Projeto Restaurante-Escola forma 18º. turma com direcionamento para o mercado de trabalho

Cada turma compreende 60 jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 17 e 21 anos. O Projeto Restaurante-Escola tem duração de sete meses e concede um auxílio financeiro (bolsa) de R$ 779,70 para cada aluno, para estudar 8 horas diárias,computando 40 horas por mês.

 A Câmara Municipal de São Paulo (SEMTE) realizou, quinta-feira (21/ 2), solenidade de formatura da 18ª Turma do Projeto Restaurante-Escola. O projeto de capacitação profissional faz parte do Programa Bolsa Trabalho e tem como objetivo proporcionar ao aluno formação profissional, visando desenvolver competências fundamentais sob um conjunto de atividades teóricas e práticas através da prestação de serviços em restaurantes e na rede de hotelaria.

O Projeto Restaurante-Escola da Câmara Municipal de São Paulo conta com a parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo, da Secretaria Municipal de Assistência Social, além do próprio Legislativo municipal, sob a coordenação da Fundação Jovem Profissional.

Iniciado em 2006 e com encerramento previsto para o ano que vem, o Projeto Restaurante-Escola tem duração de sete meses e concede um auxílio financeiro (bolsa) de R$ 779,70 para cada aluno, para estudar 8 horas diárias,computando 40 horas por mês.

Para o Secretário Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo Eliseu Gabriel, um dos aspectos mais positivos da iniciativa é a ajuda de custo que os participantes recebem. “Isso ajuda demais essas famílias, porque muitas vezes as pessoas querem fazer alguma coisa, mas não têm nem como tomar condução, um ônibus para fazer a atividade”, destaca o secretário. que defende a continuidade da parceria.

A coordenadora do restaurante da Câmara Udi Coutinho ressalta a facilidade com que os alunos conseguem entrar no mercado de trabalho com o projeto. “Eles vão conseguir emprego, ter uma noção de cidadania, constituir família. Eles saem com a perspectiva de construir um futuro para eles, isso a gente tem certeza”, ressalta Udi.

O PROJETO

O Restaurante-Escola São Paulo é um projeto social que surgiu em janeiro de 2004, na sede da Câmara Municipal de São Paulo, criado pela Prefeitura. É operacionalizado pela Fundação Jovem Profissional e conta com diversos parceiros, como a Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o projeto Nós do Centro, a União Europeia e a Universidade Anhembi Morumbi.
Cada turma compreende 60 jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 17 e 21 anos. O curso tem duração de sete meses e o objetivo é o de capacitar e inserir estes jovens no mercado de trabalho.