Peça de Rubens Rewald estréia no CCJ

O que é o amor? Em que devemos acreditar? O que se pode esperar para o futuro? A partir de questões comuns ao ser humano como essas, foi concebido o espetáculo Caminhos

O que é o amor? Em que devemos acreditar? O que se pode esperar para o futuro? A partir de questões comuns ao ser humano como essas, foi concebido o espetáculo Caminhos, que entra em cartaz dia 2, no Centro Cultural da Juventude. Escrita pelo dramaturgo Rubens Rewald e dirigida por Cristiane Paoli Quito, a peça da Konane os Bárbaros Cia. Teatral é resultado de uma criação coletiva do grupo, dentro do projeto Núcleo Experimental do Teatro Popular do Sesi.

Desenvolvido em três etapas, o texto, inicialmente, passou por um exercício de improvisação, no qual temas comuns foram levantados. Em seguida, a experiência foi transcrita com o intuito de obter mais elementos. Por fim, chegou-se à estruturação de todo o material colhido. O resultado foi um argumento não-linear e sem personagens pré-definidos. “Todos os atores sabem o texto por completo, mas a atuação acontece a partir da leitura que fazem a cada apresentação, variando a intenção das falas”, explica Gabriela Germano, atriz do espetáculo. “Há um treinamento para que possamos seguir o jogo de cena e ler os códigos de cada um através de sua visão para aquele dia”, completa.

O cenário é uma sala de estar onde todos se sentem à vontade para pensar e discutir. Almofadas, pufes, luminárias e tapetes formam a estrutura que apóia os atores de acordo com o movimento proporcionado pelos diálogos.

O exercício de interação entre os intérpretes é o que dá a dinâmica da apresentação. Os assuntos são abordados como um bate-papo improvisado entre os personagens, que podem ter qualquer idade. “Cada ator diz o texto como se fosse uma voz interior em plena prática da liberdade poética de pensamento”, diz o autor.


Serviço: Centro Cultural da Juventude – Anfiteatro. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Dias 2, 8, 9 e 16, 20h. Dias 3 e 17, 18h30. Grátis