Teatro de animação recria conto Russo

Bonecos de vara, marionetes manipuladas por meio de fios, luzes baixas e um cenário livre para a interação entre os personagens são os componentes da versão em teatro de animação do conto que inspirou o famoso balé russo O pássaro de fogo, de Igor Stravinsky

Adaptado pelo grupo Os Bonifrates, o espetáculo será encenado dias 16 e 23, às 11h, na sala Luiz Sergio Person da Biblioteca Pública Viriato Corrêa.

Em 2006, enquanto lecionava a arte da confecção e manipulação de bonecos de fio em uma oficina realizada na Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, o marionetista norte-americano Roger duPen teve a idéia de formar um novo grupo a partir do grande interesse demonstrado pelos participantes. “Passamos dois anos e quatro meses desenvolvendo O pássaro, que conta com dez pessoas na produção e cerca de 36 bonecos”, explica duPen. A experiência de recriar em teatro de animação obras eruditas já fazia parte do repertório desenvolvido pelo diretor quando integrava o grupo americano New England Marionettes, que montou mais de dez adaptações de óperas nos Estados Unidos.

No conto russo, o príncipe Ivan parte rumo às florestas selvagens em busca do misterioso pássaro de fogo, cuja lenda diz que quem conseguir capturá-lo terá sorte e riqueza para sempre. Ao caçá-lo, porém, Ivan torna-se seu amigo e o liberta para segui-lo até o castelo do mago Koschei, em busca de princesas aprisionadas. Com a ajuda da ave, o príncipe luta contra criaturas monstruosas até chegar ao maligno feiticeiro. “Fizemos uma pré-estréia na Biblioteca Monteiro Lobato e contamos com uma ótima resposta do público infantil. A história traz alguns vilões que podem assustar os mais novos, mas, a partir de 7 anos, a peça é altamente recomendável”, adverte o diretor.

A história do pássaro mágico brilhante foi adaptada para o balé em 1910, como o primeiro de uma série encomendada pelo Balé Russo, marcando o início da carreira de sucesso de Stravinsky como compositor.


Serviço: Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul. Dias 16 e 23, 11h. Grátis