Prefeitura no Bairro ficará em São Mateus até o dia 9 de maio

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) integra a ação com técnicos disponíveis para atendimento nas áreas de saúde e segurança alimentar, micro empreendedorismo e trabalho.

Por: Viviane Claudino

A 5ª edição da Ação Integrada Prefeitura no Bairro foi realizada nesta segunda-feira, 27, na zona leste de São Paulo. A população do Jardim Recanto Verde do Sol, Jardim Limoeiro I e II, Jardim Alto Alegre e Jardim Alto Arantes, poderá contar com os serviços oferecidos, até o dia 9 de maio.

São cerca de 150 serviços disponíveis para a população, com atendimento de segunda a sexta das 9h às 17h, em tendas instaladas na Praça Oslei Fernandes, em São Mateus. A SDTE integra a ação com técnicos disponíveis para atendimento nas áreas de saúde e segurança alimentar, micro empreendedorismo e trabalho.

No MEI Móvel, os munícipes têm a disposição serviços direcionados ao microempreendedor individual, onde podem fazer a regularização do próprio negócio e entrar no mercado formal de trabalho, além de receber informações sobre o Caixa Crescer, parceria realizada com a Caixa Econômica Federal para utilização de microcrédito com juros menores, entre outros serviços. “Estamos apoiando novas alternativas de trabalho, como o cooperativismo, economia solidária e iniciativas empreendedoras, porque o trabalho precisa ser visto como um direito para todas as pessoas”, disse a secretária adjunta da SDTE, Sandra Faé.

Os moradores da zona leste também podem utilizar a van do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) para se cadastrem no seguro desemprego ou emitirem a carteira de trabalho (1ª ou 2ª via), além da consulta pela oferta de vagas. Atualmente o CATe disponibiliza 5.490 vagas de emprego em todo o município e Grande São Paulo, sendo 450 na zona leste.

A secretaria quer possibilitar alternativas de colocação para que as pessoas possam trabalhar cada vez mais próximas de suas casas, para isso está programando que algumas empresas parceiras participem da ação fazendo o processo seletivo no local do evento.

Os empresários do ramo alimentício Paulo Barreto e Paulo Atala, donos de uma fábrica para produção de alho e tapioca, estiveram presentes para conhecer o projeto e serviços realizados pelo CATe.

“Temos aproximadamente 80 funcionários, mas estamos crescendo e vamos mudar a nossa empresa para São Mateus, em um espaço maior. A ideia é contratar trabalhadores que morem aqui, porque nossa fábrica funciona 24 horas e não temos dúvida que morar próximo do trabalho será muito melhor, seja para quem sai do emprego de madrugada ou para quem precisa chegar muito cedo”, disse Barreto.

Durante o evento, o CATe ainda realizará as oficinas Educação Financeira, Escolaridade e Qualificação Elaboração de Currículo, Conquistando o Primeiro Emprego, Processo Seletivo e Entrevista de Emprego, Habilidades, Marketing Pessoal, Empregabilidade e Mercado de Trabalho.

Para as ações de segurança alimentar, a SDTE instalou uma tenda com profissionais que orientam a população sobre a quantidade de sal, açúcar e gordura contido nos alimentos industrializados, além de informarem sobre importância de uma alimentação saldável, com dicas para uso consciente de açúcar e sal e quais os principais malefícios deste consumo exagerado.

O projeto envolve todo o conjunto da administração municipal e entre os serviços oferecidos estão a manutenção de ruas, calçadas, praças e iluminação pública, ações voltadas para a juventude em atividades de cultura, esporte e lazer, distribuição de mudas e plantas, campanha do desarmamento, orientações especiais para idosos, informações sobre a dengue, entre outros.

Estiveram presentes representantes da secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), de Serviços (SES), de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), de Relações Governamentais (SMRG), da Assistência de Desenvolvimento Social (SMADS), de Política para Mulheres (SMPM), além dos subprefeitos de São Mateus, Guaianazes e Itaim Paulista.

Durante o evento também aconteceu plantio de árvore e apresentação de dança afro e Tai Chi Chuan.

Siga a SDTE nas redes sociais