Secretário Artur Henrique assina termo de cooperação com ONG ‘Cidades sem Fome’

A proposta visa, sobretudo, oferecer alternativas para o desenvolvimento local das comunidades, minimizando os riscos e as condições de vulnerabilidade social

Por: Andréa Garbim

Na manhã desta segunda-feira, dia 5, o Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Artur Henrique esteve na horta comunitária de São Mateus, na Zona Leste, juntamente com o Coordenador do Trabalho da SDTE, Marcelo Freire – para uma visita ao local e assinatura do Termo de Cooperação do projeto ‘Hortas Comunitárias’ da ONG Cidades sem Fome.

Com validade até dezembro de 2014, o termo estabelece alguns objetivos: capacitar pessoas para exercerem a função de agricultor, gerando mais oportunidades de emprego na Zona Leste; captar recursos para a implantação do projeto ‘Hortas Comunitárias’; contribuir na complementação de alimentos, desenvolver práticas e hábitos alimentares saudáveis à população; garantir a qualidade dos produtos produzidos e oferecer capacitação profissional, por meio do Programa Operação Trabalho (POT) da SDTE.

O projeto ‘Hortas Comunitárias’ surgiu como alternativa de reduzir o número de terrenos baldios que muitas vezes são utilizados como depósitos de entulhos. A horta comunitária de São Mateus tem 6 anos de existência e atividade.

Artur Henrique afirmou que pretende articular o desenvolvimento da produção orgânica, pensando na geração de emprego e renda. “Agora, com o Abastecimento na SDTE temos a possibilidade de contar com o apoio de engenheiros agrônomos e reforçar a implementação desse projeto que tem tudo para crescer”.

O Coordenador do Trabalho, Marcelo Freire, acrescenta que os CATs poderão oferecer o espaço para cursos de capacitação profissional aos beneficiários do projeto.

O fundador e coordenador do projeto, Hans Temp, explica que todos os produtos plantados na horta são 100% orgânicos. “Queremos criar mais oportunidades para as famílias, promovendo também o desenvolvimento da reeducação alimentar dos moradores da região. Para isso, buscamos parcerias e recursos”, salienta.

Representantes da Associação dos Agricultores de São Mateus fizeram algumas reivindicações durante a visita do Secretário Artur Henrique e enfatizaram que toda a população deve ter acesso aos produtos orgânicos, principalmente as crianças.

Os produtos cultivados na Horta Comunitária de São Mateus são comercializados na feira orgânica do Parque do Carmo (Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951), sempre aos sábados, das 7h ao meio dia.

Para conhecer o trabalho da ONG Cidades sem Fome acesse http://cidadessemfome.org/pt-br/

Siga a SDTE nas redes sociais: