Três obras de Guarnieri são eternizadas no Municipal

Três concertos inéditos para violino do compositor Camargo Guarnieri serão executados pela Orquestra Sinfônica Municipal e registrados, ao vivo, em DVD e CD

Fruto de mais uma parceria entre o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e a Petrobras, três concertos para violino e orquestra, compostos por Camargo Guarnieri (1907-1993) em sua juventude e nunca editados, foram recuperados e serão registrados em DVD e CD, ao vivo, durante um concerto que acontece dia 3, às 11h, no Theatro Municipal de São Paulo.

A execução está a cargo da Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Lutero Rodrigues, grande conhecedor  da obra do homenageado. Para os solos de violino, foi convidado o jovem instrumentista paulistano radicado na Alemanha, Luiz Filipe. Com 23 anos, o músico integra a Filarmônica de Berlim e foi premiado em concursos internacionais, entre eles o Timor Varga, o Henri Marteu e o Gehard-Taschner.
No Municipal, serão interpretados o Concerto nº 1 para violino e orquestra (1940), o Concerto nº 2 para violino e orquestra (1953) e o Choro para violino e orquestra (1951).

Além da gravação desses três concertos, o conjunto DVD/CD, que será comercializado a partir de dezembro, conterá outras raridades de autoria de Guarnieri que fazem parte do acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga do CCSP. Entre elas, as 291 partituras elaboradas manualmente pelo compositor, das mais de 1.000 melodias populares recolhidas nas regiões Norte e Nordeste do país, em 1938, pela Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada pelo escritor Mário de Andrade quando chefiava o Departamento de Cultura da cidade de São Paulo.
Também será revelado o lado intérprete de Guarnieri, com a gravação, feita em 1944, das suas Treze canções de amor, para voz e piano, que apresenta o próprio compositor ao piano, acompanhando a soprano Cristina Maristany.

Este é o terceiro projeto do CCSP patrocinado pela Petrobras. Os outros dois foram: Preservação e Informatização do Acervo da Discoteca, em 2003, e Catálogo da Música Contemporânea Brasileira, em 2006, todos eles idealizados e coordenados pelo assessor e pesquisador musical do espaço cultural, Francisco Coelho.


Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/nº. Centro. Tel.: 3397-0327. Dia 3, 11h. R$ 10 a R$ 15.