Decreto institui o Programa VAI TEC no município de São Paulo

Objetivo será contemplar projetos de jovens da periferia voltados a tecnologia da informação

Por: Cristina Braga

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Artur Henrique participou nesta sexta, 29, do fórum “Construindo Startups de Classe Mundial” realizado na Praça das Artes, no Centro de São Paulo.

Organizado pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Instituto Talento Brasil, São Paulo Negócios e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o fórum apresentou estudo de casos de sucesso; agentes incentivadores de inovação e as bases da criação de ecossistemas tecnológicos.

Dividido em dois painéis composto por cinco palestrantes do setor de tecnologia, o fórum abordou panorama das startups no Brasil e seus principais desafios em termos mundiais.

O titular da Pasta afirmou para o público estimado em 500 pessoas que o “programa VAI TEC visa fomentar a articulação de arranjos produtivos locais, nas áreas de tecnologia da informação com foco na população de baixa renda”. Ele citou ainda que serão publicados editais em 10 áreas temáticas destinando 25 mil reais para cada projeto selecionado. “Iremos lançar 100 projetos em São Paulo que melhorem a vida da população”.

O Secretário lembrou que será constituída comissão de avaliação de projetos representada por quatro componentes do âmbito municipal e quatro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT&I) coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE).  Artur Henrique convidou a plateia para a 1ª. Semana Municipal de Ciência e Tecnologia que deverá ocorrer entre os dias 13 a 17 de outubro na Cidade. 

O Prefeito Fernando Haddad encerrou o evento assinando o decreto da Política Municipal de Estímulo à inovação e ao Desenvolvimento de startups na Cidade, a Tech Sampa – iniciativa que apoia a criação de startups, nos diferentes estágios de crescimento, promovendo a competividade e o desenvolvimento sustentável de produtos e serviços de conteúdo tecnológico.

A Tech Sampa possui quatro programas específicos de fomento, entre eles, o VAI TEC – Valorização das Iniciativas Tecnológicas, da SDTE, no âmbito da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA).

Siga a SDTE nas redes sociais