Capela do Morumbi recebe projeto de Guto Lacaz

O artista plástico Guto Lacaz expõe seu novo projeto, Maquetes reunidas, na Capela do Morumbi, a partir do dia 26

A exposição favorece uma reflexão, cujo ponto de partida é o contraste entre a arquitetura singela da Capela do Morumbi – uma das últimas construções de taipa de pilão da cidade – e os prédios arrojados da metrópole atual. Lacaz ressalta que a escolha do local não foi ocasional. “A Capela é um espaço forte, suas paredes não são brancas como nas galerias e museus. Lá, há uma interferência direta que propicia um diálogo entre os trabalhos e a construção”, conta ele.
Pela proposta do artista, a interação do público com a obra será reflexiva. “É um trabalho poético, um jogo bem humorado, visual, mental, onde o visitante terá um impacto ao observar maquetes modernas dentro de uma capela antiga, que foi concebida para a oração”, diz.
Lacaz pretende também mostrar a diversidade da arquitetura de São Paulo em contraposição com o minucioso trabalho de confecção de uma maquete. Segundo ele, “assim como na cidade, as construções são destruídas conforme as necessidades e interesses do uso do espaço, também as maquetes são instrumentos de venda, cujo destino final é a destruição”.
A idéia da exposição surgiu quando o artista era estudante de arquitetura, há 30 anos. “Via as maquetes e pensava o que era feito com elas. Há um tempo, já vinha reunindo exemplares, e agora surgiu a oportunidade de mostrá-las”, conclui. | Maria Carolina de Ré

|Serviço: Capela do Morumbi. Zona Sul. Abertura: dia 26, 15h. De 27/7 a 28/9. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis