Sinfônica Municipal une música e literatura

Para adaptar o programa da Orquestra Sinfônica Municipal ao tema deste ano do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Música e literatura, o maestro titular José Maria Florêncio elaborou um programa que conta com a Abertura Coriolano, de Ludwig van Beethoven; Sonhos de uma noite de verão, de Felix Mendelssohn; e Assim falou Zaratustra, de Richard Strauss

O concerto estréia dia 25, às 21 horas, em Campos do Jordão, e será reapresentado dia 27, às 11 horas, no Theatro Municipal de São Paulo.

Do programa, duas obras devem ser imediatamente reconhecidas pelo público. Uma delas é a Marcha nupcial, que faz parte da composição de Mendelssohn e é utilizada, em todo o mundo, em cerimônias de casamento. A outra é Zaratustra, popularizada pelo cineasta Stanley Kubrick como parte da trilha sonora do filme Uma odisséia no espaço.

Quando escreveu Sonhos de uma noite de verão, Mendelssohn tinha apenas 16 anos, mas só acrescentou a Marcha nupcial à obra 15 anos depois. Baseada em peça homônima de William Shakespeare, a trama versa sobre o casamento de Teseu, duque de Atenas, com a rainha das amazonas, Hipólita.

A composição de Richard Strauss é um poema sinfônico sobre o texto homônimo do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, baseado em Zaratustra (também chamado de Zoroastro), fundador da religião da antiga Pérsia.

Quanto a Coriolano, tudo indica que Beethoven não tenha se inspirado em Shakespeare, mas no drama que o austríaco Heinrich von Collin, contemporâneo do compositor, escreveu sobre o mesmo tema. Coriolano é um general da Roma Antiga. Desgostoso por não ter sido aclamado cônsul, depois das vitórias que havia obtido, resolve sitiar a própria Roma, e teria submetido os romanos a grandes sofrimentos se sua mãe e sua mulher não o tivessem demovido dessa intenção. Ele acata os pedidos de ambas, mas acaba sendo morto, como traidor, pelos inimigos dos romanos.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Centro. Dia 27, 11h. R$ 10 a R$ 15