Artur Henrique visita a Sub de São Miguel, reforça a importância da Agência SP de Desenvolvimento e inicia articulação com lideranças locais

Por quase cinco horas, o Secretário da SDTE debateu temas de interesse do bairro, apresentou alguns dos projetos da Pasta e visitou o Mercado Municipal

Por Cal Francisco

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) Artur Henrique esteve, nesta quarta-feira, 14, na Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, dando continuidade a uma série de visitas dos titulares de outras pastas à periferia da Capital. Segundo Artur Henrique, os encontros têm o objetivo de promover a integração dos vários setores da gestão Haddad, além de aproximá-los da realidade de algumas regiões carentes da cidade. “Esse tipo de encontro nos dá a possibilidade de falar das nossas metas e projetos e, por outro lado, também nos dá a possibilidade de ouvir aquilo que a população local tem a dizer sobre a nossa administração”, pontuou Artur Henrique.

O subprefeito de São Miguel Paulista Aldo Faria Sodré comemorou a visita de Artur Henrique ao destacar que, “com isso, as subprefeituras deixam de ser uma espécie de zeladoria da cidade e passam a ser parte importante da Administração Municipal”. Aldo Faria Sodré entende que a subprefeitura “é o caminho mais curto entre a prefeitura, as secretarias e o cidadão”, por isso, a importância da iniciativa dessas visitas.

Entre as várias propostas apresentadas pelo Secretário Artur Henrique em São Miguel Paulista estão o relançamento da Agência São Paulo de Desenvolvimento. A Agência terá por finalidade promover políticas públicas que contribuam para a geração de emprego e renda, empreendedorismo e inovação tecnológica no município de São Paulo.

Artur Henrique também enfatizou a importância do VAI TEC, Programa que vai apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades inovadoras e em especial as ligadas à tecnologia da informação e comunicação, principalmente para jovens de baixa renda. Esse programa, segundo a Lei no. 15.838, sancionada pelo prefeito Haddad em julho passado, faz parte da Agência São Paulo de Desenvolvimento.

O titular da SDTE também chamou a atenção, no encontro desta quarta-feira, para a necessidade de uma melhor articulação entre as várias secretarias da Prefeitura para o oferecimento de cursos técnicos à população de baixa renda. Nessa linha, também foram lembradas as vagas do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, sob a responsabilidade da atual gestão, com ações específicas de favorecimento ao munícipe. Artur Henrique lembrou que 25% dos jovens de São Miguel têm até 14 anos de idade, o que obriga o poder público a pensar rapidamente sobre como qualificar e encaminhar todo esse contingente para o mercado de trabalho em um período muito curto.

Em relação à população adulta, o Secretário salientou que São Miguel Paulista tem cerca de 300 mil pessoas em idade ativa de trabalho. Como saída, Artur Henrique propõe a economia solidária e o empreendedorismo. Ainda segundo o Secretário, para cada emprego gerado na região, há pelo menos dez candidatos, o que reforça a ideia de buscar alternativas para resolver o problema. Ao final do encontro, o Secretário anunciou que, nos dias 26 e 27 próximos será lançada a Agenda do Trabalho Decente na SDTE.

O Secretário teve tempo para visitar o Mercado Municipal - um dos mais importantes da região. Artur Henrique enfatizou a nova atribuição da Pasta, adiantando qual deverá ser o novo nome da Secretaria: Desenvolvimento, Trabalho, Empreendedorismo, Educação Alimentar e Nutricional, devido à incorporação da Supervisão Geral de Abastecimento.

Nas cerca de cinco horas de visita a São Miguel Paulista, Artur Henrique esteve acompanhando do Coordenador de Desenvolvimento da SDTE Luiz Barbosa; do Subprefeito Aldo Faria Sodré e de lideranças locais.

Siga a SDTE nas redes sociais: