CAT comemora cinco anos com mais de 257 mil pessoas empregadas

Texto: Regina Ramalho

O CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, criado pela Prefeitura de São Paulo, e administrado pela Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, completa cinco anos de existência. Desde sua inauguração até junho desse ano, o serviço atendeu a mais de 2,8 milhões de cidadãos e auxiliou mais de 257 mil trabalhadores a conseguirem uma vaga de emprego.

A primeira unidade de atendimento do CAT foi inaugurada em Interlagos, no dia 22 junho de 2005. Após um mês, foi aberta a segunda, desta feita, em Itaquera. Em dezembro desse mesmo ano, Lapa e Santana ganharam um posto. Mas, somente em fevereiro de 2008, após a inauguração do CAT Luz, maior centro público de emprego da cidade, com quatro andares, 13 salas de aula, cinco salas de seleção, quatro laboratórios de informática, um auditório com capacidade para mais de 200 pessoas, dois salões de atendimento, administração, uma central de captação de vagas e outra de convocação, recepção e estacionamento, que os CATs tiveram como oferecer mais serviços à população. Antes, as unidades realizavam apenas intermediação de mão de obra, habilitação do seguro-desemprego, inclusão de pessoas com deficiência e orientação para a concessão de microcrédito.

Em 2009, a proposta da Semdet foi levar o CAT cada vez mais próximo da população. Para tanto, foram firmadas parcerias com subprefeituras e a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo para instalação de cinco unidades: Jabaquara, Lapa, Itaim Paulista, Tatuapé e Tucuruvi. O posto mais novo é o de Casa Verde, inaugurado em fevereiro de 2010. Até o final desse ano, está prevista a inauguração de mais seis unidades, sendo que a próxima será a de São Mateus.

Para 2010, as novidades foram o lançamento do CAT Móvel, com três unidades de atendimento, que prestam serviços nas regiões mais afastadas da cidade e a abertura das unidades aos sábados das 7h às 13h.

Atualmente, nos CATs também é possível participar do Programa de Orientação para o Mercado de Trabalho, fazer inscrição de cursos profissionalizantes do Centro Público de Formação Profissional, emitir ou tirar a segunda via da Carteira de Trabalho, limpar o nome por intermédio do Pacet- Posto Avançado de Conciliação Extra Processual do Trabalhador e participar dos Programas Jovem Cidadão e Time do Emprego, ambos em parceiras com o governo do Estado. Nas unidades Luz, Tatuapé, Itaim, Santana, Lapa I, Interlagos e Jabaquara há concessão de microcrédito para geração de trabalho e renda, por intermédio das agências do Programa São Paulo Confia.

Números – Desde a instalação da primeira unidade até hoje, o CAT já fez 562.113 habilitações do seguro-desemprego, 4.444 pessoas conseguiram limpar o nome com o Pacet, 6.691 jovens foram contratados por intermédio do Programa Jovens Cidadão, 17.187 trabalhadores puderam tirar a Carteira de Trabalho, 42.878 receberam orientação para participar de seleção por emprego e 7.297 pessoas com deficiência conseguiram um lugar no mercado de trabalho.

Capital Humano – O CAT não é feito somente de números, mas principalmente de gente, por isso, o coordenador dos Centros, Fernando Cerqueira, investiu pesado na capitação e reciclagem de seus profissionais. Criou o Posto Escola, uma sala informatizada onde os novos e veteranos colaboradores podem simular situações reais de atendimento ao munícipe. Além disso, formou vários funcionários dos CATs para estarem aptos a atender deficientes auditivos em Libras- Língua Brasileira de Sinais.