23 beneficiários do ‘De Braços Abertos’ serão cadastrados para deixar varrição e ingressar no mercado de trabalho

Por Secretaria Executiva de Comunicação (SECOM) | Andréa Garbim (SDTE)

Durante a inauguração da Base Comunitária da Polícia Militar, na região da 'cracolândia', na última terça-feira, 3/6, o Prefeito Fernando Haddad anunciou os primeiros 23 beneficiários do programa 'De Braços Abertos' que receberam atestado médico comprovando que estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. A previsão é a de que as primeiras 23 pessoas comecem a trabalhar no comércio da região.

Em seu pronunciamento, Haddad afirmou que os primeiros casos de pessoas que estão com atestado médico já podem conquistar um emprego formal no mercado de trabalho. “Vamos começar uma nova etapa do programa, que é a empregabilidade”, ressaltou o prefeito.

Para o Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Artur Henrique, a inauguração e a própria revitalização do espaço são de extrema importância para a população local. “A possibilidade real de promover a ocupação do espaço com atividades esportivas e de lazer trará resultados benéficos de complemento ao programa 'De Braços Abertos'. Nós, da Secretaria do Trabalho, temos novas ações para a região da ‘cracolândia’, com o objetivo de ampliar as oportunidades de trabalho para além da varrição, como por exemplo, poder oferecer cursos nas áreas de informática e cooperativismo”, complementa Artur.

A instalação da Base Comunitária da Polícia Militar atuará de forma coordenada com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), promovendo mais segurança aos usuários da praça e aos beneficiários do programa 'De Braços Abertos'.

Segundo um levantamento preliminar realizado pelo Núcleo de Policiamento Inteligente da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, nos três primeiros meses deste ano, houve uma redução de mais de 40% dos registros de furto e roubo de veículos e de mais 20% nos registros de roubo em geral, se comparado ao mesmo período do ano passado. Também foi identificada uma redução de aproximadamente 20% sobre os registros de homicídios e tentativas de homicídio.

Atualmente, 118 agentes GCM atuam no âmbito do programa 'De Braços Abertos' na região da Nova Luz, sendo 78 durante o dia e 40 no período noturno. Ainda de acordo com a GCM, o número diário de pessoas que frequentam o fluxo de dependentes químicos varia de 90 a 180, de acordo com o horário. Desde o início do programa, a GCM já realizou 260 abordagens, com oito prisões por tráfico de entorpecentes; e outras 6.260 abordagens sem quaisquer ocorrências.

Até o fim de abril, 16 beneficiários do programa retornaram para suas famílias, mas continuam em atendimento no POT (Programa Operação Trabalho). E outras 31 pessoas deixaram as atividades do programa. O levantamento mostra ainda que 12 crianças foram matriculadas em creches; 138 pessoas conseguiram tirar novos documentos e 18 foram levadas para atendimento na Defensoria Pública do Estado.

Siga a SDTE nas redes sociais