Comitê Gestor de combate ao trabalho escravo e infantil toma posse hoje

Logo mais, às 15h30, toma posse o Comitê Gestor da Agenda Municipal do Trabalho Decente de São Paulo, formado por representantes das Centrais Sindicais, OIT, Fiesp, FECOMERCIO, entidades de Direitos Humanos, entre outros

Nesta segunda-feira, às 15h30, na sede da Prefeitura, toma posse os membros do Comitê Gestor da Agenda Municipal do Trabalho Decente de São Paulo. O Comitê é formado por representantes do poder público municipal, dos trabalhadores, dos empregadores e da sociedade civil.

O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O respeito aos direitos no trabalho, (em especial os definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho); liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação, a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.

Entre os objetivos da Agenda Municipal do Trabalho Decente, está o combate ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e comercial, a promoção da igualdade de oportunidades e tratamento de gênero e raça no trabalho e a promoção do trabalho decente entre a população jovem; a elaboração de planos de implementação de uma agenda municipal, definindo suas prioridades, linhas de ação e resultados esperados, com base no diagnóstico elaborado pelo Comitê Municipal do Trabalho Decente.

Entre os participantes estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FECOMERCIO), Fórum Municipal de Ambulantes - Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos.

O evento contará com a presença do secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique e da diretora da OIT Brasil, Lais Abramo.

Serviço
Posse do Comitê Gestor da Agenda Municipal do Trabalho Decente de SP
Quando:
30 de março de 2015
Horário: às 15h30
Onde: Auditório da Prefeitura
Endereço: Viaduto do Chá, nº 13 - 7º andar

Siga a SDTE nas redes sociais: