Secretaria promove intercâmbio de jovens de São Paulo para cursos em Seul

Texto: Célio Soares


A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e de Relações Internacionais, selecionou jovens à Coreia para realização de cursos. O intercâmbio é um cumprimento ao convênio da rede de “Cidades Irmãs” entre São Paulo e Seul. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, será importante a capacitação na Coreia para aumentar o conhecimento dos jovens e aproximar ainda mais o governo de Seul à Prefeitura de São Paulo, abrindo novos canais de cooperação entre ambas as cidades.
A viagem dos jovens de São Paulo acontecerá dia 12 de abril e será custeada pelo Governo Metropolitano de Seul, por meio do Departamento de Emprego e Negócios. Lá os paulistanos irão participar de cursos profissionalizantes em Web Design durante três meses.
A seleção e a capacitação para adaptação dos jovens aos costumes e cultura coreanos foram realizadas pela Semdet, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia. Já o processo foi intermediado pela Secretaria de Relações Internacionais. “Os coreanos estão empenhados no aumento do intercâmbio com o Brasil. A Coreia exerce um papel de ponte, pois está ligada ao continente asiático pela China e muito próxima do arquipélago japonês”, explica Luan Baptista Ribeiro, assessor de Relações Internacionais, responsável pela convênio São Paulo–Seul.
O intercâmbio também levará servidores municipais para a Ásia. Na área da Prodam, a capacitação em Seul será sobre governança eletrônica, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente sobre sustentabilidade e dos transportes, a experiência de transportes metropolitanos.