Ponto Art.br leva sonoridade original à Belmonte

O grupo Ponto art.br se apresenta dia 19, às 16h, na Biblioteca Temática de Cultura Popular Belmonte

Envolvido desde 1991 com a pesquisa dos gêneros tradicionais da cultura brasileira, o conjunto já se apresentou em diversos estados brasileiros, levando um repertório com sonoridade atemporal e original.

Formado pelos músicos Eder “O” Rocha, Thomas Rohrer, Henrique Menezes e Renata Amaral, o Ponto art.br define seu trabalho como uma “terceira via para o fazer musical”, pela qual busca-se eliminar os limites entre cultura erudita e popular, ou quaisquer outras classificações de gêneros. “Por meio de um diálogo entre vertentes da cultura tradicional, propomos que as diferenças estéticas se diluam”, afirma Renata.

A sonoridade original atribuída ao conjunto é fruto das experimentações dos ritmos e melodias presentes nas tradições populares, e da combinação entre instrumentos tradicionais e modernos. No show, serão interpretadas músicas de autoria própria, inspiradas nos cantos para os orixás e no maracatu, como Caixas do divino, Caboclo das sete encruzilhadas, Aguerê Yemanjá e Estrela linda.

Com patrocínio da Petrobras, os músicos estão finalizando seu primeiro CD, que deverá ser lançando em 2009. “O nosso álbum terá a participação de grupos e mestres de culturas tradicionais, como Zezé e Anunciação Menezes, Mestre Humberto e Nelson da Rebeca, cujas influências incorporamos ao nosso trabalho”, conta Renata.

Serviço: Biblioteca Pública Belmonte. R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro. Tel.: 5687-0408. Zona Sul. Dia 19, 16h. Grátis