Unidade Pirituba do CAT e Agência SP de Desenvolvimento são inauguradas com emissão e assinatura de carteiras de trabalho

Com capacidade de atendimento de 150 pessoas por dia, o CAT Pirituba abriu as portas e, no dia da inauguração, nesta segunda-feira (20/5), o munícipe conseguiu sair do local com documentos emitidos, além de se cadastrar para vagas de emprego. Pirituba também ganhou uma unidade piloto da Agência SP de Desenvolvimento, responsável, entre outras ações, pelo microcrédito. A Caixa e o SEBRAE são os parceiros.

Por: Cristina Braga

 A unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), foi inaugurada, nesta segunda-feira, 20 de maio, juntamente com a Agência SP de Desenvolvimento, em Pirituba, Zona Noroeste. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo – vereador licenciado da região – Eliseu Gabriel.

O novo espaço abrigará a unidade piloto da Agência SP de Desenvolvimento, que terá convênio com a Caixa Econômica Federal e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A proposta é para que cada subprefeitura receba uma praça de atendimento com postos de instituições bancárias e de ensino que irão assessorar microempreendedores, cooperativados e trabalhadores.

Segundo o Secretário Eliseu Gabriel, a Agência SP de Desenvolvimento “servirá como um grande guarda-chuva que abrigará o microcrédito, cursos de qualificação e formalizações”. Queremos que São Paulo saia do marasmo, não seja hostil ao empreendedorismo, e seja, de fato, uma cidade amiga do empreendedor.

Em Pirituba, a Caixa Econômica Federal já está oferecendo microcrédito no valor de R$ 15 mil reais para que o empreendedor possa aplicar em seu negócio. A procura pelo CAT Pirituba aconteceu mesmo antes de ser descerrada placa de inauguração. Os funcionários capacitados para realizar busca por vagas de emprego, orientar sobre cursos e mercado de trabalho, emitir carteira de trabalho, habilitar seguro-desemprego, entre outros serviços, já estavam emitindo três carteiras de trabalho e intermediando sete vagas de emprego.

Entre as autoridades, estiveram presentes, na inauguração do CAT e Agência SP de Desenvolvimento: José Alexandre Sanches, Secretário- adjunto da SDTE, Miklos Hromada, Coordenador de Desenvolvimento Econômico da SDTE, Robson Thomas, Coordenador do Trabalho da SDTE, Carlos Eduardo Diethelm, Subprefeito de Pirituba, José Antonio Queija, chefe de gabinete da Subprefeitura de Pirituba, Valnoy Paixão, Superintendente da Distrital Noroeste da Associação Comercial São Paulo, e parceiros como o SEBRAE, sendo representado por Alessandro Leite de Lima, gerente da zona norte, e Antonio Marsura, gerente da Caixa Econômica Federal.

A nova unidade do CAT e da Agência SP de Desenvolvimento vão funcionar na Praça de Atendimento da Subprefeitura de Pirituba, na Avenida Dr. Felipe Pinel, 12, das 8h às 17h. A unidade tem capacidade para atender cerca de 150 pessoas por dia.