Aprimorando e desenvolvendo habilidades nas Oficinas de Orientação Profissional do CAT

As oficinas reforçam a visão de mercado, as possibilidades de reinserção profissional e a descoberta de aptidões – características que podem transformar os candidatos em trabalhadores autônomos ou até mesmo empreendedores

Por: Andréa Garbim

Podemos aprimorar e desenvolver nossas habilidades profissionais para aproveitar melhor as oportunidades no mercado de trabalho? A resposta para essa e outras perguntas estão nas Oficinas de Orientação Profissional que o CAT, da Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo (SEMTE), oferece todas as quartas-feiras, a partir das 9h00 nas unidades: Itaquera, Itaim Paulista, Penha, São Mateus I, São Miguel Paulista, Santana, Luz, Jabaquara, Interlagos, Lapa I e Tenda dos Trabalhadores.

Criado em 2009, o projeto das oficinas – ministradas pela equipe técnica do CAT - tem o objetivo de orientar pessoas que estão em busca de novas oportunidades de emprego. A cada semana um tema diferente é abordado, sempre pautado nas principais dúvidas na hora de procurar emprego. Em 2012, o CAT atendeu mais de 80 mil pessoas na reinserção no mercado de trabalho.

No mês de maio as oficinas oferecem os seguintes temas:

Educação Financeira | 08/05}

Conteúdo:
Quatro passos de um planejamento financeiro; Consumir com prazer e sem vicio e Como obter um orçamento equilibrado.

Marketing Pessoal | 15/08
Conteúdo: Ambiente Profissional; Marca Pessoal; Autoconhecimento; Networking e Plano de carreira.

Elaboração de Currículo | 22/05
Conteúdo: Exposição de habilidades profissionais e como chamar a atenção de um recrutador.

Entrevista de Emprego | 29/05
Conteúdo: Prepare-se para entrevistas; Apresentação Pessoal e o que o empregador espera.

O principal objetivo é o de fazer com que o candidato comporte-se adequadamente durante as entrevistas – tudo é observado atentamente - desde a maneira de se comunicar – expressão de conhecimentos e opiniões, até ao modo de se vestir. A partir dessa avaliação, as orientações servem como auxílio para o candidato atender as expectativas da empresa e até superá-las.

Além disso, os técnicos utilizam exemplos para avaliar os interessados, identificando suas características pessoais e profissionais - estimulando-os a criarem um planejamento de metas profissionais baseadas no mercado atual. Também são oferecidas dicas de qualidades essenciais para uma carreira bem sucedida, como: ter flexibilidade, facilidade para aprender e se relacionar, aptidão para mudanças, agilidade mental e rapidez para obter resultados.

Os interessados em participar das oficinas devem ter mais de 16 anos de idade e comparecer a uma das unidades do CAT (citadas acima) portando RG, CPF, Carteira de Trabalho e PIS. Outras informações estão disponíveis no site www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho e na Central de Atendimento ao Munícipe pelo telefone: 156.