Quinteto de Metais de Chicago faz Concerto no CCSP

Com arranjos modernos de obras de Vivaldi, Bach, Copland, de Falla e Joplin, feitos especialmente por seus integrantes, o conjunto norte-americano Chicago Brass Quintet, dentro de sua excursão pela América Latina, faz uma única apresentação no Centro Cultural São Paulo, dia 9, às 12h30, com entrada franca

Considerado um dos melhores quintetos de metais de seu país, o grupo iniciou suas atividades em 1964 com a proposta de difundir a música erudita de câmara na região de Chicago e adjacências. Dessa forma, adaptava obras consagradas dos grandes compositores mundiais aos instrumentos de metal e as apresentava em diversos locais. Além da execução das músicas, fazia performances, oficinas, palestras e concertos didáticos. Em pouco tempo, sua atuação ficou conhecida em todos os Estados Unidos e atravessou fronteiras internacionais por meio de seis CDs gravados e pelas turnês que realizou.

Com exceção do trompetista Kevin Hartman, substituído pelo jovem Matthew Lee, a formação inicial do Chicago continua a mesma. Todos são músicos que têm uma respeitável trajetória artística. Ross Beacraft é o primeiro trompetista do Chicago Opera Theater, do Concertante de Chicago e da Sinfônica de Elgin. Dan Anderson (tuba) é professor de música na Universidade de Wisconsin e atua no Von Freeman Quintet e no Chicago Jazz Ensemble. Gregory Flint também leciona na Universidade de Wisconsin e é o primeiro trompista do Chicago Opera Theater e da Sinfônica de Elgin. James Mattern (trombone) tem seus arranjos e composições para metais tocados internacionalmente e se apresenta com freqüência com a Lyric Opera, a Sinfônica Grant Park e acompanhando o Balé de Chicago. Matthew Lee, por sua vez, é o primeiro trompetista da Orquestra Filarmônica de Illinois e integrante do Millar Brass Ensemble.

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 1000 - Centro. Dia 9, 12h30. Grátis