Galeria Olido recebe 1ª Mostra de Fotografia

A Galeria Olido recebe, a partir do dia 9, a 1ª Mostra do Programa de Fotografia 2008

Desenvolvido pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP), o projeto tem como objetivo, por um lado, mapear a produção de fotógrafos estreantes e, por outro, facilitar sua inserção no circuito das artes. Dessa forma, o público tem a possibilidade de conhecer obras representativas das principais linhas da produção fotográfica contemporânea. Idéia semelhante ocorre no já tradicional Programa de Exposições do CCSP, que se destina às artes plásticas em geral.

Entre os 346 fotógrafos inscritos, seis foram selecionados. Três deles terão seus trabalhos expostos nesta mostra, e os outros, em uma segunda edição marcada para o mês de outubro. Cada profissional receberá um prêmio de R$ 4 mil e terá fotos suas incluídas no acervo da Coleção de Arte da Cidade de São Paulo. 

Nesta primeira etapa, serão conhecidas as imagens produzidas por André Hauck, Fábio Okamoto e Luiza Baldan. Ao lado deles, a consagrada fotógrafa Cláudia Andujar também foi convidada a mostrar parte de seu acervo.

A desocupação dos espaços urbanos é um tema comum às obras de Okamoto e Luiza. Enquanto ele fotografou áreas renegadas às margens do Rio Pinheiros, em São Paulo, ela procurou captar momentos noturnos de um clube do Rio de Janeiro, onde existe um intenso fluxo de pessoas durante o dia. A temática do vazio também transita nas imagens de Hauck, transfigurada em peças e máquinas em desuso, galerias inabitadas e outras estruturas nulas.

Reconhecida internacionalmente por sua pesquisa fotográfica com os índios Ianomâmi, que habitam o extremo Norte do país, Cláudia exibe 35 imagens inéditas. “A idéia do Programa é desenvolver uma integração entre os artistas que estão começando e aqueles que são renomados”, explica Monica Caldiron, curadora associada da Divisão de Artes Plásticas do CCSP.


Serviço: Galeria Olido – Av. São João, 473 - 1º andar e sobreloja. Centro. Abertura: dia 9, 11h. De 10/8 a 28/9. De 3ª a 6ª, das 12h às 20h30. Sáb., dom. e feriado, das 12h30 às 20h. Grátis