Centro Público de Formação Profissional abre inscrições para curso de Escrita Fiscal e Departamento Pessoal

Texto: Regina Ramalho

Durante essa semana, o Centro Público de Formação Profissional, localizado no CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, unidade Luz (avenida Prestes Maia, 913), realiza inscrições para os cursos de Escrita Fiscal e Departamento Pessoal, oferecidos pela Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com o Sescon- Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo.

A parceria entre a Semdet e Sescon está no terceiro ano de funcionamento e formou durante esse período 318 jovens profissionais. Para essa edição, são 80 vagas, destinadas a jovens de 16 a 18 anos, com ensino médio completo ou em curso e moradores da cidade de São Paulo. Os alunos recebem material didático, auxílio transporte e lanche.

As aulas de Departamento Pessoal, acontecem no período da manhã das 8h às 12h. O conteúdo programático aborda contrato de trabalho para trabalhador doméstico, autónomo, estágio, empresas terceirizada e cooperativa, como funciona a declaração de dependentes, auxílio doença, salário família, imposto de renda, rendimento tributário, horas extras, aposentadoria e noções básicas de informática.

Já o curso de Escrita Fiscal será realizado no período da tarde das 13h15 as 17h15. Os estudantes aprendem nas aulas como funcionam os tributos diretos e indiretos, impostos, notas fiscais, regime de apuração do Icms, fluxograma de escrita fiscal, crimes de sonegação fiscal, tipos de empresa, como planeja um orçamento, marketing pessoal, comunicação, redação empresarial e noções básicas de informática.

Como participar- As inscrições podem ser feitas no CAT Luz, na Av. Prestes Maia, 913. É necessária apresentação do RG, CPF, Carteira Profissional, comprovantes de endereço e escolaridade.

O curso tem duração de 30 dias, acontece de segunda a sexta, a partir do dia 28 de junho, no Centro Público de Formação Profissional. Ao término, os formandos recebem certificado e os currículos dos estudantes são disponibilizados para possíveis empregadores no CAT e também na Bolsa de Talentos, do Sescon-SP.