Curso de ‘Remanufatura de Computadores’ forma 10º. turma

Por: Murilo Carini

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com a FUNDETEC (Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação), realizou na última sexta-feira, 14, a formatura da 10ª turma do curso ‘Remanufatura de Computadores’, no CAT Luz, Centro.

Durante a solenidade de entrega de certificados, Artur Roberto da Silva, 36, Coordenador do curso, afirmou que “a qualificação profissional é muito importante para a entrada no mercado de trabalho”. Artur ainda destacou que um dos diferenciais das aulas é que os alunos são preparados não apenas para consertar o equipamento, mas também aprendem como manter uma boa postura no ambiente de trabalho, e até mesmo recebem noções sobre empreendedorismo.

Desde que o projeto teve início, em 2011, 3.500 computadores foram recuperados. O curso também formou mais de 1.200 alunos, sendo que cerca de 40% deles, assim que terminaram o curso, entraram no mercado de trabalho.

No decorrer dos seis meses (de agosto de 2013 a fevereiro de 2014), os participantes tiveram aulas teóricas e práticas de como montar e desmontar computadores, além de ampliarem seus conhecimentos na área da informática e manipulação de softwares. O projeto faz parte do programa Bolsa Trabalho da SDTE e contempla o aluno com uma bolsa-auxílio alimentação e transporte no valor de R$ 374,67 por mês.

A aluna Paula Macedo, 18, conta que “o curso ensinou muito sobre como arrumar as máquinas e até mesmo utilizar os programas de computadores, e isso é muito importante hoje para conseguir um emprego”. Paula ainda assegura que “fazer o curso vale muito a pena, pois, não  conseguiu somente o certificado, mas as aulas abriram muito sua visão em relação ao mercado de trabalho”.

Siga a SDTE nas redes sociais: