CAT Luz terá ação educativa para a prevenção de doenças do rim

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho assina nessa terça-feira convênio de parceria com a Fundação Pró-Rim para a realização do projeto Educar para Prevenir nas unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho. A primeira ação acontecerá no dia 27 das 8 às 17h no 1º andar do CAT Luz (av. Prestes Maia, 913).

Durante a programação nos CATs, um posto da Pro-Rim terá uma enfermeira e uma técnica para atender à população. Durante seis horas por dia haverá orientação preventiva sobre o funcionamento renal e de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Além disso, será apresentação de anatomia e fisiologia do sistema renal/urinário. No final da abordagem, será aferida a pressão arterial do trabalhador.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho o objetivo desse convênio é levar ao público dos CATs a importância da prevenção de doenças renais e cardiovasculares. “Vamos educar a população sobre como prevenir e detectar doenças crônicas e degenerativas, por exemplo, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e doenças renais”, completa.

Um levantamento realizado pela Fundação Pró-Rim em pacientes que morreram nos últimos dez anos com insuficiência renal crônica, houve uma revelação surpreendente: um terço morreu nos primeiros três meses após a descoberta da doença e depois de iniciada a hemodiálise. A conclusão foi que as pessoas chegaram ao médico com a doença muito avançada, tarde demais para que as complicações fossem tratadas com sucesso.

As pessoas com doença renal crônica morrem em sua maioria de complicações cardiovasculares, de insuficiência cardíaca ou de derrame cerebral e também de infecção. Portanto, os rins deficientes são substituídos por hemodiálise ou transplante, mas o restante dos órgãos, principalmente os vitais, está irremediavelmente comprometido.