Almodóvar é tema de mostra na Biblioteca De Cinema

Mostra Trilhas de Almodóvar – Tangos e Boleros, em cartaz, de 7 a 21, na Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos

Há cineastas cujas trilhas sonoras adaptadas para suas obras são tão expressivas que poderiam ser consideradas personagens da trama. Entre esses nomes está o do espanhol Pedro Almodóvar, que terá seis de seus longas-metragens exibidos na mostra Trilhas de Almodóvar – Tangos e Boleros, em cartaz, de 7 a 21, na Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos.

Mestre na arte de elaborar tramas complexas e capaz de dar credibilidade a fatos aparentemente absurdos, Almodóvar iniciou sua trajetória artística na década de 1970, quando estabeleceu relações com o teatro e outras correntes de vanguarda que promoviam uma renovação cultural na Espanha.

Entre 1974 e 1978, produziu diversos trabalhos em Super 8. Em 1980, estreou profissionalmente com o longa Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón, protagonizado pela estrela do cinema espanhol Carmen Maura, que decidiu ajudar o amigo ainda desconhecido pelo grande público.

Na programação estão filmes como o ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original, Fale com ela (2002), que tem na trilha sonora a voz de Elis Regina interpretando Por toda a minha vida, e a presença de Caetano Veloso cantando Cururrucucú paloma. Em Volver (2006), última produção de Almodóvar lançada nos cinemas, a atriz Penélope Cruz dubla a canção-título (a voz é da cantora espanhola Estrella Morante).

Para encerrar a mostra, dia 28, às 18h, a banda Gran Gang apresenta o show Un año de amor – Nas trilhas de Almodóvar. No repertório serão interpretados tangos, boleros e outros gêneros musicais presentes na obra do diretor. A seleção presta também uma homenagem a cantores latino-americanos como Chavela Vargas, Lucho Gatica, Carlos Gardel, Bola de Nieve, e a sexy Sarita Montiel, de quem o diretor é fã incondicional.

|Veja programação abaixo

NAS TRILHAS DE ALMODÓVAR – TANGOS E BOLEROS
BIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS / ZONA SUL / DE 7 A 21 / GRÁTIS

Todas as projeções têm suporte em DVD.

  • A FLOR DO MEU SEGREDO
    (Espanha, 1995, 105 min). Com Marisa Paredes e outros. Livre.
    Após enfrentar problemas em seu casamento, uma romancista decide parar de escrever e começa a beber.
    / Dia 7, 16h
  • TUDO SOBRE MINHA MÃE
    (Espanha, 1999, 101 min). Com Cecilia Roth, Candela Peña, Marisa Paredes e outros. 18 anos.
    Após perder o filho em um acidente, mulher parte em busca do pai para contar o ocorrido.
    / Dia 7, 18h
  • LABIRINTO DE PAIXÕES
    (Espanha, 1982, 100 min). Com Cecilia Roth, Riza Niro, Antonio Banderas e outros. 18 anos.
    Filho homossexual de um imperador se muda para Madri em busca de diversão e, após rápido relacionamento com terrorista também gay, apaixona-se por cantora ninfomaníaca.
    / Dia 14, 16h
  • FALE COM ELA
    (Espanha, 2002, 116 min). Com Javier Camara, Dario Grandinetti, Rosario Flores e outros. Participação musical de Caetano Veloso. 14 anos.
    Tragédia une dois homens desconhecidos que precisam cuidar de duas mulheres em coma em um hospital. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original.
    / Dia 14, 18h
  • DE SALTO ALTO
    (Espanha, 1991, 112 min). Com 16 anos.
    Filha de uma famosa cantora espanhola é a principal suspeita do assassinato do marido. Por se sentir ausente, a mãe decide protegê-la.
    / Dia 21, 15h30
  • VOLVER
    (Espanha, 2006, 121 min). Dir.: Pedro Almodóvar. Com Penélope Cruz, Carmen Maura e outros. 14 anos.
    Duas irmãs voltam à sua cidade natal para cuidar do túmulo onde está enterrada a mãe. A partir daí, uma seqüência de fatos vêm à tona, envolvendo assassinatos, tentativas de estupro e desaparecimento de pessoas.
    / Dia 21, 18h