Ruth Rachou é homenageada na Galeria Olido

Exposição de fotos, apresentação de coreografias e lançamento de livro compõem o evento em comemoração dos 80 anos da mestra da dança Ruth Rachou

Exposição de fotos, apresentação de coreografias e lançamento de livro compõem o evento em comemoração dos 80 anos da mestra da dança Ruth Rachou, completados em agosto. A homenagem acontece entre os dias 2 e 6 na Galeria Olido. “A idéia surgiu como forma de agradecer por tudo o que ela representou em nossas vidas”, conta a aluna, companheira de palco e amiga, Bernadette Figueiredo.

Pioneira na dança moderna no Brasil, Ruth iniciou sua trajetória na década de 1950, ao ingressar no Ballet do IV Centenário ainda sem pretensões de seguir carreira artística. Com o tempo e o incentivo do marido, passou a coreografar para a bailarina francesa radicada no Brasil, Renée Gumiel. Viajou para os Estados Unidos e adquiriu os conhecimentos de dança moderna presentes na técnica de Martha Graham – marca de seus ensinamentos até hoje –, além das influências da escola de Joseph Pilates, cujos métodos importou para o Brasil. Essa e outras histórias pessoais e profissionais estão no livro Ruth Rachou, biografia, produzido por Bernadette e Izaias Almada.

Para a exposição Retratos, o fotógrafo Leonardo Crescenti selecionou imagens registradas por ele e por outros profissionais, mostrando as várias fases da bailarina, da infância até os espetáculos premiados de sua carreira.

As coreografias que compõem o espetáculo foram criadas por Célia Gouvêa, José Possi Neto e pela própria Ruth. “Em uma das cenas há a participação de uma mulher grávida que remete a apresentação Isadora, ventos e vagas, de 1978, em que Célia participou no início de sua gravidez ao lado de Ruth”, conta Bernadette.

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473 - Centro. Dias 4 a 6. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis