFANTIL AMBA VERA
    As crianças da aldeia vão apresentar alguns cantos e danças que fazem parte dos costumes e da vida tradicional dos Guarani Mbya, temas relacionados à natureza (rios, matas e pássaros) e também assuntos religiosos. Além da apresentação artística, o grupo mostrará expressões cerimoniais com canto e dança de profunda importância na vida da comunidade.
    |Dia 25, 14h30