Curso revela processo de criação dramatúrgica

Promover a aproximação entre os participantes e a criação do texto teatral é a proposta do curso de dramaturgia, que a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima realiza a partir do dia 5

Desde seu surgimento na Grécia antiga, o teatro, na forma como conhecemos, tem no contato direto com o público um dos diferenciais que o tornam uma arte fascinante, mas cheia de técnicas próprias.
Durante as aulas, a dramaturga, historiadora e jornalista Paula Chagas mesclará textos teóricos e exercícios práticos que permitirão que os alunos tenham contato com a estrutura, o conteúdo e a especificidade do texto criado para o palco. Ao final das atividades, os participantes produzirão seus próprios trabalhos que poderão ser lidos por atores profissionais.
Paralelamente ao curso, haverá, dia 26, o debate Conversa com dramaturgos – Encontro de gerações. Participam o ator e dramaturgo Mário Bortolotto, diretor há 25 anos do grupo teatral Cemitério de Automóveis, e o autor Marcos Gomes, integrante da Cia. dos Dramaturgos e do Teatro da Curva.
Segundo Paula, que também mediará a conversa, esse encontro entre escritores de teatro é importante, pois não acontece com a freqüência requerida pelo público interessado. “Além disso, apesar dos dois autores serem de gerações distintas, eles têm características em comum, como escrever histórias urbanas com influências dos universos dos contos policiais, dos quadrinhos e do rock’n’roll”, diz. Com trajetória profissional na cidade de São Paulo, os dramaturgos falarão de suas obras, influências e processos de criação.
Para participar do curso, os interessados devem fazer inscrição. O debate é aberto ao público em geral.

| Vagas limitadas. Inscrições para o curso de 2ª a 6ª, das 10h às 19h, pessoalmente ou pelo telefone 3082-5023. Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Curso: de 5/5 a 30/6. 2ª, 19h. Debate: dia 26, 19h. Grátis