Prefeitura no Bairro entra na 4ª edição e mantem olhar para periferia

Ação integrada ficará até o dia 24 no Butantã. As próximas edições devem ocorrer em São Mateus, na zona leste, a partir de 27 de abril, e em 4 de maio na Freguesia do Ó

Por: Viviane Claudino

Com o objetivo de manter o poder público cada vez mais próximo da população, a Prefeitura de São Paulo deu mais um passo nesta segunda-feira, 13, e levou a Ação Integrada Prefeitura no Bairro para o Butantã, na zona oeste.

Instalado em frente ao CEU Uirapuru, no Jardim Paulo VI, o projeto reúne a oferta de mais de 150 serviços, para atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 24 de abril. A ideia é beneficiar os moradores da região em torno ao Jardim João XXIII e Jardim Arpoador.

A Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) integra a ação oferecendo aos moradores, orientações e oficinas de capacitação e qualificação para prepará-los para o mercado de trabalho. A unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), também auxilia na busca por vagas de emprego, emissão da carteira profissional, cadastro no seguro desemprego, entre outros serviços.

Para o secretário Artur Henrique, promover a geração de emprego e renda e o desenvolvimento da economia local está entre os principais objetivos da iniciativa. “É fundamental que empresas e comerciantes da região utilizem cada vez mais o nosso sistema de intermediação de trabalho, para ampliar as oportunidades a esta população. Queremos que as pessoas estejam cada vez mais próximas do seu emprego, o que vai diminuir o tempo gasto com a mobilidade e aumentar a qualidade de vida”.

A líder comunitária com atuação no Distrito Raposo Tavares, Juliana Alves Pessoa, concorda: “Temos várias fábricas e metalúrgicas aqui perto, mas a maioria das pessoas que lá trabalham é de outros lugares, às vezes até de outras cidades, enquanto os nossos moradores se deslocam por horas para chegar até o emprego. Se conseguirmos trazer o trabalho para perto, sem dúvida, vai melhorar muito”.

Atualmente, o CAT está com mais de 7 mil vagas sendo ofertadas nas mais variadas áreas na cidade. A SDTE também participa do projeto com o Microempreendedor Individual (MEI) Móvel que é uma novidade na cidade de São Paulo, implementado pela secretaria em conjunto com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA), para levar informações sobre a regularização do próprio negócio e apresentação do Caixa Crescer, na garantia de uma linha de crédito com juros menores.

“Há um forte trabalho com programas sociais, o que é imprescindível nesta região, mas o que essas pessoas querem é autonomia para andar com as próprias pernas e garantir o sustento de suas famílias. Por isso, é fundamental ampliar as perspectivas para geração de renda” sugeriu a gestora do CEU Uirapuru, Márcia Dias.

O projeto Prefeitura no Bairro é uma articulação conjunta da administração municipal para atender diferentes demandas da população. Entre os serviços estão atividades para cultura, esporte e lazer, orientações especiais para idosos, campanha de vacinação, informações contra a dengue, campanha de desarmamento, cadastro único para programas sociais, ações voltadas para a juventude e orientações sobre o combate à violência contra as mulheres.

“O Butantã é dividido em cinco distritos incluindo o Morumbi e o Caxingui, que são áreas nobres da capital. Sabemos que a nossa realidade é muito diferente quando comparada à destes bairros, por isso trazer esse projeto, com tantos serviços, para cá significa olhar com mais atenção para as nossas necessidades”, disse a presidente da Associação Beneficente dos Amigos do Jardim Educandário e Adjacências (ABAJEA) Dejanira da Paixão Figueiredo.

“Estamos levando a Prefeitura para as regiões onde há necessidade. Se for aqui que precisa de melhorias, então assumimos o compromisso de fazer o nosso trabalho aqui”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão.

A ação fica disponível por 15 dias em cada região e as próximas edições devem ocorrer em São Mateus, na zona leste, a partir de 27 de abril, e em 4 de maio no Jardim Elisa Maria, na Freguesia do Ó.

Siga a SDTE nas redes sociais