Reconhecer qualidades e defeitos ajuda durante a seleção para vagas de emprego

O Programa Orientação para o Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), realiza amanhã, quarta-feira, mais uma oficina que objetiva guiar os passos dos trabalhadores, orientando-os nas etapas dos processos seletivos para prepará-los para o mercado de trabalho.
Desta vez, a oficina será dividida em duas atividades, com a primeira delas tendo início às 9h. A primeira atividade é uma aula sobre processo seletivo, que fornece dicas de comportamento como: refletir sobre os próprios erros e tentar amadurecer, preparar-se para as entrevistas, definindo os pontos positivos e negativos da última entrevista para não cometer os mesmos erros novamente, e principalmente, questionar-se quando não passar em um processo seletivo. A atividade também ajudará na elaboração de currículo, dinâmicas de grupo e formas de comportamento e preparação para entrevistas de emprego.
Já a segunda atividade é um exercício “Road Map”, que estimula as pessoas a fazerem um planejamento de suas ações para atingirem seu objetivo por meio de uma linha de tempo, definindo metas. O que se quer conseguir é colocado no final desta linha e toma-se ações para atingi-las de modo a analisar cada passo dado em seu caminho verificando a boa formulação de cada objetivo/passo intermediário.
O Programa Orientação para o Trabalho é uma iniciativa da Semdet desde abril de 2009 com o objetivo de orientar os trabalhadores em como se comportar e agir nas etapas dos processos seletivos. O programa já capacitou cerca de 15.000 pessoas para mercado de trabalho. Para os interessados não precisa se inscrever, basta comparecer aos CATs Interlagos, Santana, Itaquera e Lapa na hora da atividade.