Galeria Olido traz fotos de Becherini

Cerca de 40 imagens selecionadas pelo curador Rubens Fernandes Júnior a partir do acervo do fotógrafo pertencente à Secretaria de Cultura compõem exposição

No próximo dia 14, às 19h, a Galeria Olido inaugura a exposição Aurélio Becherini, com a curadoria do professor Rubens Fernandes Júnior. O trabalho dá continuidade à proposta de difusão da coleção de imagens da Seção Acervo de Negativos do Departamento do Patrimônio Histórico iniciada em 2007, com a publicação do livro BJ Duarte: Caçador de imagens.

No início da década de 1920, o fotógrafo Aurélio Becherini foi contratado pelo então prefeito da cidade de São Paulo, Washington Luís, para desenvolver um livro intitulado Álbum comparativo da cidade de São Paulo, em que ele se empenhou em registrar a transformação da cidade que saía do período colonial rumo à modernidade.

Antes de iniciar esse trabalho para a Prefeitura, Becherini ficou conhecido como o primeiro repórter-fotográfico de que se tem notícia na capital. Seus registros foram publicados principalmente no jornal O Estado de S. Paulo. E em razão dessa experiência, ele imprimiu um olhar jornalístico em toda sua obra futura.

A mostra reúne cerca de 40 imagens de Becherini que integram o acervo do fotógrafo – composto de mais de 350 imagens – adquirido pela Prefeitura e organizado por Benedito Junqueira Duarte quando titular da Divisão de Iconografia do recém-criado Departamento de Cultura, dirigido por Mário de Andrade.


|Serviço: Aurélio Becherini: São Paulo em transição.
Curadoria: Rubens Fernandes Júnior.
Galeria Olido. Centro.
Visitação: de 14 a 30.
De 3ª a sáb., das 12h às 21h30. Dom., das 12h às 20h.
Grátis