São Paulo é a primeira cidade do País a aderir ao Pacto pelo Trabalho Decente na Copa

Por: David Nascimento

A Cidade de São Paulo, por meio da Prefeitura, é a primeira sede a aderir ao Pacto pelo Trabalho Decente na Copa - movimento de abrangência nacional, elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), esteve presente na cerimônia, que ocorreu nesta quinta-feira (17), no Edifício Matarazzo, representada pelo Coordenador do Trabalho Robson Thomaz. ‘‘Esse pacto tem tudo a ver com a geração de emprego, qualificação e inclusão eficiente no mercado de trabalho”, afirmou o Coordenador. ''O ‘mundo do trabalho’ é o nosso mundo, então, toda a coordenação da construção de uma agenda do trabalho decente, do diagnóstico do trabalho decente e também do trabalho na Copa do Mundo, está sob a coordenação da nossa Secretaria.’’, continuou Thomaz.

A vice-prefeita Nádia Campeão e a diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, assinaram o termo público pelo respeito aos direitos dos trabalhadores. Empresários, entidades sindicais, organizações não-governamentais e empreendedores estiveram presentes no evento e aderiram ao compromisso.

A SDTE coordena o Comitê Municipal pelo Trabalho Decente. No dia 7 de outubro o Secretário Eliseu Gabriel participou do Ato Pelo Dia Mundial do Trabalho Decente, na Biblioteca Mário de Andrade.