Projeto da Prefeitura tem apoio de empresas para contratação de alunos dos cursos de qualificação

Primeira versão conta com reserva de 12 mil vagas de emprego

Texto: Regina Ramalho

Uma cidade com muitas oportunidades e contrastes. Assim é São Paulo. De um lado, estão os jovens e demais pessoas desempregadas sonhando com um emprego. Do outro lado, há empresas em busca de profissionais qualificados. Diante dessa constatação, a Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, convidou entidades de classe e empresas para participarem do projeto-piloto que consiste na união tripartite (governo, sindicatos e iniciativa privada) visando a capacitação e inserção de pessoas no mercado de trabalho.

Entre os parceiros que firmaram compromisso de reservar cotas para absorver os formandos estão os sindicatos da área de telemática Sintelmark e Sintratel, com 9 mil cotas. Na próxima terça-feira, dia 20, às 10h45, no auditório do CAT- Luz, av. Prestes Maia, 913, 4º andar, a ANR- Associação Nacional de Restaurantes assina protocolo de cooperação para beneficiar os formandos do Planteq e Projovem. A entidade fixou a meta de contratar 3 mil alunos. Além disso, outras empresas e instituições já manifestaram interesse em aderir ao projeto.

Processo- Durante os encontros tripartites, os empregadores dos ramos de telemática e alimentação revelaram suas demandas e os conhecimentos exigidos e necessários para o preenchimento das vagas de emprego no setor. A Semdet fica responsável pela capacitação e a seleção de mão-de-obra, dentro do perfil solicitado pelas empresas que, por sua vez, tem o compromisso de contratar parte da mão-de-obra formada.

Cursos- A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Semdet, está oferecendo 18 mil vagas em cursos gratuitos por meio do PlanteQ- Plano Territorial de Qualificação Profissional e o Projovem- Programa Nacional de Inclusão de Jovens, ambos com recursos do FAT- Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Os cursos foram montados para atender as funções mais ofertadas nos centros de intermediação de mão-de-obra. Há cursos para auxiliar de escritório, atendente de lanchonete, cozinheiro, office-boy, repositor, almoxarife, operador de telemarketing, entre outros. Durante as aulas os estudantes terão contato com os empregadores, e saberão mais sobre o ofício e as possibilidades de carreira.

É a primeira vez que cursos profissionalizantes são oferecidos já com o emprego reservado. No total, são mais de 12 mil oportunidades de trabalho aguardando os melhores alunos formados pelos cursos de qualificação oferecidos pela Semdet.