Seminário Programa Brasil Próximo traz delegação italiana para debater Cooperativismo Social

Para o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, que participou do evento, é necessário discutir um novo modelo de desenvolvimento

Por Viviane Claudino

O secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Artur Henrique, participou da abertura do Seminário “Programa Brasil Próximo Cooperativismo Social”, que ocorre nos dias 13 e 14 de maio, na Rua São Bento, 413, em São Paulo.

O evento contou com a participação da delegação italiana, da região Emilia-Romagna, e é um intercâmbio entre Brasil e Itália. A iniciativa tem como objetivo a troca de experiências entre os dois países e contribuir para o avanço da formulação e implementação de um marco jurídico e de políticas públicas de economia solidária e cooperativismo social.

Segundo Artur Henrique, o seminário traz para o centro do debate a necessidade de discutir a criação de um novo modelo de desenvolvimento. “Enquanto assistimos em várias partes do mundo o acirramento de valores individuais, a competitividade e o consumismo exagerado, defendemos aqui um modelo de desenvolvimento onde a cooperação, o coletivo e a solidariedade são as características que prevalecem”.

O secretário ainda destacou as ações desenvolvidas pela SDTE, de forma integrada e articulada entre diversas secretarias da administração municipal, em parceria com a Unisol Brasil, que promove um ciclo de debates com representantes de diferentes segmentos – Turismo, Artesanato, Reciclagem, Confecção e Costura, Economia Criativa, Agricultura Urbana e Segurança Alimentar – para a criação de uma rede de economia popular e solidária como estratégia de desenvolvimento. “Essas ações tem como objetivo implementar na cidade um marco regulatório que favoreça compras públicas do cooperativismo social, dos empreendimentos solidários, da agricultura familiar. Esse conjunto de iniciativas mostra que é possível alterar esse modelo de desenvolvimento”, disse.

O seminário contou com a participação da representante de Relações Internacionais Região de Emilia Romagna, Rossana Preus, do secretário-geral da Unisol Brasil, Leonardo Pinho, do secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotilli, entre outros.

Agenda da delegação italiana incluiu visita ao Programa De Braços Abertos

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) acompanhou a Delegação Italiana na visita à região da Luz, na manhã da última segunda-feira, dia 11. O objetivo do encontro foi a apresentação do Programa De Braços Abertos, da Prefeitura de São Paulo em conjunto com outras secretarias municipais.

O Programa Brasil Próximo é resultado de acordos entre os governos do Brasil e da Itália e tem por objetivo viabilizar projetos de cooperação com foco no desenvolvimento local, em parceria com estados e municípios.

O grupo também compareceu na tenda da 1ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda, realizada no Vale do Anhangabaú.

Siga a SDTE nas redes sociais: