Projeto capacitam desempregados para serem fiscais da natureza

Texto: Regina Ramalho
 

A parceria firmada entre a Semdet, o Grupo Pão de Açúcar e Unilever, em 2009 capacita e atende a 131 pessoas desempregadas que atuam como Fiscais da Natureza dentro das Estações de Reciclagem do Grupo. Geni Tavares, 47 anos é uma das beneficiárias da ação. “Quando comecei a participar do Programa Operação Trabalho, estava desempregada e não conhecia nada sobre reciclagem. Hoje, eu recebo R$ 535,50, por 6 horas de atividade de capacitação para ser uma Fiscal da Natureza e até em casa separo o lixo orgânico do que pode ser reciclado e montei minha própria Estação de Reciclagem”, conta Geni.

Cristina Hafeli, cliente do mercado fez questão dar seu depoimento “Acho importante ações como essa. Antes, em casa eu perdia muito tempo separando os materiais. Agora tenho apenas tenho o cuidado de limpar e guardar tudo que pode ser reciclado e na Estação as meninas orientam e separam o material”, diz Cristina.

A Fiscal da Natureza da dica para aqueles que desejam contribuir com a preservação do meio ambiente “Quando os recipientes ainda estão com resíduos compromete o resto do material, por isso é importante trazer as embalagens vazias e lavadas”, explica Geni.