Encontro com a Juventude de SP fortalece implementação do programa VAI TEC nas regiões

"Nossa principal meta é conseguir fazer cada vez mais uma articulação que possa fortalecer a ação entre a SDTE, grupos articuladores e a população", afirma Artur Henrique

Por Andréa Garbim

Na última quinta-feira, 9, o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, esteve com o presidente da ADE SAMPA, Sérgio Miletto, e o coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Claudio Aparecido da Silva, para uma apresentação geral do Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas (VAI TEC).

O objetivo do encontro foi reunir as lideranças locais e grupos representativos da Juventude de São Paulo para discutir as estratégias de divulgação do programa VAI TEC nas regiões da cidade. 

Para o secretário Artur, o momento de discussão é extremamente importante para a aproximação da secretaria com os Coletivos da Juventude e o Juventude Viva, principalmente com os articuladores de cada região da cidade. “Essa ação tem um foco muito claro de atender a periferia e as regiões onde há a necessidade de inciativas e políticas públicas que envolvam economia solidária e desenvolvimento local, por meio do VAI TEC”, afirma Artur Henrique.

“A ideia principal do projeto é ter um programa que valorize as iniciativas tecnológicas, propostas e ideias que melhorem as políticas públicas na cidade de São Paulo – tanto na área de mobilidade, como na área de economia criativa, educação alimentar, saúde, empreendedorismo, entre outras. Melhorar as politicas públicas representa tentar construir propostas que possam ser implementadas nos serviços públicos direcionados a população”, completa o secretário.

Inscrições para o Programa VAI TEC vão até o dia 30 de abril

O objetivo do VAI TEC é estimular e financiar ideias para produtos, aplicativos, jogos, técnicas ou metodologias que contribuam para a solução dos problemas e desafios do dia a dia da população paulistana. As melhores propostas vão receber um subsídio de até R$ 25.000,00 (cada), para serem colocadas em prática no período máximo de um ano. Ao todo, R$ 1,5 milhão deverá ser utilizado para o apoio aos projetos vencedores.

Pessoas com mais de 14 anos de idade e residentes na cidade de São Paulo, há pelo menos dois anos, têm até o dia 30 de abril para inscreverem seus projetos. Inscrições aqui. Pessoas jurídicas, micro empreendedores Individuais, cooperativas e empresários que se enquadram no faturamento de micro empresa também podem participar.

Cada inscrito pode propor até cinco projetos, porém, será premiado somente uma vez. Informações detalhadas sobre o programa estão no edital, disponível no site www.adesampa.com.br. Serão avaliados quesitos como: clareza, viabilidade econômica, ineditismo, transversalidade e interesse público.

As áreas temáticas previstas no programa VAI TEC são ambiental, social, educação, saúde, economia solidária, esporte, cultura e mobilidade urbana. Captação e reaproveitamento das águas de chuvas, propostas para diminuição de filas e agilidade em atendimentos públicos, redução do número acidentes no trânsito, melhorias para acessibilidade, prevenção da obesidade infantil, podem ser sugestões de ideias inovadoras.

Siga a SDTE nas redes sociais