CAT amplia serviços, muda identificação visual e ganha nova logomarca

Texto: Célio Soares

O CAT - Centro de Apoio ao Trabalho está mais moderno e com mais serviços. A Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho reestilizou a logomarca do CAT e dará nova identidade visual às unidades. A primeira a ter os novos padrões é a de São Mateus, a ser inaugurada nos próximos meses. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, a mudança de identidade visual faz parte da modernização das unidades e ampliação dos serviços oferecidos pelo CAT. “Pretendemos que os postos de atendimento sejam um supermercado de benefícios aos cidadãos de São Paulo, num lugar agradável e sem poluição visual”.

A evolução da identidade visual moderniza a apresentação do CAT. Para o coordenador geral de Publicidade da Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, José Paulo Prado, responsável pelo trabalho de reestilização, “a proposta foi fazer uma releitura da antiga marca da Prefeitura, aproveitando que a sigla CAT já está no consciente da população como local onde se consegue emprego e cursos de qualificação”, explica.

Segundo Prado, a identificação visual permitirá a rápida fixação do nome “CAT”, pois estará nas fachadas, nas partes internas, nos impressos e em toda a sua divulgação. “É comum, no serviço público, que a cada gestão se altere as marcas, logomarcas e os logotipos dos serviços apresentados. Essa prática, além de custos adicionais, não cria uma base sólida e uma personalidade para que o cidadão e usuário se identifiquem com o mesmo. O que desejamos é que as marcas e logos dos serviços e unidades da Prefeitura possam ter perenidade”, explica o coordenador geral de Publicidade.

Serviços - Além da modernização da identificação visual, a Semdet está ampliando os serviços oferecidos à população. Além da intermediação de mão de obra na qual, desde a sua criação em 2005, os CATs já colocaram no mercado de trabalho cerca de 250 mil pessoas, nas unidades do Centro, o munícipe de São Paulo pode se cadastrar para seleção de profissionais, participar do Programa Orientação para o Trabalho, tirar a Carteira de Trabalho, habilitar ao Seguro Desemprego, inscrever-se em cursos gratuitos de capacitação, conseguir microcrédito para abrir seu próprio negócio ou ampliá-lo, limpar o nome na lista de restrições de crédito e participar de diversos programas e projetos desenvolvidos pela Semdet. Além disso, alguns desses serviços estão, também, nas unidades móveis que vão até bairros periféricos do CAT.

A logomarca - Entre os conceitos trabalhados para a logomarca foi a manutenção da essência do CAT que são a agilidade, presteza e proximidade com o cidadão. Foram inúmeros estudos para se chegar ao resultado final. A sigla CAT foi colocada na cor azul com uma barra (travessão) em cima das letras na cor laranja. O nome “Centro de Apoio ao Trabalho, na cor preta vem logo abaixo, explicando o significado da sigla. A logomarca do CAT terá uma maior visualização e memorização por parte da população de São Paulo.